Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Moçambique. Detidos 67 estrangeiros por imigração ilegal em Cabo Delgado

Um total de 67 estrangeiros foram detidos nos últimos 30 dias por imigração ilegal no aeroporto de Pemba, capital provincial de Cabo Delgado, informou hoje fonte oficial.

Moçambique. Detidos 67 estrangeiros por imigração ilegal em Cabo Delgado
Notícias ao Minuto

16:01 - 16/12/20 por Lusa

Mundo Moçambique/Ataques

"Eles não apresentavam requisitos, como vistos de entrada, carta-convite que atestasse que vinham em visita de alguém nem declaração de meio de subsistência para cá estar. Declaravam-se ser turistas, mas não eram", disse Ivo Sanpanha, porta-voz do Serviço Nacional de Migração na província de Cabo Delgado.

Segundo a fonte, dos 67 estrangeiros detidos quando tentavam entrar ilegalmente no país, 30 são paquistaneses, outros 30 são somalis e sete são etíopes.

Do total, segundo o porta-voz do Serviço Nacional de Migração na província de Cabo Delgado, metade deste grupo já foi deportado.

As detenções resultam do reforço da fiscalização, tendo em conta que distritos mais a norte da província de Cabo Delgado estão desde há três anos sob ataque de insurgentes classificados como uma ameaça terrorista.

A violência armada em Cabo Delgado está a provocar uma crise humanitária com mais de duas mil mortes e 571 mil pessoas deslocadas (número atualizado hoje pelo chefe de Estado), sem habitação, nem alimentos, concentrando-se sobretudo na capital provincial, Pemba.

Algumas das incursões passaram a ser reivindicadas pelo grupo 'jihadista' Estado Islâmico desde 2019.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório