Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Liberdade de expressão cria polémica entre François Legault e Trudeau

O primeiro-ministro do Quebeque relançou hoje uma polémica com o chefe do governo canadiano sobre os limites da liberdade de expressão, ao revelar um telefonema do presidente francês a agradecer-lhe a "posição clara" sobre o assunto.

Liberdade de expressão cria polémica entre François Legault e Trudeau
Notícias ao Minuto

22:44 - 03/11/20 por Lusa

Mundo Polémica

"Eu, já o disse claramente ontem [segunda-feira], não estou de acordo com as reservas de Justin Trudeau quando se trata de condenar sem qualquer espécie de reserva o que se passou em França", declarou François Legault, durante uma conferência de imprensa, citado pela agência France-Presse (AFP).

O chefe do executivo do Quebeque avançou que Emmanuel Macron lhe telefonou hoje de manhã, para lhe agradecer a tomada de "posição clara" sobre a liberdade de expressão, depois de ter dado o seu apoio ao presidente francês, que defendeu fortemente o direito à caricatura.

Distanciando-se de Macron, Trudeau tinha defendido na semana passada um uso prudente da liberdade de expressão, sublinhando que esta "não é ilimitada" e que não deve "ferir de forma arbitrária e inútil" algumas comunidades.

Estas declarações de Trudeau, subsequentes à decapitação, em 16 de outubro, por um islamita, de um professor francês, Samuel Paty, que tinha mostrado aos alunos caricaturas de Maomé, suscitaram críticas de várias formações políticas no Canadá.

"É verdade que alguns dirigentes políticos receiam o terrorismo e que, perante a chantagem de certos grupos religiosos radicais, estão prontos para fazerem concessões que não são razoáveis", disse Legault.

"A nação do Quebeque tem valores", acrescentou, mencionando a "liberdade de expressão", a "laicidade" e a "língua francesa".

Insistindo, acrescentou: "Não é verdade que, em nome do multiculturalismo, os vamos colocar de lado e fazer compromissos exagerados".

Antes, Justin Trudeau tinha lembrado que tinha apresentado as suas condolências ao povo francês e que esperava falar em breve com Macron.

"Nós vamos defender sempre a liberdade de expressão", afirmara Trudeau, realçando que o Canadá e a França eram "grandes aliados".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório