Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

"Parte significativa" dos espanhóis vacinada "no 1.º semestre de 2021"

O governo espanhol anunciou que vai aprovar na próxima semana um plano de vacinação contra o novo coronavírus.

"Parte significativa" dos espanhóis vacinada "no 1.º semestre de 2021"
Notícias ao Minuto

12:10 - 20/11/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou, esta sexta-feira, que na próxima semana o Conselho de Ministros vai aprovar uma estratégia de vacinação contra a Covid-19 e que prevê que "uma parte significativa da população espanhola poderá estar vacinada com todas as garantias no primeiro semestre de 2021".

As declarações foram feitas em La Rioja, uma comunidade autónoma espanhola, onde apresentou o Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência para a Economia Espanhola, refere o El País. Na conferência de imprensa, o chefe de governo referiu ainda que "Espanha vai ser o primeiro país da União Europeia, juntamente com a Alemanha, a ter um plano completo de vacinação".

"Temos estado a trabalhar neste plano desde o mês de setembro. Estamos preparados", assegurou, antevendo o futuro como "esperançoso", mas pedindo que "qualquer euforia seja compensada com cautela".

A União Europeia já fez contratos com as farmacêuticas AstraZeneca, Sanofi/GSK, Janssen e BioNTech/Pfizer num total de mil milhões de doses ampliáveis. De acordo com Sánchez está ainda iminente a finalização de um acordo com a CureVac e que as negociações com a Moderna e a Novavax, para mais 400 milhões de doses, estão muito avançadas.

Espanha é um dos países mais atingidos pela pandemia de Covid-19, que já provocou mais de 1,3 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado.

Leia Também: Vacina iminente: "Voltaremos à vida normal na segunda metade de 2021"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório