Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Bielorrússia: Oposição anuncia abertura de "embaixadas do povo"

A oposição da Bielorrússia vai ter "embaixadas do povo" no exterior a partir de hoje, anunciou a líder da oposição bielorrussa, no exílio, Svetlana Tikhanovskaya, através do serviço de mensagens Telegram.

Bielorrússia: Oposição anuncia abertura de "embaixadas do povo"
Notícias ao Minuto

13:08 - 11/12/20 por Lusa

Mundo Bielorrússia

As "embaixadas do povo", uma iniciativa das diásporas bielorrussas, têm como objetivo "proteger os direitos dos bielorrussos que vivem em diferentes países do mundo, apoiá-los", disse.

Servirão ainda de plataforma para a luta democrática do Conselho de Coordenação para uma transferência pacífica do poder.

A Bielorrússia tem sido palco de grandes manifestações de protesto contra o governo desde a reeleição do presidente Alexander Lukashenko para um sexto mandado, em agosto.

A oposição e o ocidente consideraram as eleições presidenciais fraudulentas.

Pavel Latushko, membro do Conselho de Coordenação, indicou, segundo a agência Interfax, que abrirão missões diplomáticas em 20 países, incluindo Rússia, Lituânia, Suécia, Alemanha, Reino Unido, Espanha e Brasil.

"Não tenho qualquer dúvida de que a abertura de embaixadas do povo será apenas o primeiro passo para o estabelecimento de novas relações entre a Bielorrússia democrática e os seus vizinhos e outros parceiros estrangeiros", disse.

As embaixadas receberão informação dos bielorrussos no estrangeiro que necessitem de assistência e difundirão informação sobre a situação no país. Em particular, servirão de centro logístico para a comunicação, organização de reuniões com diferentes corpos diplomáticos e interação com outras organizações da comunidade bielorrussa, adiantou Latushko.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório