Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Nova ofensiva judicial na Rússia contra as Testemunhas de Jeová

As autoridades russas anunciaram hoje um inquérito judicial dirigido às Testemunhas de Jeová, proibidas desde 2017 por atividades extremistas, e após buscas em mais de 20 regiões.

Nova ofensiva judicial na Rússia contra as Testemunhas de Jeová
Notícias ao Minuto

13:47 - 24/11/20 por Lusa

Mundo Rússia

O Comité de inquérito russo, responsável pelas investigações criminais no país, indicou em comunicado que desencadeou um novo inquérito contra as Testemunhas de Jeová, por terem organizado "reuniões de conspiradores" num apartamento de Moscovo desde junho de 2019.

"Os adeptos estudaram literatura religiosa e outras informações (...) que propagandeiam os ensinamentos das Testemunhas de Jeová", precisando que os membros da organização religiosa procederam a novos recrutamentos.

As Testemunhas de Jeová foram proibidas em abril de 2017 pelo Supremo tribunal russo e o seu movimento é desde então considerado como "extremista" pelo ministério da Justiça. Após esta proibição, diversos dos seus membros foram condenados a prisão efetiva.

Na terça-feira, as autoridades também indicaram que realizaram buscas contra as Testemunhas de Jeová em Moscovo e em mais de 20 regiões em todo o país com o apoio do ministério do Interior, dos serviços secretos (FSB) e da Guarda Nacional (Rosgvardia).

Um vídeo que acompanha o comunicado do Comité de investigação revela homens de negros e com a cara coberta que forçam a entrada de um apartamento, e de seguida notas de banco de diversas divisas, incluindo dólares norte-americanos.

As Testemunhas de Jeová, um movimento fundado na década de 1870 nos Estados Unidos por Charles Russel, reivindicam-se do cristianismo e consideram-se os únicos que recuperaram o cristianismo das origens. São regularmente acusados de derivas sectárias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório