Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Surto comunitário com 24 infetados em localidade de Peniche

Um surto com 24 pessoas infetadas pelo novo coronavírus em S. Bernardino, no concelho de Peniche, poderá levar à realização de testes a toda a população da localidade, informaram hoje as autoridades de saúde.

Surto comunitário com 24 infetados em localidade de Peniche
Notícias ao Minuto

13:25 - 28/12/20 por Lusa

País Covid-19

"Trata-se de surto familiar que se alargou para surto comunitário e que conta já com 24 infetados, sendo umas das situações mais preocupantes no concelho de Peniche", disse hoje à agência Lusa o delegado de Saúde Pública na região Oeste, Jorge Nunes.

De acordo com o delegado, "estão a ser realizados cerca de 100 testes, mas toda a população de S. Bernardino poderá vir a ser testada, dependendo dos resultados que se verificarem".

O presidente da Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia, Afonso Clara, disse à Lusa que o surto "afeta particularmente S. Bernardino, com cerca de 1.000 habitantes, e Casais Júlio, com cerca de 100 moradores", dada a "ligação entre as localidades em que o casario é praticamente contínuo".

A junta de freguesia emitiu um comunicado "apelando a toda a população que cumpra as normas e mantenha cuidados preventivos acrescidos", face à dimensão do surto, mas, segundo o autarca, "não está previsto o agravamento de medidas específicas" para aquela povoação do concelho de Peniche, no distrito de Leiria.

Segundo o último boletim de situação epidemiológica publicado hoje pela Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria, existem no concelho de Peniche 108 casos ativos de infeção.

Desde o início da pandemia foram registados 550 casos positivos, dos quais 426 estão recuperados e 16 pessoas morreram.

Portugal contabiliza pelo menos 6.619 mortos associados à covid-19 em 394.573 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado até 07 de janeiro, com recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

O Governo decidiu manter as medidas previstas para o Natal, mas agravou as do período do Ano Novo, com recolher obrigatório a partir das 23:00 de 31 de dezembro, e a partir das 13:00 nos dias 1, 2 e 3 de janeiro.

É também proibido circular entre concelhos entre as 00:00 de 31 de dezembro e as 5:00 de 4 de janeiro.

O funcionamento dos restaurantes em todo o território continental é permitido até às 22:30 no último dia do ano, e até às 13:00 nos dias 1, 2 e 3 de janeiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório