Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

AO MINUTO: MAI pede "inquérito urgente" sobre incidentes com vacina

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: MAI pede "inquérito urgente" sobre incidentes com vacina
Notícias ao Minuto

15:40 - 28/12/20 por Sílvia Abreu

Mundo Covid-19

Decorre, esta segunda-feira, o segundo dia de vacinação contra o novo coronavírus em Portugal, que recebeu hoje o segundo lote de 70.200 doses de vacinas.

"Portugal recebeu já a quantidade de vacinas desta segunda entrega que estava prevista e, portanto, não fomos atingidos por esse transtorno na entrega que terá atingido outros países", afirmou a ministra da Saúde, que acompanhou na manhã desta segunda-feira, a campanha de vacinação no Hospital Curry Cabral, em Lisboa.

Portugal registou mais 58 mortos e 2.093 casos confirmados de Covid-19 nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, foram registadas 6.677 vítimas mortais e 396.666 casos confirmados.

Numa altura em que a nova estirpe de Covid-19 causa preocupação, o presidente do Governo da Madeira afirmou hoje que foram detetados na região 18 casos de infeção com a nova estirpe, sendo 17 oriundas do Reino Unido e uma de Lisboa e Vale do Tejo.

Consulte a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Boa noite! Este registo chegou ao fim, mas será retomado um novo na manhã de terça-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes.

Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h53 - A youtuber Grace Victory, de 30 anos, foi colocada em coma induzido um dia após dar à luz. O nascimento do bebé estava previsto para fevereiro, mas o estado de saúde de Grace Victory, que testou positivo à Covid-19, agravou-se e obrigou a que os médicos optassem por um parto antecipado.

23h38 - Os hospitais no Reino Unido estão (neste momento) mais vulneráveis, "com os novos internamentos a aumentarem em todas as regiões", afirmou a diretora médica da Direção-Geral da Saúde de Inglaterra, Yvonne Doyle. É o caso dos hospitais na região sudeste de Inglaterra que estão a enfrentar uma crescente pressão por causa do significativo aumento de novas infeções.

Por exemplo, os serviços de ambulâncias nesta região, onde uma nova variante do SARS-Cov-2 foi identificada, estão a receber cerca de 8.000 chamadas de emergência por dia, níveis que não eram registados desde a primeira vaga de casos de Covid-19, em abril passado.

23h26 - O governo francês vai analisar na terça-feira a possível imposição de novas restrições para conter a propagação da pandemia, entre as quais está a ser considerado um terceiro confinamento depois do período festivo caso a situação volte a piorar.

23h12 - A campanha de vacinação aos profissionais de saúde do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), uma das regiões mais afetadas pela pandemia de Covid-19, começa na terça-feira de manhã, adiantou à Lusa fonte da instituição.

23h00 - A estrutura residencial para idosos Casa de Santa Marta, em Chaves, tem 44 infetados com Covid-19, 12 funcionárias e 32 utentes, adiantou hoje à Lusa fonte da instituição.

22h40 -  O Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) inicia na terça-feira a vacinação dos profissionais de saúde contra a Covid-19, disponibilizando 10 postos no Hospital São Francisco Xavier, anunciou hoje a instituição.

22h22 - O cantor e compositor mexicano Armando Manzanero morreu hoje aos 85 anos, devido à Covid-19, após vários dias internado num hospital, anunciou a secretária de Estado da Cultura do México, Alejandra Frausto.

22h20 - O Ministério da Saúde brasileiro reportou, esta segunda-feira, 20.548 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e mais 431 óbitos. Com esta atualização, o total acumulado de casos confirmados subiu para 7.504.833 e o de vítimas mortais para 191.570.

Um total de 6.568.898 pessoas foram dadas como recuperadas.

22h05 - A Madeira regista hoje mais 47 casos de Covid-19, sendo 12 importados e 35 de transmissão local, o que eleva para 1.560 as notificações positivas, revela a Direção Regional de Saúde.

21h52 - "Nesta passagem de ano, a melhor comemoração é a vida", pode ler-se na mais recente publicação na página oficial de Facebook da DGS, que apela ao uso de máscara e ao cumprimento das regras.

21h43 - O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, determinou hoje a abertura de "um inquérito urgente" por parte da Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) sobre os "incidentes" em Évora no acompanhamento de vacinas contra a Covid-19.

Recorde-se que a TVI noticiou hoje à noite que "um conflito de interesses entre PSP e GNR acabou por impedir a saída da carrinha que está a fazer a distribuição da vacina na região Sul do país". "É à GNR que cabe a segurança destas carrinhas em todo o país, mas a PSP de Évora teve outro entendimento, por considerar que é a sua área de jurisdição", refere a notícia publicada na página de Internet daquela estação de televisão.

Segundo a notícia, "a PSP acabou por bloquear e impedir a saída da carrinha que transportava o fármaco", tendo o conflito sido "resolvido com uma escolta partilhada entre a GNR e a PSP".

21h41 - A nova variante do SARS-CoV-2 descoberta no Reino Unido circula na Alemanha desde novembro, reporta esta segunda-feira o jornal Die Welt, citado pela Reuters, que indica que os médicos detetaram a variante em amostras recolhidas de um paciente idoso que acabou por morrer.

21h36 - A Hungria recebeu 6.000 doses da vacina russa contra a Covid-19, a Sputnik V, anunciou hoje o governo daquele país da União Europeia sem fornecer detalhes sobre a sua potencial utilização.

21h35 - Os ensaios clínicos para averiguar a eficácia e a segurança da vacina contra o SARS-CoV2-2 da biotecnológica Novavax começaram nos Estados Unidos da América (EUA) e no México, com cerca de 30.000 voluntários, foi hoje anunciado.

21h03 - O Alto Representante da União Europeia para a Política Externa criticou hoje a desinformação sobre a Covid-19 por parte de meios "controlados pelo Estado russo" dirigida a países onde a Rússia tem interesse em "vender a sua vacina".

21h01 -  Vacinas começam a ser administradas no dia seguinte, dia 31, nas ilhas Terceira e São Miguel. Este domingo, o Governo açoriano tinha referido que a entrega devia ocorrer até terça-feira, segundo informações do fornecedor.

21h00 - O Arsenal anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da tarde desta segunda-feira, que Gabriel Magalhães foi diagnosticado com uma infeção pelo novo coronavírus.

19h58 - Um homem de 72 anos morreu esta segunda-feira no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, nos Açores, vítima da Covid-19, informa a autoridade de saúde regional através de um comunicado. Esta é a segunda morte registada na Ilha Terceira e faz elevar para 22 o número de óbitos nos Açores desde o início da pandemia

19h28 - Cabo Verde registou mais nove casos positivos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas e chegou aos 98% de casos considerados recuperados, anunciou hoje o diretor nacional de Saúde.

19h23 - O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, voltou a insinuar hoje que quem contraiu e superou a Covid-19 não deve ser vacinado e reiterou que os laboratórios devem demonstrar a eficácia dos imunizantes.

19h20 - Um total de 61 pessoas, entre utentes e funcionários, de um Lar em Mação estão infetadas pelo vírus SARS-CoV-2 num surto que causou também um óbito, disse hoje à Lusa o presidente daquele município do distrito de Santarém.

19h17 - "Obrigado por respeitar as medidas de proteção contra a Covid-19. Só com o empenho de todos será possível travar a transmissão deste vírus", pode ler-se na páginal oficial de Facebook da Direção-Geral da Saúde.

19h16 - A França registou 2.960 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, uma queda notável face aos 8.822 casos notificados no domingo, já que com o período festivo foram realizados menos exames devido ao encerramento de laboratórios.

19h03 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje que vão continuar a surgir variantes do novo coronavírus e que é preciso acelerar o processo de descoberta e sequenciação genética para as acompanhar.

"Quanto mais um vírus circula, mais oportunidades tem para mudar. Estas mudanças são normais e expectáveis, mas a maior parte pouco efeito tem no seu comportamento", afirmou a principal responsável técnica da luta contra a pandemia da Covid-19, Maria van Kerkhove..

Já o diretor do programa de emergências sanitárias da OMS, Mike Ryan, afirmou que passado um ano sobre a descoberta de casos de pneumonia de origem desconhecida na cidade chinesa de Wuhan, o mundo está mais bem preparado para lidar com uma pandemia como a que ali começou no fim do ano passado, mas que "esta ainda não foi 'The Big One'".

"Precisamos de estar preparados para algo que pode ainda ser mais grave no futuro", referiu.

19h02 - Angola registou 56 novos casos, quatro mortes, de um cidadão português e os restantes angolanos, e a recuperação de 67 pessoas, totalizando 17.296 infeções e 403 óbitos, informou hoje o Ministério da Saúde.

18h35 - O Benfica anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da tarde desta segunda-feira, que foram detetados mais dois casos de Covid-19 junto da equipa principal. Trata-se de Seferovic e João Ferreira.

18h23 - O Japão detetou, esta segunda-feira, uma variante do vírus encontrada em África do Sul, reporta a Reuters. É o primeiro caso desta variante num país que já identificou dezenas de casos de uma outra variante que se está a propagar rapidamente no Reino Unido.

18h14 - São Tomé e Príncipe registou numa semana cinco novos casos de Covid-19, aumentando para 1.014 infetados, indicou o boletim de hoje, que não inclui, entretanto, os resultados dos testes das últimas 24 horas.

18h05 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou hoje que vai receber os partidos políticos com assento parlamentar na próxima segunda-feira para os ouvir sobre "a renovação do estado de emergência".

18h04 - O Município de Leiria anunciou hoje que vai garantir um serviço gratuito de entrega ao domicílio de refeições entre 01 e 03 de janeiro, como forma de apoiar a restauração, que tem os horários limitados face à Covid-19.

17h45 - O Ministério da Saúde espanhol notificou, esta segunda-feira, 24.462 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e 298 mortes. Com esta atualização, o país superou as 50 mil mortes (50.122) e o total acumulado de casos confirmados subiu para 1.879.413.

17h30 - Testou positivo à Covid-19? "Mantenha-se em isolamento. Não saia de casa e não receba visitas, mesmo que não tenha sintomas. Redobre os cuidados. Cuide de si, cuide de todos", apela a Direção-Geral de Saúde, através de uma publicação no Facebook.

17h27 - O Hospital de Braga vai iniciar amanhã, terça-feira, a primeira fase de vacinação contra a Covid-19 dirigida a profissionais de saúde, sendo que a primeira vacina será administrada na nova unidade de monoblocos criada recentemente, adianta o hospital através de um comunicado enviado às redações.

17h09 - Um total de 26 concelhos registaram uma taxa de incidência de casos acumulados de infeção pelo novo coronavírus superior a 960 casos por 100 mil habitantes, entre 07 e 20 de dezembro, menos quatro em relação ao registo anterior.

17h05 - De acordo com os dados divulgados, esta segunda-feira, pelo Ministério da Saúde britânico, o Reino Unido registou 41.385 novos casos de infeção pelo novo coronavírus no último dia. O maior aumento diário registado no país desde o início da pandemia.

Foram também notificadas 357 mortes no último dia. 

16h50 - O governo russo admitiu hoje que se registaram no país cerca de 186.000 mortes causadas pela Covid-19 este ano, um número bem acima da contagem oficial e que torna a Rússia um dos países mais afetados pela pandemia.

16h49 - As autoridades de saúde de Moçambique anunciaram hoje mais um óbito por Covid-19, elevando o total de mortes para 162 , num dia em que mais 45 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus no país.

16h45 - Desde o início da pandemia de Covid-19, Itália contabiliza 2.056.277 casos confirmados e 72.370 vítimas mortais. Nas últimas 24 horas, o país registou 8.585 contágios e 445 mortes.

16h30 - A vacinação contra a Covid-19 começou hoje de facto na Europa, depois de alguns momentos simbólicos no fim de semana, com a prioridade a ser dada sobretudo ao pessoal médico e aos lares de idosos.

16h28 - A Alemanha quer acelerar a produção de vacinas contra a Covid-19, com o objetivo de minimizar o atraso no combate à pandemia que a Europa tem face ao Reino Unido e aos Estados Unidos, avança esta segunda-feira a Bloomberg. Deste modo, os países membros aproximam-se também da intenção de acelerar o fim da pandemia.

16h20 - Oito funcionários de um lar na Alemanha foram vacinados individualmente com cinco doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech, um erro durante a inoculação que, até ao momento, não teve quaisquer consequências graves, foi hoje divulgado.

15h55 - Durante esta manhã, enquanto acompanhava a campanha de vacinação contra o novo coronavírus no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, Marta Temido sublinhou «o apelo que foi feito à confiança na ciência e neste medicamento e à necessidade de mantermos as regras básicas até atingirmos um nível de imunidade que nos permita o regresso à nossa vida normal».

15h46 - A clínica Montepio Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha, suspendeu os serviços de atendimento devido à existência de 18 casos de Covid-19 na instituição, que prevê retomar consultas e exames no dia 07 de janeiro.

15h30 - Número de internados 'dispara'. De acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde, divulgado esta segunda-feira, há 2.967 pessoas internadas devido à Covid-19 (um aumento de 97 face a ontem), das quais 503 se encontram em Unidades de Cuidados Intensivos (menos uma pessoas no último dia).

15h27 - Portugal registou mais 58 mortos e 2.093 casos confirmados de Covid-19 nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, foram registadas 6.677 vítimas mortais e 396.666 casos confirmados.

Um total de 321.682 pessoas recuperaram da doença, um aumento de 1.936 no último dia.

15h10 - O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) começa na terça-feira pelas 10h00 a vacinar os profissionais de saúde contra a Covid-19, estando prevista a chegada de 1.195 vacinas, revelou hoje à Lusa fonte hospitalar.

15h09 - Cinco concelhos da região Norte registaram, entre a terceira e quarta semana de dezembro, um aumento do número de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, segundo o relatório da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).

15h08 - A vacina contra a Covid-19 já foi administrada em 4.828 profissionais de saúde, avançou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido, com base no sistema de registo de vacinas, numa visita ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

15h07 - O Plano de Vacinação Covid-19 começou a ser colocado em prática este domingo, dia 27 de dezembro, com mais de 4.800 profissionais de saúde, de todo o país, a serem vacinados só no primeiro dia. Saiba aqui tudo o que precisa de saber antes de ser vacinado.

15h06 - A visita de um 'Pai Natal' infetado com o novo coronavírus ao lar Hemelrijck, na cidade de Mol, a 50 quilómetros de Antuérpia, na Bélgica, poderá ter levado à morte de pelo menos 18 residentes. No total, 121 idosos e 36 profissionais daquele estabelecimento já foram contaminados. 

15h00 - Boa tarde. Acompanhe neste registo todas as incidências relacionadas com o SARS-CoV-2. Recorde o anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório