Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 16º

Onze membros das forças de segurança nigerianas mortos em ataques

Onze membros das forças de segurança da Nigéria foram mortos no nordeste do país em dois ataques atribuídos ao grupo jihadista Boko Haram, disserem hoje fontes das forças armadas locais.

Onze membros das forças de segurança nigerianas mortos em ataques
Notícias ao Minuto

22:32 - 29/12/20 por Lusa

Mundo Jihadistas

Um comboio de caçadores locais recrutados pelo exército para a luta contra os jihadistas explodiu numa mina na aldeia de Kaymala, a 10 quilómetros de Maiduguri, capital do Estado de Borno, epicentro da insurreição jihadista no nordeste do país.

"Sete caçadores morreram na explosão e outros nove ficaram feridos. O veículo explodiu numa mina quando perseguiam elementos do Boko Haram que tinham roubado um rebanho de bois", disse à agência France-Presse o chefe de uma milícia pró-governamental, Babakura Kolo.

O ataque foi confirmado à France-Presse por outro miliciano de um grupo de autodefesa, Umar Ari.

Na segunda-feira, por sua vez, quatro soldados nigerianos morreram numa explosão causada por outra mina, perto da aldeia de Logomani, perto da fronteira com os Camarões, de acordo com duas fontes das forças de segurança.

As autoridades nigerianas têm recrutado caçadores locais ao longo dos últimos dois anos para ajudar os militares na sua luta contra o Boko Haram e a sua facção rival, o Estado Islâmico da África Ocidental, no nordeste do país.

O nordeste da Nigéria assiste, desde o início de dezembro, a um aumento acentuado do número de ataques e só no fim-de-semana do Natal dezenas de lenhadores foram sequestrados perto de Gambrou, 11 pessoas foram mortas nas proximidades de Chibok e um padre foi raptado enquanto preparava uma celebração.

O Boko Haram e o grupo Estado Islâmico da África Ocidental, ambos bastante ativos na região do Lago Chade, mataram pelo menos 36.000 pessoas e causaram dois milhões de refugiados desde o início da insurgência, em 2009.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório