Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Sindicatos britânicos denunciam "más práticas" laborais na Amazon

Dois sindicatos pediram hoje ao Governo britânico para pressionar a gigante tecnológica norte-americana de e-commerce Amazon no sentido de melhorar as condições de trabalho dos funcionários da empresa no Reino Unido.

Sindicatos britânicos denunciam "más práticas"  laborais na Amazon
Notícias ao Minuto

22:10 - 12/10/20 por Lusa

Tech Amazon

De acordo com um relatório divulgado hoje, citado pela agência France-Presse (AFP), os sindicatos TUC e GMB denunciaram os "abusos" da gigante tecnológica conta os "direitos dos trabalhadores" no Reino Unido, apontando, em particular, "condições perigosas de trabalho", metas de produtividade irrealistas e ainda funcionários que estão a ser vigiados.

"O Governo central britânico e os governos descentralizados devem responsabilizar a Amazon e garantir que o modelo de negócios [da empresa] não prejudique os trabalhadores", explicita o documento.

Segundo este estudo, o executivo britânico e os diferentes governos descentralizados concederam à Amazon cerca de 693 milhões de libras (aproximadamente 697 milhões de euros) em contratos públicos entre 2015 e 2020.

"O Governo [do Reino Unido] tem de usar o seu poder de cliente para garantir que os trabalhadores são tratados com dignidade e recebem um salário que lhes permita viver", explicitou a secretária-geral do TUC, Frances O'Grady, acrescentando que "os contratos públicos não devem recompensar as más práticas no mundo do trabalho".

A secretária-geral deste sindicato também disse, em declarações à agência de notícias britânica, que a legislação sobre o emprega, que ainda não foi debatida pela segunda vez na Câmara dos Comuns, era uma "oportunidade de ouro" para o Governo mudar o acordo em termos salariais e direitos dos trabalhadores.

Contactado pela AFP, o porta-voz da Amazon disse que a empresa é "um lugar seguro para trabalhar".

"Os nossos detratores parecem determinados em pintar uma imagem falsa do que significa trabalhar para a Amazon", acrescentou, considerando ainda, que as acusações feitas são recorrentes e "sensacionalistas".

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório