Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Vacinação contra a Covid-19 segue. Eis os hospitais que começam amanhã

A vacinação dos profissionais de saúde contra a Covid-19 em Portugal prossegue. Depois de Lisboa, Porto e Coimbra, vários são os hospitais de Norte a Sul a iniciar o processo amanhã. Confira a lista completa.

Vacinação contra a Covid-19 segue. Eis os hospitais que começam amanhã
Notícias ao Minuto

17:22 - 28/12/20 por Melissa Lopes

País Vacinação

O Hospital de Braga vai iniciar amanhã, terça-feira, a primeira fase de vacinação contra a Covid-19 dirigida a profissionais de saúde, sendo que a primeira vacina será administrada na nova unidade de monoblocos criada recentemente, adianta o hospital através de um comunicado enviado às redações. Em Braga, a primeira vacinação ocorrerá às 8h30. 

No Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV), onde também arranca a vacinação, o processo começa às 9 horas. Nesta fase vão ser administradas vacinas a 510 profissionais de saúde, que se encontram na primeira linha do combate à pandemia, refere o centro hospitalar numa nota difundida esta segunda-feira.

Segundo Nuno Duarte, presidente do Conselho de Administração do CHTV, "o plano de vacinação foi preparado ao detalhe." "Recebemos 510 doses da vacina que vão ser administradas de forma faseada, até à próxima quinta-feira. Desta forma, tem início uma nova fase no combate à pandemia Covid-19, com o recurso a uma vacina ansiada há muito", realça. A primeira fase da vacinação dos profissionais de saúde do CHTV, vai decorrer no espaço dedicado ao Drive Thru, que foi adaptado para esta fase.

Além dos hospitais de Braga e do Centro Hospitalar de Tondela- Viseu, vão também iniciar a vacinação amanhã os hospitais de Gaia/Espinho, Guarda e Covilhã, entre muitos outros.

É também o caso do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), que dá os primeiros passos vacinando os profissionais de saúde identificados como prioritários" esta terça-feira, um processo que se prolonga até quarta-feira "entre as 10h00 e as 19h00, tendo sido alocadas 530 doses à instituição nesta fase", esclarece um comunicado.

Dos cerca de 2.300 profissionais do CHL - que abrange cerca de 400.000 cidadãos -, os abrangidos "serão convocados por mensagem escrita (SMS)" e os contactos são feitos "de acordo com o Plano de Vacinação contra a Covid-19". "Relativamente aos grupos prioritários, serão vacinados os profissionais dos seguintes serviços do CHL: Urgência Geral, Urgência Pediátrica, Urgência Ginecológica/Obstétrica, Unidade de Cuidados Agudos Polivalentes e Medicina Intensiva", especifica o comunicado. A nota refere ainda que também são prioritários os "internamentos dedicados a doentes Covid-19 e a doentes respiratórios, e Patologia Clínica (profissionais envolvidos na colheita e manipulação de amostras respiratórias para o diagnóstico de infeção por SARS-CoV-2").

As campanhas de vacinação  vão arrancar também amanhã para os profissionais de saúde do Oeste e da Lezíria do Tejo, informaram  a administração hospitalar e o agrupamento de centros de saúde. "A primeira remessa de vacinas foi rececionada hoje e a vacinação vai iniciar-se amanhã (terça-feira] nos hospitais das Caldas da Rainha e de Torres Vedras", disse à agência Lusa a presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), Elsa Baião.

Sem divulgar a quantidade de vacinas recebidas, o CHO estima que a sua administração possa prolongar-se "até ao dia 31", nos dois hospitais, e que "alguns profissionais do hospital de Peniche possam ser vacinados na Unidade das Caldas da Rainha".

Esta será apenas a primeira fase do plano de vacinação, a que se seguirão outras fases para completar a vacinação de todos os profissionais da instituição, que integra os hospitais das Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, ÓbidosPeniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

Também em comunicado, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria informou que a primeira fase da campanha de vacinação vai iniciar-se na terça-feira. A campanha terá início na Unidade de Saúde de S. Domingos, em Santarém, abrangendo "profissionais de saúde cujo exercício de funções foi considerado prioritário pela Direção Geral da Saúde (DGS)", pode ler-se no comunicado.

O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) anunciou que começa na terça-feira, às 09h00, a vacinar os profissionais de saúde contra a Covid-19, tendo já recebido cerca de 350 vacinas. O HESE "recebeu as vacinas contra a Covid-19, pelas 18h40" de hoje, e estas "começarão a ser administradas a partir de amanhã", ou seja, na terça-feira, revelou a unidade hospitalar, em comunicado.

Nesta 1.ª fase, "prevê-se a administração de cerca de 350 vacinas. Prevê-se que esteja concluído até dia 31 de dezembro", isto é, até quinta-feira, indicou. "Este é um sinal de esperança e uma notícia muito positiva que todos aguardávamos", congratulou-se hoje a presidente do conselho de administração do HESE, Maria Filomena Mendes.

O Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) inicia amanhã a vacinação dos profissionais de saúde contra a Covid-19, disponibilizando 10 postos no Hospital São Francisco Xavier. O início da vacinação no CHLO, que integra os hospitais São Francisco Xavier, Egas Moniz e de Santa Cruz, está prevista para as 09h00, sendo a primeira vacina administrada ao médico infeciologista e diretor do serviço de doenças infecciosas, Kamal Mansinho.

A campanha de vacinação aos profissionais de saúde do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), uma das regiões mais afetadas pela pandemia de Covid-19, começa na terça-feira de manhã, adiantou à Lusa fonte da instituição. Segundo o centro hospitalar, começa às 09h00 a vacinação aos profissionais de saúde das unidades hospitalares de Amarante e Penafiel, no distrito do Porto, onde foram estabelecidos locais específicos para serem administradas as doses.

O Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV), que tem sede em Santa Maria da Feira e tutela as unidades de São João da Madeira e Oliveira de Azeméis, começa a vacinar 595 profissionais.

A sul, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) também vai iniciar a vacinação na terça-feira, disse hoje a presidente do conselho de administração do centro, que engloba os hospitais de Faro, Portimão e Lagos. "Ainda não temos o número confirmado, mas serão suficientes para as pessoas que neste momento precisamos de vacinar. E vamos vacinar toda a gente até dia 31", disse, precisando que está abrangida nesta fase "toda a gente que tenha critérios para ser vacinados" no centro hospitalar.

Mais de 70 mil doses chegaram esta segunda-feira

Portugal iniciou no domingo a primeira fase de vacinação contra a Covid-19, com o primeiro lote de 9.750 doses da vacina desenvolvida pela Pfizer-BioNTech a ser distribuída pelos profissionais de saúde. Esta segunda-feira, Marta Temido revelou que a segunda entrega das vacinas, com 70.200 doses, já chegou a Portugal.

De acordo com o balanço feito hoje pela ministra da Saúde, a vacina contra a Covid-19 foi administrada em 4.828 profissionais de saúde no primeiro dia. 

Esta segunda-feira, o país somou mais 58 mortes relacionadas com a Covid-19 e 2.093 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O boletim epidemiológico da DGS indica ainda que estão internadas 2.967 pessoas, mais 97 do que no domingo, das quais 503 em cuidados intensivos, ou seja, menos uma. Desde o início da pandemia, Portugal já registou 6.677 mortes e 396.666 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando hoje ativos 68.307, mais 99 do que no domingo.

[Notícia em atualização]

Leia Também: Covid-19: Europa começa a vacinar pessoal médico e idosos em lares

Recomendados para si

;
Campo obrigatório