Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Vacinação: "Gostaria que os primeiros tivessem sido enfermeiros"

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros sublinhou ainda que as novas vacinas contra a Covid-19 são seguras e que não há motivos para se ter receio das mesmas.

Vacinação: "Gostaria que os primeiros tivessem sido enfermeiros"
Notícias ao Minuto

21:12 - 27/12/20 por Noticias ao Minuto

País Covid-19

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, confessou, este domingo, que gostava que os enfermeiros tivessem sido os primeiros profissionais de saúde a receber a vacina contra a Covid-19.

"Gostaria que os primeiros [a serem vacinados contra o novo coronavírus] tivessem sido enfermeiros, até pelo simbolismo porque são os que estão 24 horas e mais próximos fisicamente dos doentes. Mas, percebo que se tenha dado primazia aos diretores dos serviços, estamos em Portugal", afirmou a responsável pela ordem profissional, em declarações à TVI24. 

Ana Rita Cavaco aproveitou ainda o momento para reiterar que as vacinas contra a Covid-19 são seguras e que a população não deve ter qualquer receio de as tomar. Neste sentido, a bastonária referiu que autorizou a vacinação da mãe, que se encontra numa unidade de saúde. 

"As vacinas são das coisas mais seguras do mundo e, em Portugal, os enfermeiros administram-nas desde 1965", realçou. 

A par da maior parte dos países da União Europeia, arrancou hoje em Portugal a vacinação contra a Covid-19. Esta campanha de inoculação é uma ação que será desenvolvida de forma gradual e cuja primeira fase incidirá sobre as pessoas mais vulneráveis, idosos ou profissionais de saúde, especialmente expostos ao novo vírus. 

bastonária da Ordem dos Enfermeiros esteve hoje presente no dia de início da campanha no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório