Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Pfizer adia entrega de vacinas em Espanha por "problema logístico"

Questão na fábrica de Puurs já foi solucionada.

Pfizer adia entrega de vacinas em Espanha por "problema logístico"
Notícias ao Minuto

08:29 - 28/12/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

A Pfizer Espanha comunicou, esta segunda-feira, que irá adiar por um dia as entregas de 350 mil doses da sua vacina contra a Covid-19 no país. A justificação é um "problema logístico" na fábrica de Puurs, na Bélgica, que já foi solucionado, avança o El País. O início da vacinação massiva que iria começar hoje fica, assim, marcado para esta terça-feira. 

De acordo com um comunicado do Ministério espanhol da Saúde, a Pfizer Espanha indicou que "esta noite foi informada pela sua fábrica em Puurs do atraso nos envios a oito países europeus, incluindo Espanha, por um problema no processo de carga e envio". Os outros países afetados não são especificados. 

Recorde-se que as 9.750 primeiras vacinas da Pfizer/BioNTech chegaram no passado sábado a Espanha. Araceli Hidalgo, de 96 anos, residente num lar, foi a primeira pessoa inoculada no país vizinho. Já Monica Tapias, de 48 anos, funcionária do lar onde Araceli reside, foi a primeira profissional de saúde.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 na União Europeia arrancou ontem em vários Estados-membros, Portugal incluído, menos de uma semana após a aprovação da primeira vacina a ser administrada em território europeu.

Aprovada em 21 de dezembro pela Agência Europeia do Medicamente (EMA) e pela Comissão Europeia, a vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech começou a ser distribuída ao mesmo tempo pelos 27 Estados-membros -- um compromisso de Bruxelas para assegurar um tratamento igual para todos -, embora nem todos a tivessem começado a administrar no mesmo dia.

[Notícia atualizada às 08h46]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório