Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

AO MINUTO: "Não houve reações graves". AstraZeneca tem fórmula vencedora

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: "Não houve reações graves". AstraZeneca tem fórmula vencedora
Notícias ao Minuto

07:39 - 27/12/20 por Sara Gouveia e Filipa Matias Pereira

Mundo Covid-19

Começa hoje a campanha de vacinação contra a Covid-19 na União Europeia em vários Estados-membros, Portugal incluído. O primeiro lote da vacina, desenvolvida pela Pfizer-BioNTech, chegou ontem a solo nacional e contempla 9.750 doses que serão administradas aos profissionais de saúde dos centros hospitalares universitários do Porto, São João, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central.

De acordo com os últimos dados revelados pela Direção-Geral da Saúde, Portugal registou mais 63 mortes e 1.577 novos casos de Covid-19. Desde o início da pandemia, já foram contabilizados em Portugal 6.619 vítimas mortais e 394.573 infetados.

Consulte a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h15 - Termina aqui o registo deste domingo. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no resto do mundo. E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

00h04 - Mais de 1.200 profissionais do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) foram hoje vacinados no primeiro dia do plano nacional de vacinação contra a Covid-19, segundo um balanço feito por esta entidade à agência Lusa.

23h44 - No seu espaço de comentário semanal na SIC, Luís Marques Mendes abordou o início da vacinação contra a Covid-19 em Portugal. Referiu que é preciso "ter muito cuidado" na gestão das expectativas dos portugueses sobre a vacinação. "Esperança sim, euforia não", fez notar. 

"É a primeira ideia de que existe uma luz ao fundo do túnel, embora o túnel seja ainda longo (...) Temos de ter prudência, paciência e cautela", assinalou.

22h40 - O Brasil registou 344 mortes nas últimas 24 horas e 18.479 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, contabilizando um total de 191.139 óbitos, de acordo com os dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde brasileiro. Segundo o último boletim divulgado pelo governo, o número total de contágios pelo novo coronavírus situa-se agora nos 7.484.285.

22h11 -  O presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar e Universitário de São João (CHUSJ), Fernando Araújo, vincou hoje, dia marcado pelo arranque da vacinação contra a Covid-19, que "o sucesso do processo" não significará uma redução da segurança.

Em jeito de balanço, mas também de apelo, o presidente do conselho de administração do CHUSJ - que falava aos jornalistas ao lado da cadeira onde esta manhã recebeu a vacina o médico infecciologista António Sarmento, o primeiro português a ser vacinado contra a Covid-19 - descreveu que "não foi registada nenhuma reação adversa grave" e apenas "seis ou sete casos de reações ligeiras".

21h35 - A África do Sul superou um milhão de infeções pela Covid-19, com 1.004.413 casos confirmados e 26.735 mortos, numa altura em que enfrenta uma nova variante do vírus, divulgou hoje o Ministério da Saúde sul-africano.

21h20 - Aa Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, confessou, este domingo, que gostava que os enfermeiros tivessem sido os primeiros profissionais de saúde a receber a vacina contra a Covid-19. "Gostaria que os primeiros [a serem vacinados contra o novo coronavírus] tivessem sido enfermeiros, até pelo simbolismo porque são os que estão 24 horas e mais próximos fisicamente dos doentes. Mas, percebo que se tenha dado primazia aos diretores dos serviços, estamos em Portugal", afirmou a responsável pela ordem profissional

20h58 - Cerca de 200 turistas britânicos, que estavam obrigados a cumprir uma quarentena de dez dias numa estância de esqui na localidade suíça de Verbier, fugiram clandestinamente durante a noite, foi hoje divulgado.

20h27 - Cabo Verde registou mais 16 casos de infeção pelo novo coronavírus, em quatro ilhas, elevando a 11.714 os casos positivos acumulados desde 19 de março, segundo informações disponibilizadas hoje pelo Ministério da Saúde. 

19h40 - Angola registou hoje 91 casos novos e 278 pessoas recuperadas, sem nenhuma morte nas últimas 24 horas, somando agora o país 17.240 infeções, 399 óbitos e 10.254 doentes recuperados, anunciou o Ministério da Saúde.

19h35 - A AstraZeneca anunciou este domingo que encontrou a "fórmula vencedora" da vacina que está a desenvolver em conjunto com a Universidade de Oxford. Pascal Soriot salientou que com esta fórmula a vacina irá garantir uma "proteção de 100%" contra as formas graves do novo coronavírus

19h29 - A França registou 175 mortes e 8.822 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo dados oficiais divulgados hoje, aumentando para 62.746 o total de mortes e para 2.559.686 os casos confirmados desde o início da pandemia.

19h06 - O presidente do CDS-PP condenou hoje aquilo que considerou o "espetáculo mediático" do começo do plano de vacinação contra o vírus SARS-CoV-2, nomeadamente pela ministra da Saúde, além da SMS da Proteção Civil aos portugueses.

"Nem sequer é o princípio do fim. É, talvez, o fim do princípio que nos levará à vitória final. Até lá, separam-nos longos meses de resistência, em que se espera que a nossa administração pública esteja à altura da execução da complexa e gigante operação de vacinação", sublinhou Francisco Rodrigues dos Santos.

18h53 - O principal especialista em infecciologia norte-americano, Anthony Fauci, avisa que "o pior ainda está para vir" nos Estados Unidos. "Podemos muito bem enfrentar uma nova vaga após o Natal e Ano Novo. Ou seja, uma vaga por cima da presente vaga", afirmou o conselheiro sobre a Covid-19 nomeado pelo presidente eleito, Joe Biden.

Contudo, Fauci acredita que em abril a situação epidemiológica no país seja diferente. 

18h27 - Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais dois óbitos devido à Covid-19, elevando o total para 161, havendo ainda 103 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, anunciou o Ministério da Saúde.

17h57 - O Ministério da Saúde britânico revelou que, este domingo, foram contabilizados mais 30.501 infetados e 316 óbitos devido ao novo coronavírus

17h43 - A associação ambientalista Quercus considerou hoje que a pandemia de Covid-19 é uma expressão dos profundos desequilíbrios dos ecossistemas, perda de biodiversidade e um "grito" do planeta para o apelo à mudança de hábitos de vida das populações.

17h25 - A proteção civil italiana revelou este domingo que, nas últimas 24 horas, foram reportados no país mais 8.913 infetados e 298 óbitos associados ao novo coronavírus. Em termos cumulativos, o país passa a contar com 2.047.696 contágios e 71.925 vítimas mortais associados ao novo vírus

17h19 - O virologista e investigador do Instituto de Medicina Molecular, Pedro Simas, saudou o início da vacinação contra a Covid-19. "Graças à ciência e à indústria temos o início do fim, a solução", afirmou durante uma entrevista na TVI24. 

Pedro Simas frisou ainda que, se se verificar a eficácia das vacinas contra o novo coronavírus, "o problema fica resolvido e não há tanta urgência de alcançar a imunidade de grupo logo".

16h45 - Mauricette, uma mulher de 78 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em França. Em declarações aos jornalistas, após a inoculação, não escondeu a sua emoção. 

16h35 - As operadoras de telecomunicações portuguesas, Altice e Vodafone, reforçaram apoios voluntários no combate à pandemia Covid-19 para aproximar os idosos das famílias.

15h58 - O cheiro a peixe e a queimado estão entre os sintomas a longo prazo da Covid-19. Têm sido, maioritariamente, detetados em jovens e em profissionais de saúde. Este sintoma é denominado como parosmia.  

14h20 - A Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil da Madeira anunciou hoje ter confirmado a presença da nova estirpe do SARS-CoV-2, em viajantes que chegaram à região provenientes do Reino Unido. "Na sequência da análise genética pedida pela Direção Regional de Saúde ao Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge a uma amostra de alguns casos positivos detetados na RAM [Região Autónoma da Madeira], foi confirmada a presença da nova estirpe do vírus do Reino Unido na Madeira", revelou a secretaria regional, acrescentando que "foi detetada em viajantes que chegaram à Madeira provenientes do Reino Unido".

14h16 - Eduardo Madeira é a mais recente figura pública a ser infetada com o novo coronavírus. "Positivo. Efetuei vários testes por motivos profissionais ao longo destes últimos meses e eis que 2020 me oferece de presente, mesmo na reta final, um teste positivo", foi desta forma que Eduardo Madeira revelou nas redes sociais que foi infetado.

14h09 - Portugal reportou, nas últimas 24 horas, mais 63 vítimas mortais e 1.577 novos infetados por Covid-19. De acordo com o relatório epidemiológico apresentado este domingo pela Direção-Geral da Saúde (DGS), o país passa a somar, desde o início da pandemia, 6.619 mortos e 394.573 casos confirmados do novo coronavírus.

13h16 - O Hospital de São João já vacinou a esta hora mais de 500 pessoas. Segundo fonte hospitalar, já foram vacinadas 507 pessoas, tendo superado a previsão inicial (400).

13h00 -  Também o Primeiro-Ministro já reagiu. Via redes sociais, António Costa classificou este domingo como um "um dia de alento e esperança".

12h59 - O Ministério da Saúde recorreu ao Twitter para fazer um balanço do primeiro dia de vacinação. "Vacinação decorre com tranquilidade nos cinco centros hospitalares onde arrancou o processo de administração da vacina contra a Covid-19", pode ler-se na publicação.

12h23 - Atualização nos Açores - Os Açores registaram nas últimas 24 horas 10 novos casos de covid-19, todos em São Miguel, tendo atualmente 273 pessoas com a doença, anunciou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

12h19 - Vacina chega aos Açores até terça-feira - O Governo dos Açores adiantou hoje que a chegada à região do primeiro lote de 9.750 doses de vacina contra a covid-19 foi antecipada, e as mesmas devem chegar até terça-feira.

12h16 - Catarina Martins destacou, na rede social Twitter, o início do processo de vacinação em Portugal. 

12h14 - Mónica Tapias, natural de Guadalajara e técnica de cuidados auxiliares da enfermaria do lar de Los Olmos de Guadalajara, é segunda pessoa vacinada em Espanha. 

12h11 - Surto no lar de Alcáçovas - Uma idosa que se encontrava internada no Hospital do Espírito Santo, em Évora, é a segunda vítima mortal do surto de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas, informou hoje o provedor, João Penetra.

12h00 - Atualização em África -  África registou mais 412 mortes devido à covid-19, para um total de 62.366, e 21.026 novos casos nas últimas 24 horas, segundo dados oficiais.

11h41 - Clique aqui para ver a fotogaleria com as imagens que documentam o início do processo de vacinação em Portugal. 

Notícias ao MinutoVacinação no Hospital de Santa Maria, em Lisboa© Getty Images

11h26 - Bastonário já foi vacinado - Miguel Guimarães, o bastonário da Ordem dos Médicos, também já foi vacinado contra a Covid-19, no Hospital de São João. "Não dá dor nenhuma. A administração é extremamente simples", disse aos jornalistas. 

11h11 - O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, está desagradado com a vacinação de utentes de um lar no sábado, um dia antes do início da campanha, e que fez de uma mulher de 101 anos a primeira alemã vacinada.

11h06 - Vacinação no Hospital de Santa Maria. A médica internista Sandra Braz foi a primeira profissional de saúde a ser vacinada no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, dando início ao processo de vacinação contra a covid-19 no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN).

11h00 - Ministra da Saúde presenciou início da vacinação. Logo após ter sido foi vacinada contra a Covid-19 a primeira pessoa em Portugal - o diretor de doenças infecciosas do Hospital de São João, António Sarmento - a ministra da Saúde classificou o momento como "um momento cheio de simbolismo". "Simboliza a capacidade que temos de trabalhar em conjunto", disse, referindo-se às equipas de profissionais de saúde, do SNS e de outros setores, mas também das várias instituições que permitiram que a vacina chegasse a Portugal.

10h36 - Vacinação contra a Covid-19 também já arrancou em Lisboa, no Hospital Curry Cabral. Dr. Fernando Nolasco, médico de medicina interna e especialista na área da nefrologia, de 68 anos, foi o primeiro profissional de saúde a ser imunizado na capital. 

10h19 - "Gostaria só de dizer que estou absolutamente tranquilo com esta vacina. Não tão tranquilo com todo este aparato, isso faz-me sofrer um bocado, agora a vacina não, nem pensar. Estou absolutamente confiante, otimista, com esperança. Não fugiria nunca da vacina, nem correria atrás dela. Quando chegasse a minha vez fazia-a. Fui chamado para a fazer e fi-la com toda a tranquilidade. O risco não é zero, mas também não o é para nenhuma medicação nova ou vacina nova que se venha a desenvolver", foram as primeiras palavras do profissional de Saúde após ser imunizado.

10h07 - Já foi vacinada contra a Covid-19 a primeira pessoa em Portugal. O médico infecciologista, diretor do serviço de doenças infecciosas do Hospital de São João, no Porto, António Sarmento, foi a primeira pessoa a receber uma vacina contra a Covid-19 em Portugal. A vacina foi administrada pela enfermeira Ana Isabel Ribeiro.

09h13 - Mais de 80 milhões de casos de infeção com o novo coronavírus, incluindo 1,76 milhões de mortes, foram registados em todo o mundo desde o início da pandemia, há um ano, de acordo com uma contagem efetuada pela AFP. Segundo os dados fornecidos pelas autoridades de saúde à AFP às 08:00 TMG (mesma hora em Lisboa), foram registados um total de 80.145.185 casos e 1.756.060 mortes. Na semana passada, foram contados em média 580.000 casos por dia. A Europa é a região mais afetada do mundo. Na sexta-feira, passou a marca dos 25 milhões, com 546.000 mortes.

09h06 - No passado dia 24, a apresentadora nia Ribas de Oliveira usou as redes sociais para informar de que tinha testado positivo para a Covid-19, pelo que teria que ficar em isolamento nos próximos dias. Ontem fez uma atualização do seu estado de saúde, aproveitando para agradecer o carinho e apoio que tem recebido dos fãs.

08h44 - As autoridades alemãs reportaram, este domingo, mais 356 mortes e 13.755 novos casos de Covid-19. Em termos acumulados, a Alemanha registou até à data 29.778 vítimas mortais e 1.640.858 infetados com o novo coronavírus. Em termos de recuperações, o número sobe para 1.236.700, incluindo cerca de 13 mil que tiveram alta nas últimas 24 horas.

08h08 - Já foram vacinadas as primeiras pessoas em Espanha. Araceli Hidalgo, de 96 anos, e Monica Tapias, de 48 anos, funcionária do lar onde Araceli reside, foram inoculadas contra a Covid-19 em Guadalajara. 

07h26 - Portugal inicia hoje a primeira fase de vacinação contra a covid-19, mais de nove meses depois do primeiro caso registado no país, numa iniciativa que abrange ao longo dos próximos dois dias os 27 estados-membros da União Europeia.

07h17 - O governo japonês vai impedir a entrada de viajantes de todo o mundo a partir de segunda-feira para evitar a propagação da nova estirpe do coronavírus, com exceção dos cidadãos japoneses e dos residentes estrangeiros.

07h12 - A Índia registou 279 mortes devido à covid-19 e 18.732 infeções nas últimas 24 horas, de acordo com os dados do Ministério da Saúde indiano. Desde o início da pandemia, a Índia contabilizou 10.187.850 de casos do novo coronavírus, mantendo-se como o segundo país com mais infeções, atrás dos Estados Unidos.

07h09 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje ter identificado 22 casos da covid-19, nas últimas 24 horas, entre os quais 12 por contágio local, o maior número registado de casos locais dos últimos dois meses. Dos casos locais, sete foram registados na província nordeste de Liaoning e cinco na capital, Pequim.

07h04 - Os Estados Unidos registaram 1.403 mortos e 187.392 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h02 - A campanha de vacinação contra a Covid-19 na União Europeia arranca hoje em vários Estados-membros, Portugal incluído, menos de uma semana após a aprovação da primeira vacina a ser administrada em território europeu.

07h00 -  Bom dia! Iniciamos um novo registo de acompanhamento da evolução da pandemia no país e no Mundo. Pode recordar o anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório