No total, 223,62 quilos de cocaína foram abandonados na madrugada de 21 de novembro perto do resort La Boquita, um dos mais movimentados na zona do pacífico daquele país, realçou a Polícia de Nicarágua, através de comunicado.
Os suspeitos estariam a transferir as malas de um carro para o outro quando se aperceberam da "presença da polícia" e fugiram imediatamente, deixando para trás um dos veículos com as drogas, acrescentou a mesma fonte, citada pela agência EFE.
As autoridades detalharam que a cocaína estava distribuída em 204 pacotes "embrulhados em sacos plásticos transparentes".
A apreensão, que decorreu no sábado, juntou-se a outras três ações da Polícia de Nicarágua de apreensão de droga, no valor de 50 milhões de euros (cerca 42,23 milhões de euros), o valor mais alto este ano.
Para um responsável da Polícia Nacional, Victoriano Ruiz, a descoberta da cocaína faz parte de uma estratégia contra o tráfico internacional de drogas.
As autoridades locais estão a executar uma estratégia, apelidada como "muro de contenção", que visa impedir a circulação de drogas nos centros urbanos.
Para concretizar esta estratégia, as autoridades mantêm "laços de cooperação estreitos" com outros países da região, bem como os Estados Unidos, México e Rússia.
A Nicarágua está geograficamente localizada num corredor de alto tráfego de drogas que são produzidas na América do Sul e posteriormente transferidas para a América do Norte, onde operam principalmente os cartéis mexicanos e residem os principais consumidores.
Leia Também: Homem detido no Grande Porto com 26 quilos de cocaína numa mala