Numa nota, o município de Seia refere que, "devido à gravidade do incêndio que continua a lavrar na zona sul do concelho e não estando reunidas as condições de segurança necessárias para todos os visitantes das festas", decidiu cancelar a programação prevista para hoje das Festas do Concelho.
A decisão, acrescenta a autarquia, foi tomada "em articulação com os parceiros (expositores, bares e associações)" do certame.
O incêndio, que já obrigou à evacuação de várias aldeias, "exige a mobilização de todos os recursos e a concentração de esforços no apoio à população e no auxílio ao combate às chamas", salienta a autarquia.
"A decisão, tomada por unanimidade com todos os parceiros envolvidos no evento, levou ao cancelamento dos espetáculos previstos para esta noite, que incluíam as atuações de Mizzy Miles, Túlio Augusto Trio e dos DJ Peter Sky e I Love Baile Funk", lê-se na nota.
A câmara municipal adiantou que "a situação relativamente à restante programação das Festas do Concelho será avaliada diariamente, tendo em conta a evolução do incêndio e as condições de segurança" no município.
A autarquia do distrito da Guarda agradece "a compreensão de todos e reforça a importância de seguir as orientações das autoridades competentes, apelando à união e solidariedade da comunidade neste momento difícil".
O incêndio que lavra no concelho de Seia teve origem no fogo que deflagrou na quarta-feira na freguesia de Piódão, no concelho de Arganil, distrito de Coimbra, e se estendeu depois também aos municípios de Oliveira do Hospital e Pampilhosa da Serra, todos no mesmo distrito.
De acordo com os dados disponíveis no 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 19h00 este fogo estava a ser combatido por 1.047 operacionais, apoiados por 343 viaturas e seis meios aéreos.
Leia Também: Primeiro-ministro cancela férias devido aos incêndios. Eram até dia 22