Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: "Vão tentar roubar-nos as eleições", repete Trump, sem provas

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre as eleições nos Estados Unidos.

AO MINUTO: "Vão tentar roubar-nos as eleições", repete Trump, sem provas
Notícias ao Minuto

16:23 - 05/11/20 por Fábio Nunes

Mundo Eleições EUA

Os Estados Unidos continuam sem saber quem será o presidente que vai liderar os destinos da nação nos próximos quatro anos. A contagem dos votos prossegue, numa altura em que faltam apurar seis estados - Pensilvânia, Geórgia, Carolina do Norte, Arizona, Nevada e Alasca -, quatro dos quais serão decisivos para chegar ao número mágico: os 270 votos do colégio eleitoral que garantem a presidência dos Estados Unidos.

O caminho de Biden para os 270 votos eleitorais é mais curto e contempla um número mais amplo de opções. Tanto a CNN como o The New York Times colocam Biden à frente da corrida com 253 votos garantidos. 

Nesta altura, Joe Biden já é o candidato presidencial com mais votos na história dos Estados Unidos - contabiliza mais de 72 milhões de votos. O anterior recorde pertencia a Barack Obama, que em 2008 teve 69,4 milhões de votos. 

Os observadores externos que monitorizaram as eleições afirmaram que não têm qualquer evidência que sustente a tese de fraude eleitoral que tem sido defendida por Donald Trump e pela sua equipa de campanha

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre as eleições nos Estados Unidos.

1h26 - Termina aqui este registo de acompanhamento ao minuto das eleições nos Estados Unidos. 

1h20 - Faltam contabilizar menos de 10% dos 2,6 milhões de votos por correspondência na Pensilvânia, informa a CNN. Este estado pode dar a presidência a Joe Biden (tem 253 dos 270 votos do colégio eleitoral necessários) ou reacender a esperança de Trump na reeleição. 

00h55 - As projeções da CNN e do The New York Times mostram que Joe Biden continua a diminuir a diferença para Donald Trump nos estados-chave da Geórgia e da Pensilvânia.

Na Geórgia, sempre que têm sido atualizados os resultados da contagem dos votos, Biden tem reduzido a margem que Trump tem. Nesta altura é de menos de quatro mil votos - 0.1 pontos. Estão em jogo 16 votos do colégio eleitoral. 

Já na Pensilvânia, Trump tem uma vantagem de menos de 65 mil votos para o candidato democrata - 1 ponto. De recordar que esta quarta-feira chegou a ser superior a 10 pontos, mas os votos por correspondência estão a ajudar Trump a aproximar-se de Trump. 

00h31 - Donald Trump compareceu numa conferência de imprensa na Casa Branca para prosseguir com a sua retórica de fraude eleitoral, mas sem apresentar provas que sustentem as suas afirmações. "Se contarmos os votos legais, eu ganho facilmente. Se contarmos os votos ilegais, eles vão tentar roubar-nos as eleições", começou por dizer.

Também lançou duras críticas à votação por correspondência. "O voto por correspondência está a destruir o nosso sistema (...) Corrompe as pessoas mesmo que não sejam corruptas por natureza", atirou. 

23h41 - Antecipando o possível conteúdo das declarações de Trump, Joe Biden insistiu através do Twitter que "cada voto deve ser contado". "O povo não vai ser silenciado, intimidado nem vai render-se", escreveu o candidato democrata. 

23h39 - Donald Trump venceu nas regiões com mais casos de Covid-19, segundo um estudo da Associated Press que mostra como os eleitores estavam divididos quanto à forma como o governo lidou com a pandemia. A AP analisou o sentido de voto nos 376 condados com maior número de novos casos per capita e descobriu que em 93% desses condados venceu o candidato republicano.

23h28 - As perspetivas de reeleição de Trump estão a diminuir e já se sente isso na sua equipa. Um conselheiro do presidente revelou à CNN que a "matemática não está do nosso lado. Precisamos de um ato de Deus para alterar o rumo" da votação. 

23h23 - Joe Biden ganhou mais uma ronda de votos em Cumberland County, na Pensilvânia. Reduziu a margem de liderança de Trump para menos de 80 mil votos - 1.2 pontos, de acordo com o The New York Times. 

23h06 - Jovens democratas denunciaram à polícia a presença de elementos da milícia de extrema-direita 'Proud Boys' na manifestação republicana que pede o fim da contagem dos votos na cidade de Filadélfia, Pensilvânia.

23h05 - Os beneficiários dos direitos de autor da música 'YMCA' vão processar a campanha presidencial de Donald Trump por roubo de propriedade por ter utilizado sem autorização aquela música dos Village People. A queixa por uso indevido da música será feita "nos próximos dias" em França e nos Estados Unidos, anunciou Richard Malka, advogado dos beneficiários dos direitos de autor citado pela agência de notícias France Press (AFP).

23h03 - Manifestantes democratas e republicanos manifestam-se frente a frente junto ao centro de contagem de votos da cidade de Filadélfia, estado da Pensilvânia, separados por grades e agentes da polícia.

23h01 - O Facebook fechou hoje uma página criada por um grupo de apoiantes de Donald Trump que pedia a "suspensão da contagem" dos votos para evitar que os democratas "roubassem a votação".

22h57 - Donald Trump vai fazer uma declaração às 18h30 locais (23h30 em Portugal Continental). A sua primeira conferência de imprensa desde ontem, quando declarou vitória e falou em fraude eleitoral. Desde então o presidente só se tem manifestado através do Twitter e de um comunicado divulgado hoje pela sua campanha. 

22h52 - Eleitores jovens e mais velhos de Nova Iorque mostraram hoje à Lusa insatisfação pelo processo eleitoral e pelas "mentiras" dos principais candidatos, Joe Biden e Donald Trump.

22h48 - A secretária de estado da Pensilvânia, Kathy Boockvar, afirmou que todos os boletins de votos serão contabilizados até esta sexta-feira. Numa conferência de imprensa que serviu para atualizar o processo de contagem dos votos na Pensilvânia, Boockvar defendeu que qualquer dos métodos escolhidos para votar este ano "são seguros". 

22h41 - Na Geórgia, onde já foram contabilizados 98% dos votos, Biden continua a reduzir a diferença para Trump. Pela primeira vez esta quinta-feira, a vantagem do candidato republicano é inferior a 10 mil votos - 0.2 pontos. 

21h23 - Joe Biden fez uma breve declaração aos jornalistas após os dois briefing que teve esta tarde, um sobre a pandemia de coronavírus nos Estados Unidos e outro sobre o estado da economia norte-americana. O candidato democrata voltou a mostrar-se confiante com o ponto de situação das eleições nesta altura. "Eu e a senadora Kamala Harris estamos confiantes que vamos ganhar", disse.

"Todos os votos devem ser contados. É assim que deve ser. Por vezes a democracia é complicada", realçou Biden numa referência à demora no processo de contagem dos votos. 

21h11 - Continua a cair a diferença de Biden para Trump na Pensilvânia. A projeção do The New York Times indica que Biden está a 1.5 pontos do candidato republicano. 

20h45 - Um responsável das eleições no estado do Arizona afiançou que a prioridade é garantir que todos os votos são contados. "O problema que temos na Geórgia é... que está a ser uma votação disputada. Há outros estados que têm mais votos para contar do que o nosso, mas a margem é maior, por isso ninguém quer saber", salientou Gabriel Sterling numa conferência de imprensa. 

"Estas eleições muito disputadas requerem que sejamos diligentes e que façamos tudo bem", acrescentou Sterling. 

20h14 - Depois de dias de contagem de votos, os trabalhadores das eleições no estado da Geórgia concluíram a contabilização dos votos por correspondência de Fulton County, o condado com a população mais elevada da Geórgia, revela o The New York Times. 

20h12 - O Arizona vai ter uma "boa indicação" dos resultados finais da votação amanhã, referiu a secretária de estado do Arizona, Katie Hobbs, durante o programa 'CBS This Morning'. Hobbs acrescentou que faltam contar menos de 450 mil votos, a maioria dos quais do condado de Maricopa, o condado com maior número de habitantes do Arizona. 

19h59 - A líder da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, mostrou-se agradada com o desfecho das eleições para o Congresso. Isto apesar das perdas que o Partido Democrata sofreu, o que significa que a maioria na câmara mais baixa do Congresso será menor. Segundo a CNN, Pelosi frisou que "esta foi uma grande vitória", referindo-se à disputa pela presidência, que não está ainda decidida, mas com Biden próximo da Casa Branca.

"Não ganhámos todas as batalhas, mas vencemos a guerra", sublinhou Nancy Pelosi

19h38 - Biden e Kamala Harris estão a participar num briefing sobre a pandemia de coronavírus nos Estados Unidos em Wilmington. Ambos testaram negativo para o vírus hoje. 

18h55 - Uma juíza do Michigan indeferiu uma ação judicial interposta pela campanha de Trump que pedia a paragem imediata da contabilização dos votos, avança a CNN. A campanha de Trump justificou este pedido com o facto de que os seus representantes não estavam a ter acesso "substancial" à contagem dos boletins de voto. 

A juíza Cynthia Stephens mostrou-se cética face à falta de provas admissíveis e não escondeu a exasperação relativamente a este processo interposto pela campanha de Trump. "Todos aqui procuram ter um processo de eleição justo e completo", frisou a juíza. 

18h44 - À medida que continua a contagem de votos, Donald Trump prossegue com a retórica de ilegitimidade destas eleições. Esta quinta-feira a sua campanha divulgou um comunicado, todo ele escrito em caixa alta, no qual Trump volta a fazer afirmações insustentadas sobre fraude eleitoral. 

"Se contarem os votos ilegais e tardios, podem roubar-nos a eleição!", referiu Trump.

18h37 - A secretária de estado da Pensilvânia, Kathy Boockvar, disse à CNN que pode ser possível saber ainda hoje quem ganhou a votação para a presidência no estado. A Pensilvânia é o estado que gera maior expetativa, pois os seus 20 votos dos grandes eleitores podem desde logo dar a vitória a Biden (tem 253 votos do colégio eleitoral) ou ajudar Trump a reduzir significativamente a diferença para o candidato democrata e voltar a ficar mais próximo da reeleição (tem 214 votos do colégio eleitoral). 

18h26 - A liderança de Trump na Geórgia diminuiu em mais de 13 mil votos esta quinta-feira, adianta o NYT. Faltam contabilizar cerca de 50 mil votos neste estado e Joe Biden está a recuperar terreno. 

18h04 - Um juiz da Geórgia indeferiu hoje uma ação judicial da candidatura de Donald Trump, que tinha pedido para travar a contagem de votos por correspondência, como também já fez no Nevada. Os funcionários eleitorais do condado testemunharam, perante o tribunal, que todos os 53 boletins foram recebidos dentro do prazo.

17h46 - A responsável de campanha de Joe Biden, Jen O'Malley Dillon, mostra-se confiante na vitória mas pede paciência enquanto são contabilizados os votos. 

"Acho que a estória deste dia vai ser muito positiva para o vice-presidente, mas também é uma estória na qual as pessoas precisam de manter-se pacientes e calmas. A contagem está a acontecer, vai levar tempo", disse O'Malley Dillon. "Estamos absolutamente confiantes que Joe Biden vai ser o próximo presidente dos Estados Unidos", acrescentou. 

17h11 - Já foram contabilizados mais votos no estado do Nevada e Joe Biden aumentou a sua vantagem para Donald Trump. Por agora, a vantagem de Biden subiu para um ponto, de acordo com as projeções dos meios norte-americanos. Estão em jogo seis votos do colégio eleitoral. 

16h59 - As projeções da CNN e do The New York Times indicam que as vantagens que Donald Trump tem nos estados da Geórgia e da Pensilvânia estão a encolher. Trump tem uma vantagem de 0.3 pontos na Geórgia quando estão contabilizados 98% dos votos. Já na Pensilvânia a diferença do presidente para Biden é agora de 1.9 pontos (foram contados 92% dos votos). Ontem chegou a ser superior a 10 pontos. 

16h47 - A Rússia considerou hoje que as tensões à volta das presidenciais nos Estados Unidos mostram as "deficiências óbvias" do sistema eleitoral norte-americano, adiantando esperar que a crise não leve a "distúrbios em massa".

16h23 - O Nevada, que surpreendentemente tornou-se um estado-chave nestas eleições, anunciou que vai divulgar mais resultados da contagem de votos durante a tarde desta quinta-feira, segundo o The New York Times. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório