Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: 'Só mais um' basta a Joe Biden; "Cada voto deve ser contado"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre as eleições nos Estados Unidos.

AO MINUTO: 'Só mais um' basta a Joe Biden; "Cada voto deve ser contado"
Notícias ao Minuto

09:36 - 05/11/20 por Catarina Correia Rocha com Lusa

Mundo Eleições EUA

Dois dias depois de terem ido às urnas, ainda nada está decidido nas eleições presidenciais norte-americanas. Donald Trump ou Joe Biden: os Estados Unidos da América (e o Mundo) continuam em suspenso à espera de saber quem será o novo inquilino da Casa Branca. 

A 'atrasar' os resultados está a contagem dos votos em três 'estados chave' - Geórgia, Nevada e Pensilvânia. Estes estados alertaram quarta-feira que necessitam de mais horas, talvez até de dias, para contar os votos por correspondência que chegaram em números históricos devido à crise pandémica.

O Michigan é outro dos estados que poderia ajudar a 'resolver' a eleição, tendo já 'caído' para o lado do Democrata Joe Biden.

Entretanto, apoiantes de Donald Trump, concentraram-se em frente a mesas de voto, exigindo o fim da contagem, enquanto milhares de manifestantes saíram às ruas em várias cidades para reclamar que todos os boletins sejam contados.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre as eleições nos Estados Unidos:

16h00 - Boa tarde! Este registo termina aqui, mas pode continuar a acompanhar tudo sobre a corrida presidencial entre Donald Trump e Joe Biden neste link.

15h53 - Ponto de situação dos estados onde se disputa a vitória final. Os resultados finais das eleições presidenciais dos EUA continuam suspensos por alguns estados-chave onde uma apertada disputa não permite ainda definir o vencedor. Fique a par:

Alasca: 

  • Três votos eleitorais em jogo. Os votos ainda não foram contados integralmente, mas a maioria será certamente de Trump, num estado onde nenhum democrata vence há várias décadas.

Geórgia:

  • Dezasseis eleitores principais em jogo. Já foram contados 96% dos votos neste estado e Trump está na liderança desde terça-feira à noite. Esta, contudo, tem vindo a diminuir. 

Nevada:

  • Seis votos eleitorais em jogo. Com 86% dos votos contados, Biden vai à frente: 49,3%, contra 48,7% de Donald Trump.

Pensilvânia

  • Vinte votos eleitorais em jogo. 89% dos votos contados. O avanço confortável de Donald Trump foi reduzido, na quarta-feira, mas o republicano ainda mantém 160.000 votos a mais do que o seu rival (50,7% contra 48,2% de Joe Biden).

Carolina do Norte:

  • Quinze votos eleitorais em jogo. Já foram apurados 95% dos votos neste estado do sudeste, tradicionalmente republicano. A vantagem, por enquanto, vai para Donald Trump (50,1%) sobre Joe Biden (48,7%), com um avanço de cerca de 77.000 votos.

15h31 - Detenções esta noite em Minneapolis. A polícia de Minneapolis, no estado norte-americano do Minnesota, deteve manifestantes que bloquearam a Interstate 94. Entretanto, estes já foram devolvidos à liberdade. Veja as imagens da AFP

15h20 - Observadores externos não detetam qualquer prova de fraude eleitoral. O chefe da delegação internacional que monitorizou as eleições nos EUA disse hoje que a sua equipa não tem qualquer evidência que sustente as alegações do Presidente Donald Trump sobre fraude eleitoral.

Michael George Link disse ainda que ficou "muito surpreendido" com as alegações de Trump sobre fraude nos boletins de votos, explicando que os Estados Unidos têm uma longa tradição de métodos de votação, que remonta ao século 19.

14h42 -  Trump pede paragem da contagem dos votos. Também Donald Trump se socorreu da rede social Twitter para deixar uma mensagem em letras maiúsculas onde apenas se lê "Parem a Contagem". Neste momento, o Democrata Joe Biden está mais perto de vencer na Pensilvânia.

14h13 - "Cada voto deve ser contado". Joe Biden está cada vez mais perto de ser o novo inquilino da Casa Branca e, já esta tarde, o candidato Democrata colocou um pequeno vídeo no Twitter onde reitera que todos os votos nas eleições presidenciais dos Estados Unidos têm de ser contados.

13h38 - Relações transatlânticas teriam "novo ímpeto" com Biden. O presidente da Comissão dos Negócios Estrangeiros do Parlamento Europeu (PE), David McAllister, afirmou hoje que, caso Joe Biden seja eleito Presidente dos EUA "haverá um novo ímpeto nas relações transatlânticas".

13h25 - Vitória em mais um estado basta para Biden ser presidente. Joe Biden aproxima-se da maioria do Colégio Eleitoral que o levará à Casa Branca, bastando-lhe assegurar apenas mais um estado, após ter garantido vitórias nos estados cruciais de Wisconsin e Michigan.

Ao candidato democrata basta agora garantir os seis votos do estado de Nevada, para atingir a desejada meta dos 270 Grandes Eleitores e chegar à presidência.

Se Donald Trump mantiver a ligeira vantagem que ainda tem no Nevada, então tudo será decidido num de três estados no este: Pensilvânia, Carolina do Norte e Geórgia, onde a corrida também está muito renhida, com qualquer candidato a manter possibilidade de vitória.

12h46 - Biden é o candidato presidencial com mais votos da História dos EUA. O anterior recorde pertencia - nada mais, nada menos - a Barack Obama, quando o Democrata conseguiu arrecadar 69.498,516 votos, em 2018. Agora, o seu 'vice' e atual candidato à presidência já ultrapassou esta barreira: segundo a CBS News, Joe Biden já teria, ontem, 70.470,207 de votos

12h10 - Democratas pedem que Twitter suspenda Donald Trump. Por esta altura continua a contagem dos votos nos EUA que decidirão quem será o futuro Presidente. Com Joe Biden na frente, Donald Trump tem partilhado vários ‘tweets’ com desinformação que já obrigaram o Twitter a restringir o alcance. Pois bem, os democratas consideram que o comportamento de Trump devia merecer que a respetiva conta fosse suspensa na rede social.

“Neste momento, a conta de Twitter do Presidente está a publicar mentiras e desinformação a um ritmo de tirar a respiração. É uma ameaça à nossa democracia e deve ser suspenso até que todos os votos sejam contados”, pode ler-se no ‘tweet’ publicado por David Cicilline, membro do Congresso pelo estado de Rhode Island.

11h52 - Quem é quem? Um B.I dos dois candidatos:

Donald Trump

  • Nasceu a 14 de junho de 1946 (tem 74 anos);
  • Natural do estado de Nova Iorque;
  • Casado com Melania Trump desde 2005;
  • Tem cinco filhos: Ivanka Trump, Donald Trump Jr., Barron Trump, Tiffany Trump, Eric Trump;
  • Membro do Partido Republicano desde 2012.

Joe Biden

  • Nasceu a 20 de novembro de 1942 (tem 77 anos);
  • Natural do estado da Pensilvânia
  • Casado com Jill Biden desde 1977; 
  • Tem quatro filhos: Robert Hunter Biden, Beau Biden, Ashley Biden, Naomi Christina Biden;
  • Membro do Partido Democrata desde 1969.

11h27 - Senadores republicanos afastam-se de acusações de Trump. Dirigentes do Partido Republicano, incluindo os poderosos senadores Mitch McConnell e Marco Rubio, demarcaram-se das acusações de irregularidades feitas pelo Presidente dos EUA, que se declarou vencedor das presidenciais, e defenderam a contagem dos votos.

10h57 - Conselheira espiritual de Trump faz oração. Paula White, a conselheira espiritual de Donald Trump, fez uma oração (veemente) com o objetivo de assegurar a reeleição do Republicano na Casa Branca. Fique com o vídeo:

10h48 - Acusações de Trump minam confiança do público nas instituições. Os observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) disseram que as acusações feitas sobre o processo eleitoral norte-americano, nomeadamente pelo Presidente, Donald Trump, prejudicam a confiança do público nas instituições democráticas.

10h31 - Irão diz que próximo Governo dos EUA irá render-se aos iranianos. O Presidente do Irão garantiu hoje que, independente do vencedor das eleições presidenciais nos Estados Unidos, o próximo Governo "irá render-se à nação iraniana", enquanto o líder supremo iraniano troçou do "espetáculo" das eleições norte-americanas.

"Não importa quem será eleito Presidente, já que o próximo Governo norte-americano se renderá à nação iraniana e não terá outra escolha", disse o Presidente iraniano, Hassan Rohani.

10h06 - França defende nova relação transatlântica entre UE e EUA. Os Estados Unidos e a União Europeia terão de construir uma "nova relação transatlântica" depois das eleições presidenciais norte-americanas, seja qual for o resultado, defendeu hoje o chefe da diplomacia francesa, Jean-Yves Le Drian.

09h45 - Facebook e Twitter combatem 'mar' de 'fake news' difundidas por Trump. As redes sociais Facebook e Twitter estão a combater uma 'enxurrada' de desinformação durante as eleições presidenciais nos Estados Unidos, em particular do Presidente, o republicano Donald Trump, que continua a tentar reivindicar a vitória.

09h36 - Acompanhe em direto o mapa eleitoral dos Estados Unidos. Recorde-se que, dois dias depois da votação, os norte-americanos ainda não sabem quem será o próximo Presidente do país. 

09h30 - Ainda à espera de resultados, Kamala inspira sobrinha a ser presidente. Os resultados das eleições presidenciais nos Estados Unidos ainda não são conhecidos, mas Kamala Harris já está a fazer o seu papel para inspirar as camadas mais jovens da população a interessarem-se pelo tema e a serem presidentes no futuro, se assim desejarem.

É isso que prova um vídeo registado pela sua sobrinha e onde a candidata a vice-presidente pelo partido democrático norte-americano, conversa com a sua sobrinha-neta. Veja aqui.

09h23 - Não há 'fumo branco' e apoiantes de Trump protestam: "Parem a contagem!" Dois dias depois das votações, os norte-americanos continuam sem saber quem estará na Casa Branca no próximo mandato. Apoiantes de Trump exigem que a contagem termine, mas há quem se manifeste para exigir que todos os boletins sejam contados.

09h18 - Fã diz que Lana Del Rey votou em Donald Trump. "Eu sei que a Elizabeth [nome de Lana Del Rey] votou no Trump, gostaria de poder pesquisar os seus registos de votação. Para mim, algo não está certo", escreveu. A cantora já reagiu.

09h12 - Dois dias após a votação, ainda não se sabe quem será o presidente. Os norte-americanos vão acordar hoje, pelo segundo dia consecutivo, sem Presidente, quando faltam contar os votos em quatro 'estados chave' -- Geórgia, Michigan, Nevada e Pensilvânia.

09h10 - Um dos temas que marcou a campanha foi a pandemia da Covid-19. Os Estados Unidos registaram na quarta-feira cerca de 100 mil infetados com o novo coronavírus, um novo máximo diário, aumentando o total de casos para 9.477.239. De acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins, o número de mortes por Covid-19 no país, desde o início da pandemia, subiu para as 233.650.

09h07 - Há 68 anos que este condado vota no vencedor das Presidenciais nos EUA. Há um condado norte-americano que votou sempre no vencedor em todas as eleições presidenciais nos Estados Unidos nas últimas décadas - desde 1952, ou seja, há 68 anos. Trata-se de Vigo County, uma região do estado do Indiana.

09h02 - Biden quase a atingir maioria dá esperança a imigrantes em Nova Iorque. A população etnicamente diversa de Nova Iorque, nos Estados Unidos mantém uma forte esperança pela vitória de Joe Biden, que parece mais próxima, e tenta tranquilizar-se depois de um dia de mais aflição sobre as eleições.

09h00 - Bom dia! Abrimos um registo para que acompanhe AO MINUTO todos os desenvolvimentos sobre as eleições dos Estados Unidos. Para recordar as incidências de ontem, clique aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório