Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

As imagens do primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 em Portugal

Mais de nove meses depois do primeiro caso registado no país começou este domingo a primeira fase de imunização.

Notícias ao Minuto

11:30 - 27/12/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

A vacinação começou um dia depois do primeiro lote com 9.750 vacinas, desenvolvida pela Pfizer-BioNTech, ter chegado a Portugal e destina-se aos profissionais de saúde dos centros hospitalares universitários do Porto, São João, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central.

O plano nacional de vacinação contra a Covid-19 arrancou este domingo no Hospital de São João, no Porto, com o médico infecciologista António Sarmento a receber pelas mãos da enfermeira Isabel Ribeiro a primeira dose, pelas 10h07.

Em Lisboa, cerca de meia hora depois, a médica internista Sandra Braz foi a primeira profissional de saúde a ser vacinada no Hospital de Santa Maria, dando início ao processo de vacinação contra a Covid-19 no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN).

Recorde-se que a iniciativa abrange ao longo dos próximos dois dias os 27 estados-membros da União Europeia. O primeiro lote de 9.750 doses da vacina desenvolvida pela Pfizer-BioNTech chegou este sábado a Portugal e vai ser complementado na segunda-feira com um segundo contingente de 70.200 doses.

A primeira fase de vacinação, entre o dia 27 de dezembro e o final de março de 2021, tem prevista a chegada de 1,2 milhões de doses de uma vacina que é facultativa, gratuita e universal, sendo assegurada pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Veja as primeiras imagens do processo de imunização na galeria acima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório