Governo do Montenegro declara embaixador da Sérvia persona non grata

O governo pró-ocidental cessante do Montenegro declarou hoje o embaixador da vizinha Sérvia "persona non grata", em mais uma demonstração do "pico" de tensões anteriores à tomada de posse de um novo governo pró-sérvio no Montenegro.

Um morto em ataque com granada à embaixada americana em Montenegro

© iStock

Lusa
28/11/2020 20:12 ‧ 28/11/2020 por Lusa

Mundo

Montenegro

 

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da pequena nação dos Balcãs alegou "uma longa e contínua ingerência nos assuntos internos do Montenegro" para justificar esta medida e pedir ao embaixador sérvio Vladimir Bozovic para deixar o país.

Mais tarde, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Sérvia respondeu de "forma recíproca".

Os meios de comunicação social estatais informaram que o embaixador montenegrino, Tarzan Milosevic, foi notificado para deixar a Sérvia no prazo de 72 horas.

O incidente diplomático vem somar-se às relações já tensas entre os dois Estados dos Balcãs que faziam parte de um país comum antes de um referendo sobre a independência, em 2006, ter levado à divisão do Montenegro.

O Montenegro continua profundamente dividido entre aqueles que procuram estreitar os laços com os aliados eslavos tradicionais da Sérvia e da Rússia e aqueles que veem o Montenegro como um Estado independente aliado com o ocidente.

O Partido Democrático dos Socialistas pró-ocidente foi derrotado nas eleições de agosto por uma coligação pró-Sérvia, cujo Governo vai ser votado durante uma sessão parlamentar na próxima semana.

As autoridades cessantes acusaram a Sérvia de ajudar as forças políticas pró-sérvias no Montenegro com o objetivo de instalar aliados no poder e recuperar a influência.

A declaração do Ministério dos Negócios Estrangeiros afirmou que o embaixador Bozovic "desrespeitou diretamente" Montenegro ao descrever uma decisão de 1918 de aderir a um reino dominado pela Sérvia como um ato de "libertação" e de "livre vontade" por parte do povo montenegrino.

O Parlamento do Montenegro declarou a decisão centenária nula em 2018, afirmando ter despojado o Montenegro da sua soberania.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas