Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Defesa dos EUA recusa autorização para mina polémica no Alasca

O Departamento da Defesa dos EUA recusou na quarta-feira autorizar a exploração da mina de ouro e cobre Pebble Mine, no Estado do Alasca, colocando um travão quase definitivo a este projeto criticado pelas consequências ambientais.

Defesa dos EUA recusa autorização para mina polémica no Alasca
Notícias ao Minuto

05:59 - 26/11/20 por Lusa

Mundo EUA

Em comunicado enviado à AFP, o coronel Damon Delarosa, comandante do distrito do Alasca do Corpo de Engenheiros do Exército (USACE, na sigla em Inglês), indicou que o plano apresentado pela Pebble Limited Partnership para tirar os detritos "não respeita as recomendações da Lei sobre a Proteção da Água (Clean Water Act, em Inglês), além de que o projeto é "contrário ao interesse geral".

A decisão é uma vitória importante das associações de defesa do ambiente e das tribos autpóctones do Alasca, que se opõem à Pebble Mine desde há mais de uma década.

A exploração ficaria situada na Baía de Bristol, que abriga a mais zona de pesca de salmões selvagens do mundo.

Em 2014, na presidência de Barack Obama, a agência de proteção do ambiente (EPA, na sigla em Inglês) já tinha tentado bloquear o projeto, salientando as consequências nefastas para a pesca local.

Mas o governo de Donald Trump tinha autorizado a Pebble Limited Partnership, filial do grupo canadiano Northern Dynasty Minerals, a apresentar um pedido de licença para exploração.

Além dos militantes ecologistas e dos povos autóctones, próximos de Trump também se tinham manifestado contra o projeto, como o seu filho Donald Trump Jr, que é adepto da pesca na Baía de Bristol.

O presidente eleito, Joe Biden, já tinha divulgado em agosto, através de um comunicado, a sua oposição ao projeto, retirando a posição do governo Obama, quando era vice-presidente.

Leia Também: Biden pede aos americanos que fiquem em casa no feriado de Ação de Graças

Recomendados para si

;
Campo obrigatório