Meteorologia

  • 12 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 23º

ONU pede não se paguem resgates a terroristas

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) solicitou aos Estados-membros para que não paguem resgates a terroristas, que terão já rendido à Al-Qaida e aliados mais de 100 milhões de dólares (73 milhões de euros).

ONU pede não se paguem resgates a terroristas
Notícias ao Minuto

20:37 - 27/01/14 por Lusa

Mundo Al-Qaida

Uma resolução, aprovada por unanimidade, apela aos 15 membros da ONU para que "impeçam os terroristas de beneficiar, direta ou indiretamente, do pagamento de resgates ou de concessões políticas para garantirem a libertação segura dos reféns".

Vários governos são suspeitos de terem pago resgates a grupos terroristas nos últimos anos.

O rapto para obter resgate "tornou-se o desafio relativo ao financiamento do terrorismo mais problemático e permanece uma ameaça terrível aos nacionais de todos os países", disse o embaixador do Reino Unido na ONU, Mark Lyall Grant.

"Apesar de os números variarem, estimamos que nos últimos três anos e meio as organizações filiadas na Al-Qaida e outros grupos islamitas extremistas reuniram pelo menos 105 milhões de dólares", disse à imprensa, depois da votação.

Lyall Grant acrescentou que ataques como o feito ao complexo de gás em Amenas, na Argélia, ilustram "até onde os terroristas estão dispostos a ir para fazerem reféns".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório