Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Cheiro a peixe e a queimado entre os sintomas a longo prazo da Covid-19

Este efeito secundário provocado pelo novo coronavírus está a ser identificado, maioritariamente, em jovens e profissionais de saúde.

Cheiro a peixe e a queimado entre os sintomas a longo prazo da Covid-19
Notícias ao Minuto

15:46 - 27/12/20 por Noticias ao Minuto

Mundo Covid-19

Um dos sintomas identificados da Covid-19 é a perda de olfacto. Contudo, pacientes que sofrem da doença a longo prazo têm reportado sentir um forte cheiro a peixe, a queimado e a enxofre. 

De acordo com a Sky News, este sintoma chamado parosmia - distorção dos cheiros - está a afetar, sobretudo, jovens e profissionais de saúde que ficaram infetados com o novo coronavírus.  

Em declarações à PA news agency, o otorrinolaringologista e cirurgião Nirmal Kumar - um dos primeiros especialistas a identificar a parosmia em doentes Covid-19 - admitiu que este é um efeito secundário "muito estranho e único". 

"Só esta manhã, recebi dois pacientes com parosmia", afirmou. 

Ainda de acordo com o médico, estes sintomas revelam que o novo vírus afeta "as ligações nervosas no nariz". Ou seja, é como se o novo coronavírus "desse choques ao nosso sistema nervoso, fazendo com que as nossas ligações nervosas não funcionem bem".

Por outro lado, há também muitos doentes que foram infetados com a Covid-19 que ainda não recuperaram o olfacto, passado meses de testarem negativo para o vírus. Para quem sofre destas consequências - perda de cheiro e parosmia - o recomendado é sessões teraupêuticas de "treino de cheiros". Isto, é 'aulas' para estimular o olfacto e o cérebro a associar os cheiros 'corretos' das coisas. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório