Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

AO MINUTO: Respostas sobre a vacina; Madeira tem 18 casos da nova estirpe

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Respostas sobre a vacina; Madeira tem 18 casos da nova estirpe

Ontem foi o dia 'V' em Portugal - assim como em outros países europeus -, em que os profissionais de saúde de diversos hospitais começaram a receber a vacina da Pfizer contra a Covid-19. O professor António Sarmento, diretor de doenças infecciosas do Hospital de São João foi o primeiro vacinado no nosso país. "Gostaria de dizer que estou absolutamente tranquilo com esta vacina. Não tão tranquilo com todo este aparato, isso faz-me sofrer um bocado, agora a vacina não, nem pensar. Estou absolutamente confiante, otimista, com esperança", afirmou o médico após ter sido imunizado.

Já o presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, afirmou esta segunda-feira que foram detetados na região 18 casos de infeção com a nova estirpe do SARSCoV-2, sendo 17 oriundas do Reino Unido e uma de Lisboa e Vale do Tejo.

Portugal reportou, nas últimas 24 horas, mais 63 vítimas mortais e 1.577 novos infetados pela Covid-19. De acordo com o relatório epidemiológico apresentado este domingo pela Direção-Geral da Saúde (DGS), o país passou a somar, desde o início da pandemia, 6.619 mortos e 394.573 casos confirmados do novo coronavírus.

Saliente-se ainda que Portugal recebeu esta segunda-feira o segundo lote de vacinas contra a Covid-19, e que a ministra da Saúde, Marta Temido, continuou a acompanhar a primeira fase da campanha de vacinação, desta feita no Hospital Curry Cabral e no Hospital de Santa Maria.

Consulte a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h15 - Boa tarde! Este registo fica por aqui, mas pode continuar a acompanhar todas as incidências relacionadas com a Covid-19 neste link.

15h05 - Tudo o que precisa saber antes de ser vacinado contra a Covid-19. Apesar de o Plano de Vacinação ter sido apresentado há quase um mês, no dia 3 de dezembro, e já estar em marcha, ainda há quem tenha algumas dúvidas. De forma a esclarecer todas as questões, as autoridades de saúde reuniram num site as respostas às perguntas mais frequentes, que agora compilamos aqui.

14h58 - Hospital de Gaia começa na terça-feira a vacinar profissionais. O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) começa na terça-feira pelas 10h00 a vacinar os profissionais de saúde contra a Covid-19, estando prevista a chegada de 1.195 vacinas, revelou hoje à Lusa fonte hospitalar.

14h45 - Visita de Pai Natal pode ter levado à morte de 18 idosos em lar. A visita de um 'Pai Natal' infetado com o novo coronavírus ao lar Hemelrijck, na cidade de Mol, a 50 quilómetros de Antuérpia, na Bélgica, poderá ter levado à morte de pelo menos 18 residentes. No total, 121 idosos e 36 profissionais daquele estabelecimento já foram contaminados. 

14h24 - Cinco concelhos do Norte com aumento de novos casos de infeção. Cinco concelhos da região Norte registaram, entre a terceira e quarta semana de dezembro, um aumento do número de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, segundo o relatório da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).

14h02 - Madeira não sabe ainda quando irá receber vacinas. O Governo da Madeira não tem ainda uma data exata para receber o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19, disse hoje o presidente do executivo, estimando, no entanto, que a chegada possa ocorrer quarta ou quinta-feira. "Não sei quando chegam. As vacinas estavam previstas chegar hoje, mas o técnico da Pfizer já está cá a dar instruções e neste momento a Pfizer é que dirá quando vêm. Estamos à espera dessa informação", disse à comunicação social Miguel Albuquerque, à margem de uma visita ao Serviço Regional de Proteção Civil.

13h35 - Surto comunitário com 24 infetados em localidade de Peniche. Um surto com 24 pessoas infetadas pelo novo coronavírus em S. Bernardino, no concelho de Peniche, poderá levar à realização de testes a toda a população da localidade, informaram hoje as autoridades de saúde.

13h18 - Vacina já foi administrada "a 4.828 profissionais de saúde". A vacina contra a Covid-19 já foi administrada em 4.828 profissionais de saúde, avançou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido, com base no sistema de registo de vacinas, numa visita ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa. "Números de ontem ao final do dia do sistema Vacinas indicavam que já 4.828 doses tinham sido administradas a profissionais nestes centros hospitalares: centro hospitalar universitário de São João, centro hospitalar universitário do Porto, centro hospitalar universitário de Coimbra, centro hospitalar universitário de Lisboa Central e centro hospitalar universitário Lisboa Norte", afirmou.

13h05 - Foram detetados 18 casos da nova estirpe do SARS- CoV-2 na Madeira. O presidente do Governo da Madeira afirmou hoje que foram detetados na região 18 casos de infeção com a nova estirpe do SARS- CoV-2, sendo 17 oriundas do Reino Unido e uma de Lisboa e Vale do Tejo.

13h02 - Arquipélago dos Açores regista mais 29 novos casos de Covid-19. Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, mais 29 novos casos de Covid-19, anunciaram as autoridades de saúde regionais, esta segunda-feira, num email enviado ao Notícias ao Minuto. De acordo com a mesma nota, 28 dos 29 casos foram diagnosticados na ilha de São Miguel e um foi registado na Terceira. O boletim epidemiológico regional adianta ainda que cinco pessoas recuperaram da Covid-19 na região.

12h52 - Covid-19 já provocou mais 1,7 milhões de mortos em todo o mundo. A pandemia de SARS CoV-2 fez até hoje pelo menos 1.765.049 mortos em tudo o mundo - desde que o gabinete da OMS na China anunciou a existência da doença em dezembro de 2019 - de acordo com um balanço elaborado pela France-Presse

12h31 - Lares começam vacinação em janeiro, mas só naqueles sem surtos ativos. A ministra da Saúde disse hoje que está previsto começar a vacinação Covid-19 nos lares no início de janeiro, mas explicou que nas unidades com surtos ativos isso só acontecerá quando estes estiverem resolvidos. 

"Neste momento está a ser concluído o processo de identificação das estruturas residenciais para idosos que são objeto desta administração, sendo certo que há uma circunstância que temos de ter presente, que são as unidades que têm surtos, que não serão alvo de vacinação enquanto o surto se mantiver ativo, por uma questão de segurança", disse Marta Temido, que falava no Hospital Curry Cabral.

11h38 - Estudo revela anticorpos ao vírus em mais de 4% dos habitantes de Wuhan. Cerca de 4,4% dos cidadãos em Wuhan, a cidade no centro da China onde foram detetados os primeiros casos de Covid-19, têm anticorpos contra o novo coronavírus SARS-CoV-2, segundo um estudo divulgado hoje.

11h16 - Portugal não foi "atingido por transtorno na entrega de vacinas". Marta Temido falou, esta manhã, no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, onde acompanhou a campanha de vacinação, apontando que "sabemos que são desafios significativos que ainda temos para enfrentar". A ministra da Saúde referiu ainda que Portugal não foi "atingido pelo transtorno na entrega de vacinas" que aconteceu em diversos países, inclusive em Espanha.

11h07 - Soldados nas praias garantem que turistas cumprem normas contra Covid. Soldados armados estão a patrulhar as praias de Acapulco, no México, para garantir que os turistas estão a cumprir as medidas de combate à pandemia do novo coronavírus. Os militares, mostram as imagens da Agência France Presse (AFP), seguem pelo areal armados ao mesmo tempo que, por um megafone, são recordadas as normas sanitárias

10h50 - Pandemia reduz diferença de preços das casas nas cidades do sul da Europa. As mudanças no mercado imobiliário, provocadas pela pandemia, levaram a uma redução na diferença de preços entre as casas mais caras e mais baratas à venda nas principais cidades do sul da Europa, segundo um estudo do idealista, usando a base de dados de Portugal, Espanha e Itália. "O coeficiente de Gini, utilizado para medir dispersão económica, apresenta um valor mais baixo na maioria dos grandes mercados do sul da Europa", de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

10h45 - Festa de casamento de vários dias em Alter do Chão? GNR desmente. O comando da Guarda garante que foi apenas uma festa de Natal, sem "incidentes ou ocorrências" e, num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, esclarece que apenas registou uma ocorrência, no dia 23 de dezembro, devido a várias denúncias de ruído. Desta forma, de acordo com a GNR, "nada indica que tenha existido qualquer cerimónia de casamento como tem vindo a ser noticiado, mas sim uma festa de Natal que tradicionalmente os habitantes daquele bairro celebram".

10h25 - Datas para administração das vacinas contra a Covid-19. A administração da vacina aos profissionais de Saúde vai ocorrer a 29, 30 e 31 de dezembro. De acordo com a RTP, em Portugal Continental, residentes e funcionários dos lares começam a ser vacinados a 4 de janeiro. Nessa altura, começam também a ser inoculadas as pessoas internadas em Unidades de Cuidados Continuados e os doentes crónicos com mais de 50 anos. Até ao final do primeiro trimestre de 2021, espera-se que Portugal já tenha recebido 1,2 milhões de doses.

Notícias ao Minuto[Vacina da Pfizer já está a ser administrada em Portugal]© Getty Images

09h55 - Previsões para o crescimento económico 'andam' entre os 1,7% e 6,5%. As previsões para o crescimento da economia nacional em 2021 vão desde os 1,7% da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) aos 6,5% do Fundo Monetário Internacional (FMI), depois de um 2020 marcado pela pandemia de Covid-19.

09h39 - Segundo lote de 70.200 doses de vacinas já terá chegado a Portugal. O segundo lote de 70.200 doses de vacinas contra a Covid-19 já terá chegado a Portugal, avança a RTP. O Plano de Vacinação começou este domingo, dia 27 de dezembro, no nosso país.

09h14 - AstraZeneca anuncia "fórmula vencedora" da vacina com "proteção de 100%". O grupo farmacêutico britânico AstraZeneca anunciou, este domingo, que encontrou "a fórmula vencedora" da vacina contra a Covid-19, em parceria com a Universidade de Oxford, após terem sido realizadas novas investigações. "Acreditamos que encontrámos a fórmula vencedora e como obter uma eficácia que, com duas doses, está à altura das demais", afirmou o diretor-executivo da empresa, Pascal Soriot, em entrevista ao jornal Sunday Times. 

08h54 - Porque é que as vacinas têm de ser armazenadas a temperaturas tão baixas? A vacina da Pfizer deve ser armazenada e enviada a uma temperatura de 70 graus negativos para permanecer eficaz. Já a vacina da Moderna deve ser armazenada a 20 graus negativos. Se essas temperaturas não forem mantidas, certos elementos podem sofrer uma degradação, tornando a vacina inútil. Fique a par.

08h29 - Pfizer adia entrega de vacinas em Espanha por "problema logístico". A Pfizer Espanha comunicou, esta segunda-feira, que irá adiar por um dia as entregas de 350 mil doses da sua vacina contra a Covid-19 no país. A justificação é um "problema logístico" na fábrica de Puurs, na Bélgica, que já foi solucionado, avança o El País. O início da vacinação massiva que iria começar hoje fica, assim, marcado para esta terça-feira. 

08h07 - "É o princípio do fim da pandemia tal como a conhecemos hoje". O Plano de Vacinação contra a Covid-19 começou, este domingo, dia 27 de dezembro, em Portugal e em toda a União Europeia. Em entrevista à SIC Notícias, o imunologista Henrique Veiga Fernandes, reiterou a importância deste momento. "É um dia muito especial, que vai ficar na memória de todos nós porque, de facto, é o princípio do fim da pandemia tal como a conhecemos hoje. É um dia de uma enorme felicidade e de uma enorme esperança para todos", salientou.

07h58 - China condena a prisão jornalista que reportou surto em Wuhan. Uma jornalista chinesa independente que noticiou o surto inicial do novo coronavírus em Wuhan, no centro da China, foi hoje condenada a quatro anos de prisão por um tribunal de Xangai, segundo um jornal de Hong Kong.

07h53 - Mais de 1.200 profissionais vacinados no Centro Hospitalar Lisboa Central. Mais de 1.200 profissionais do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) foram ontem vacinados no primeiro dia do plano nacional de vacinação contra a Covid-19, segundo um balanço feito por esta entidade à agência Lusa.

07h46 - China soma 15 casos importados e seis por contágio local. A Comissão de Saúde da China anunciou hoje ter identificado 21 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, entre os quais seis por contágio local na província de Liaoning, e os restantes oriundos do exterior.

07h36 - SMS sobre vacinação contra a Covid entregue a 11,2 milhões de portugueses. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em colaboração com a Direção Geral da Saúde (DGS), enviou este sábado um aviso à população por SMS, de modo a sensibilizar os cidadãos para o período de vacinação contra a Covid-19, que se iniciou este domingo, dia 27 de dezembro. Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o Ministério da Administração Interna informa que a mensagem, em português e inglês, foi entregue a um total de 11,2 milhões de números ativos em Portugal.

07h33 - EUA registam 1.329 mortos e 165.151 casos em 24 horas. Os Estados Unidos registaram 1.329 mortos e 165.151 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h22 - Coreia do Sul identifica 1.º caso da variante mais contagiosa da Covid-19. A Coreia do Sul anunciou hoje ter detetado os primeiros casos de uma variante mais contagiosa do novo coronavírus e que foi identificada pela primeira vez no Reino Unido. A Agência de Controlo e Prevenção de Doenças da Coreia afirmou que os casos foram diagnosticados numa família de três pessoas que chegou à Coreia do Sul a 22 de dezembro, antes das autoridades suspenderem as ligações aéreas com o reino Unido até 31 de dezembro.

07h15 - México regista 400 mortos em 24 horas. O México registou 400 mortos e 6.217 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, informaram no domingo as autoridades de saúde.

07h06 - Alemanha regista mais 10.976 casos e 348 mortes pela Covid-19. A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 10.976 novos casos e 348 mortes pela Covid-19. Os dados foram revelados esta segunda-feira pelas Autoridades de Saúde. No total, o país já contabilizou, desde o início da pandemia, um total de 1.651.834 infeções confirmadas e 30.126 óbitos.

07h02 - 2021 "precisa da coragem de fazer o que nunca foi feito". A coordenadora do BE, Catarina Martins, defendeu, numa mensagem pública de Ano Novo, que 2021 "precisa da coragem de fazer o que nunca foi feito" para Portugal superar a crise sanitária, económica e social provocada pela pandemia de Covid-19.

07h00 - Bom dia! Começamos aqui um novo registo onde pode acompanhar todas as incidências acerca do novo coronavírus. Para ler as notícias de ontem, clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: "Não houve reações graves". AstraZeneca tem fórmula vencedora

Recomendados para si

;
Campo obrigatório