Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Novo parlamento no Kuwait com oposição fortalecida, mas sem mulheres

A oposição kuwaitiana reforçou a sua posição no parlamento após as eleições legislativas de sábado, mas a única deputada feminina perdeu o seu lugar, segundo os resultados oficiais divulgados hoje.

Novo parlamento no Kuwait com oposição fortalecida, mas sem mulheres
Notícias ao Minuto

12:53 - 06/12/20 por Lusa

Mundo Kuwait

Os grupos de oposição ou próximos destes conseguiram 24 dos 50 lugares da Assembleia Nacional, contra 16 obtidos na anterior legislatura.

O resto dos votos foi para os detentores do poder, nacionalistas e liberais que defendem direitos, especialmente de mulheres ou minorias.

Das 29 candidatas, nenhuma foi eleita, 15 anos depois de as mulheres terem conquistado direito de voto no país, um golpe para o 'status' político das mulheres que nos últimos anos procuraram aumentar a sua representação política.

A eleição de 30 candidatos com menos de 45 anos, no entanto, parece promissora para os jovens que esperam mudanças e reformas.

O ato eleitoral, que ocorre a cada quatro anos, foi dominado por uma campanha sem brilho, longe dos tradicionais grandes encontros em torno de sumptuosos banquetes, proibidos este ano por causa da covid-19.

Estas foram também as primeiras eleições desde que o novo emir, de 83 anos, o xeque Nawaf Al-Ahmad Al-Sabah, assumiu o cargo em setembro, após a morte de seu meio-irmão, o xeque Sabah, aos 91 anos.

Como a maioria dos países do Golfo, a economia do Kuwait foi duramente atingida pelo choque duplo da nova pandemia do novo coronavírus e pela queda nos preços do petróleo, dos quais o emirado depende fortemente.

Ao contrário de outras monarquias do Golfo Árabe, o Kuwait tem uma vida política dinâmica, com um parlamento dotado de poderes legislativos e onde os debates são frequentemente acalorados. Mas os partidos políticos estão proibidos no país governado pela família Al-Sabah há mais de dois séculos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório