Meteorologia

  • 06 MAIO 2021
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 23º

Edição

Paris saiu às ruas contra lei de segurança. As imagens dos confrontos

Protesto na capital francesa foi o segundo no espaço de uma semana. Franceses contra controversa lei que visa limitar a divulgação de imagens das forças de segurança.

Paris saiu, este sábado, às ruas para se manifestar contra a controversa lei que tem como objetivo limitar a divulgação das imagens das forças de segurança e os protestos tiveram momentos de maior tensão com as autoridades. Os incidentes ocorreram na capital, quando os manifestantes chegaram à Bastilha e, alguns deles, encapuzados, começaram a destruir material urbano, tendo a polícia recorrido ao uso de gás lacrimogéneo para tentar contê-los.

O protesto foi promovido por sindicatos, associações de imprensa, organizações de direitos humanos e até pelo movimento dos 'Coletes Amarelos', numa nota conjunta que alertava que, se a lei for adiante, França corre o risco de entrar para a lista de países que violam a liberdade de imprensa.

De lembrar que os manifestantes contestam o artigo 24 do projeto de lei - aprovado esta semana em primeira leitura pela Assembleia Nacional antes de prosseguir para o Senado, em janeiro - que sanciona, com até um ano de prisão e multa de 45 mil euros, quem divulgar imagens dos agentes de segurança com a intenção de causar dano.

Veja, na galeria acima, as imagens dos protestos que terminaram em incidentes com a polícia.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório