Meteorologia

  • 20 JULHO 2024
Tempo
22º
MIN 19º MÁX 27º

Morreu 1.º doente transplantado com rim de porco geneticamente modificado

O primeiro doente transplantado com um rim de porco geneticamente modificado morreu quase dois meses depois de ter sido submetido ao procedimento, anunciou no sábado a família e o hospital que realizou a cirurgia.

Morreu 1.º doente transplantado com rim de porco geneticamente modificado
Notícias ao Minuto

08:35 - 12/05/24 por Lusa

Mundo EUA

Richard "Rick" Slayman, 62 anos, fez o transplante em março, no Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, tendo os cirurgiões manifestado a convicção de que o rim de porco duraria pelo menos dois anos.

A equipa de transplantes do Hospital Geral de Massachusetts afirma em comunicado estar profundamente triste com a morte de Slayman e apresentou condolências à sua família.

Os cirurgiões disseram não ter qualquer indicação de que Slayman tivesse morrido em resultado do transplante.

"Rick" Slayman foi a primeira pessoa viva a ser submetida a esta cirurgia. Anteriormente, tinham sido transplantados, temporariamente, rins de porco em dadores em morte cerebral.

Slayman tinha feito um transplante de rim no hospital em 2018, mas teve de voltar à diálise no ano passado, quando o rim mostrou sinais de falha.

Quando surgiram complicações na diálise que exigiam procedimentos frequentes, os médicos sugeriram um transplante de rim de porco.

Em comunicado, a família de Slayman agradeceu aos médicos "os seus enormes esforços" para fazer o xenotransplante que possibilitou terem "mais sete semanas com o Rick" e que "as recordações criadas durante esse tempo permanecerão".

A família diz ainda que Slayman foi submetido à cirurgia em parte para dar esperança aos milhares de pessoas que precisam de um transplante para sobreviver.

A xenotransplantação consiste em tratar doentes humanos com células, tecidos ou órgãos de animais. Estes esforços falharam durante muito tempo porque o sistema imunitário humano destruía imediatamente o tecido animal estranho, refere a AP, adiantando que houve tentativas recentes que envolveram porcos que foram modificados para que os seus órgãos sejam mais parecidos com os humanos.

Leia Também: "Transformador". Mulher faz primeira cirurgia combinada do mundo nos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório