Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

EUA: Justin Trudeau critica gestão da pandemia no dia da votação

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, criticou hoje a gestão da pandemia de covid-19 da administração de Donald Trump, salientando que as eleições presidenciais norte-americanas podem alterar a "trajetória" da pandemia nos Estados Unidos.

EUA: Justin Trudeau critica gestão da pandemia no dia da votação
Notícias ao Minuto

18:09 - 03/11/20 por Lusa

Mundo Eleições EUA

Em declarações a uma estação de rádio de Vancouver (Canadá), Trudeau sublinhou a possibilidade de se mudar a trajetória da covid-19 se os Estados Unidos adotarem uma atitude diferente.

"Mas nada vai acontecer de forma rápida e precisamos de continuar a ter muito cuidado e colocar a segurança dos canadianos como prioridade em todas as nossas decisões em relação à fronteira", afirmou.

As declarações de Trudeau surgem no dia em que milhões de norte-americanos estão hoje a votar nas eleições presidenciais para determinar qual será o próximo inquilino na casa Branca entre 2021 e 2025, com o atual chefe de Estado, o republicano Trump, a ter como adversário o candidato democrata, Joe Biden.

A gestão da pandemia do novo coronavírus converteu-se num dos principais temas da campanha eleitoral norte-americana, com Trump a afirmar repetidas vezes que a doença tem estado controlada, apesar dos dados que dão conta de um aumento das infeções.

Biden, por seu lado, tem afirmado que se fosse Presidente teria tomado medidas mais estritas para combater a covid-19.

Os Estados Unidos são o país com maior número de infeções confirmadas no mundo, com 9,3 milhões, e de mortes, com mais de 231 mil.

As autoridades canadianas já manifestaram receios de que a situação nos Estados Unidos afete a gestão da pandemia no Canadá, pelo desde março que mantém encerrada a longa fronteira entre os dois países a todos as viagens não essenciais para o comércio.

A este propósito, nas declarações à rádio de Vancouver, Trudeau sublinhou que o Canadá está a planear as futuras relações com os Estados Unidos "para qualquer cenário".

"O Canadá está sempre consciente e mantém-se a par do que sucede com o nosso maior parceiro comercial. Estamos a preparar-nos para qualquer cenário, a estudar diferentes plataformas e posições para estarmos seguros de que seremos capazes de defender os valores e interesses canadianos sem nos importarmos com o que passará hoje", assinalou.

No entanto, Trudeau frisou que as relações comerciais com os Estados Unidos constituem uma das suas maiores preocupações.

"No comércio, devemos continuar a manter o acesso ao mercado norte-americano, a assegurar que defenderemos os empregos dos trabalhadores canadianos. Devemos também assegurar uma fluidez de produtos sem problemas através da fronteira, mesmo em tempos de covid-19", terminou Trudeau.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório