Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Total de 575 migrantes resgatados da costa da Líbia numa semana

Um total de 575 migrantes foram resgatados na costa oeste da Líbia, no mar Mediterrâneo, no espaço de uma semana, disse hoje a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Total de 575 migrantes resgatados da costa da Líbia numa semana
Notícias ao Minuto

15:52 - 03/11/20 por Lusa

Mundo OIM

"A guarda costeira da Líbia resgatou 443 migrantes entre 27 de outubro e 02 de novembro" e, "na manhã de terça-feira [hoje], outros 132 migrantes foram intercetados no Mediterrâneo e levados de volta para a base naval de Trípoli", detalhou a OIM, em comunicado hoje divulgado.

A organização não especificou a localização exata do naufrágio ou a nacionalidade dos migrantes resgatados.

Apesar da violência persistente na Líbia desde a queda do regime de Muammar Kadafi, em 2011, o país continua a ser um importante ponto de passagem para os migrantes que fogem da instabilidade de outras partes de África e do Médio Oriente para tentar a sorte na Europa.

As agências da ONU e as organizações não governamentais denunciam regularmente o reenvio para a Líbia de migrantes intercetados no mar, referindo que a situação caótica do país não permite considerar o destino como "um porto seguro".

As organizações humanitárias deploram, além disso, as condições deploráveis existentes nos centros de detenção onde são mantidos os migrantes.

Contrabandistas e traficantes aproveitam o caos que reina neste país mediterrânico, localizado a cerca de 300 quilómetros da costa italiana e hoje dividido entre duas potências rivais: o Governo de Unidade Nacional (GNA), reconhecido pela ONU e com sede em Trípoli, e as autoridades orientais aliadas ao marechal Khalifa Haftar. , que conta com o apoio de uma parte do parlamento eleito e do seu presidente.

Desde janeiro, cerca de 10.000 migrantes foram intercetados no mar e levados de volta à Líbia pela guarda costeira e, de acordo com a OIM, pelo menos 500 migrantes morreram este ano no Mediterrâneo central.

No entanto, a organização teme que o número de facto de vítimas seja muito maior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório