Um esqueleto quase perfeitamente preservado e que se pensa ter entre 3 e 5 mil anos foi descoberto na Tailândia. As ossadas foram encontradas no início de novembro a cerca de 12 quilómetros de Banguecoque.
Os especialistas creem que o esqueleto, com 12 metros de comprimento, terá pertencido a uma baleia-de-bryde. Esperam agora que a descoberta possa funcionar como uma "janela para o passado", especialmente para a investigação sobre os níveis médios do mar e para a biodiversidade.
Os ossos parcialmente fossilizados são "um achado raro", descreveu à BBC, o investigador de mamíferos da Universidade Nacional de Singapura, Marcus Chua. "Há muito poucos subfósseis de baleia na Ásia", disse, acrescentando que menos ainda "em tão boas condições.
As imagens da descoberta, que foram partilhadas pelo ministro do ambiente tailandês, Varawut Silpa-archa, nas redes sociais, mostram os ossos praticamente intactos.
De acordo com o governante, mais de 80% do esqueleto foi recuperado até agora, incluindo as vértebras, costelas, barbatanas e uma omoplata. Só a cabeça, segundo estimam, deverá ter cerca de 3 metros de comprimento.
O próximo passo é fazer a datação de carbono para determinar a idade exata dos vestígios. Os resultados são esperados ainda este mês.
Veja algumas imagens na galeria acima.
Leia Também: Miranda do Douro: Arqueólogos descobrem esqueletos da Guerra do Mirandum