Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Trump à frente no Colégio Eleitoral com 24 votos contra 16 de Biden

O presidente norte-americano, Donald Trump, lidera a contagem dos votos do Colégio Eleitoral, com 24 votos contra 16 do seu rival democrata, Joe Biden, segundo projeções da imprensa dos EUA.

Trump à frente no Colégio Eleitoral com 24 votos contra 16 de Biden
Notícias ao Minuto

01:08 - 04/11/20 por Lusa

Mundo Eleições EUA

Trump, que concorre pelo Partido Republicano à sua reeleição, adicionou mais cinco delegados da Virgínia Ocidental, além dos 11 do Indiana e oito do Kentucky.

Já o candidato democrata e antigo vice-presidente de Barack Obama conquistou os 13 delegados da Virgínia, a que somam três de Vermont.

O Colégio Eleitoral é um corpo de 538 delegados que elegem estados com base na sua população. O candidato vencedor em cada estado, mesmo por um único voto, contabiliza todos os delegados.

O candidato que atingir 270 vence as eleições.

Nenhum destes resultados é uma surpresa, uma vez que repetem a mesma votação que em 2016, embora nessa altura a Virgínia tenha sido disputada até mais tarde da contagem dos votos.

Neste momento, os votos estão a ser contados nas Carolinas (do Sul e do Norte), Florida, Geórgia, Ohio e New Hampshire.

Desses estados, a Florida, a Geórgia e a Carolina do Norte são considerados estados chave, uma vez que os seus resultados poderiam fazer pender o equilíbrio da entrega da Casa Branca a um ou a outro candidato.

Outros estados decisivos incluem a Pensilvânia, Michigan, Wisconsin, Carolina do Norte, Arizona e Texas.

Embora as eleições estivessem marcadas para terça-feira, a maioria dos eleitores exerceram o seu direito nas últimas semanas através da votação antecipada por correio ou pessoalmente, devido à pandemia de covid-19.

De acordo com o Projeto Eleitoral Americano da Universidade da Florida, mais de 101 milhões de pessoas tinham votado antes de terça-feira, o que representa 73,4% da afluência às urnas em 2016.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório