Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Estados Unidos anunciam nova venda de armas a Taiwan

Os Estados Unidos anunciaram hoje uma nova venda de armas a Taiwan, por um valor estimado em 2,4 mil milhões de dólares (2,03 milhões de euros), enquanto Pequim protesta contra uma venda semelhante divulgada recentemente.

Estados Unidos anunciam nova venda de armas a Taiwan
Notícias ao Minuto

23:52 - 26/10/20 por Lusa

Mundo Estados Unidos

No mesmo dia em que a China anunciou sanções contra empresas americanas envolvidas na venda a Taiwan de baterias da última geração de defesa costeira, o Departamento de Estado disse ter aprovado a venda de outras 100 baterias da geração anterior.

A nova transação contempla 100 sistemas de defesa costeira Harpoon Coastal Defense Systems (HCDS), que podem incluir até 400 mísseis RGM-84L-4, com um alcance máximo de 125 quilómetros.

Estes mísseis, fabricados pela divisão de defesa da Boeing, podem ser estacionados em plataformas fixas ou montados em camiões.

Enquanto a República Popular da China considera Taiwan como uma das suas províncias e ameaça utilizar a força, no caso de uma declaração formal de independência ou intervenção externa, os Estados Unidos querem dar a Taiwan uma capacidade de defesa credível contra uma potencial invasão pelo exército chinês.

Washington, que fez da luta contra a influência da China na região da Ásia-Pacífico uma prioridade, acelerou as vendas de armas à ilha nos últimos anos.

Taiwan fechou recentemente um contrato de compra massiva de 66 caças F-16 de nova geração, tem baterias de defesa antiaérea Patriot e pediu também aeronaves não tripuladas MQ9 Reaper.

Na quarta-feira passada, Washington anunciou uma primeira série de contratos no valor de 1,8 mil milhões de dólares (1,5 mil milhões de euros), incluindo 135 mísseis de defesa costeira da nova geração Slam-ER, que, ao contrário do Harpoon, têm um alcance superior à largura do Estreito de Taiwan, que separa a ilha da China.

Pequim apelou pela primeira vez aos Estados Unidos na semana passada para "cancelar" a venda, "para evitar mais danos nas relações" entre os dois países.

Taiwan tem uma população de cerca de 23 milhões de habitantes e tem sido governado durante 75 anos por um regime que se refugiou no território depois de os comunistas tomarem o poder na China continental, durante a guerra civil chinesa.

O território tem a sua própria bandeira e moeda, mas não é reconhecido como um Estado independente pela ONU.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório