Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Ataque em Viena. Áustria foi informada de tentativa de compra de munições

Os serviços de informação austríacos (BVT) foram informados pela Eslováquia sobre uma tentativa de compra de munições pelo autor do ataque que provocou quatro vítimas mortais e 22 feridos na segunda-feira em Viena, anunciou hoje o ministro do Interior.

Ataque em Viena. Áustria foi informada de tentativa de compra de munições
Notícias ao Minuto

15:57 - 04/11/20 por Lusa

Mundo Áustria

"No decurso das últimas horas, surgiram informações demonstrando que, antes do ataque terrorista, os serviços secretos eslovacos informaram o BVT sobre o atacante. Indicaram que estava a procurar munições", declarou Karl Nehammer em conferência de imprensa.

Em simultâneo, Nehammer acusou o seu antecessor de extrema-direita de ter prejudicado seriamente a atuação do BVT, já que as investigações sobre o atentado de Viena demonstram diversas falhas.

Um comunicado das forças de segurança eslovacas revelou que a polícia deste país informou no verão passado as autoridades austríacas de que o autor do atentado de segunda-feira tentou comprar munições numa loja de armamento eslovaca, aparentemente sem a correspondente autorização.

"A polícia eslovaca obteve informação no verão de que os suspeitos procedentes da Áustria tentaram comprar munições no nosso território", informa a mensagem pública das forças de segurança eslovacas.

O autor do atentado, de 20 anos, foi abatido na noite de segunda-feira pela polícia no centro de Viena.

O jovem tinha dupla nacionalidade, austríaca e da Macedónia do Norte, e foi posto em liberdade condicional em dezembro passado após cumprir parte de uma pena de 22 meses de prisão por ter tentado viajar para a Síria e juntar-se às fileiras da organização 'jihadista' Estado Islâmico (EI).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório