Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Covid-19: "Temos o início do fim, a solução", garante virologista

Pedro Simas refere ainda que, se se verificar a eficácia das vacinas contra o novo coronavírus, "o problema fica resolvido e não há tanta urgência de alcançar a imunidade de grupo logo".

Covid-19: "Temos o início do fim, a solução", garante virologista
Notícias ao Minuto

17:14 - 27/12/20 por Noticias ao Minuto

País Covid-19

Pedro Simasvirologista e investigador do Instituto de Medicina Molecular, afirmou, este domingo, que o início da vacinação contra a Covid-19 é o princípio do fim do combate à pandemia

No dia em que arrancou a primeira fase do plano de vacinação em Portugal e na maioria dos países da União Europeia, o especialista sublinhou, em entrevista à TVI24,  que "graças à ciência e à indústria temos o início do fim, a solução".

Pedro Simas também deixou um apelo para que os cidadãos não falhem a segunda toma da vacina, apesar de a primeira injeção já conferir alguma proteção passados 10 dias. "A toma das duas doses é essencial", reiterou. 

Sobre o objetivo de alcançar a imunidade de grupo no país, o virologista denotou que, se se vier a provar no campo que as vacinas têm eficácia de 95% na prevenção de doença severa, "seria fantástico" e que nos traria "uma grande tranquilidade". 

Caso este seja o cenário futuro, o especialista recordou que, uma vez executada a primeira fase - perto de um milhão de pessoas vacinadas - e a segunda fase - cerca de 2,7 milhões de portugueses inoculados -, cerca de 37% da população estará vacinada, o que nos leva a aproximarmo-nos "de um número muito bom" que é "entre os 40 e os 50% de imunidade populacional". 

"Esses números já teriam um efeito muito forte na capacidade de o vírus se transmitir na sociedade. Portanto, executadas a primeira e a segunda fase, há que para olhar para o que está a acontecer em Portugal e no mundo e planear a terceira fase. E considero que a imunidade de grupo dos 60 ou 70% já não é aquele 'target', uma vez que se se verificar que as vacinas são muito protetoras na prevenção de doença severa o problema fica resolvido e não há tanta urgência de alcançar a imunidade de grupo logo. Mas isso é uma coisa que tem de ser aferida no fim da segunda fase", argumentou. 

Grande parte da União Europeia começou hoje a vacinação contra a Covid-19, numa ação que será desenvolvida de forma gradual e cuja primeira fase incidirá sobre as pessoas mais vulneráveis, idosos ou profissionais de saúde especialmente expostos a infeções.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório