Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Polícia de Nicarágua apreende cocaína abandonada em esconderijo

Cocaína avaliada em 5,5 milhões de dólares (cerca de 4,6 milhões de euros) foi abandonada por desconhecidos numa viatura perto de uma praia da Nicarágua, e posteriormente encontrada pela Polícia Nacional, divulgou na segunda-feira aquela força policial.

Polícia de Nicarágua apreende cocaína abandonada em esconderijo
Notícias ao Minuto

06:44 - 24/11/20 por Lusa

Mundo Cocaína

No total, 223,62 quilos de cocaína foram abandonados na madrugada de 21 de novembro perto do resort La Boquita, um dos mais movimentados na zona do pacífico daquele país, realçou a Polícia de Nicarágua, através de comunicado.

Os suspeitos estariam a transferir as malas de um carro para o outro quando se aperceberam da "presença da polícia" e fugiram imediatamente, deixando para trás um dos veículos com as drogas, acrescentou a mesma fonte, citada pela agência EFE.

As autoridades detalharam que a cocaína estava distribuída em 204 pacotes "embrulhados em sacos plásticos transparentes".

A apreensão, que decorreu no sábado, juntou-se a outras três ações da Polícia de Nicarágua de apreensão de droga, no valor de 50 milhões de euros (cerca 42,23 milhões de euros), o valor mais alto este ano.

Para um responsável da Polícia Nacional, Victoriano Ruiz, a descoberta da cocaína faz parte de uma estratégia contra o tráfico internacional de drogas.

As autoridades locais estão a executar uma estratégia, apelidada como "muro de contenção", que visa impedir a circulação de drogas nos centros urbanos.

Para concretizar esta estratégia, as autoridades mantêm "laços de cooperação estreitos" com outros países da região, bem como os Estados Unidos, México e Rússia.

A Nicarágua está geograficamente localizada num corredor de alto tráfego de drogas que são produzidas na América do Sul e posteriormente transferidas para a América do Norte, onde operam principalmente os cartéis mexicanos e residem os principais consumidores.

Leia Também: Homem detido no Grande Porto com 26 quilos de cocaína numa mala

Recomendados para si

;
Campo obrigatório