Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

UE, ONU e Igreja pedem eleições pacíficas na Bolívia

A União Europeia (UE), as Nações Unidas (ONU) e a Igreja Católica da Bolívia apelaram hoje para que a campanha e as eleições presidenciais no país decorram pacificamente, depois dos atos de violência que marcaram os últimos dias.

UE, ONU e Igreja pedem eleições pacíficas na Bolívia
Notícias ao Minuto

15:17 - 07/10/20 por Lusa

Mundo Bolívia

Num comunicado conjunto, as três entidades alertam para o "clima de tensão e confrontação política" no país, depois de incidentes nos últimos dias envolvendo agressões a candidatos, confrontos entre militantes de diferentes partidos e assédio a um responsável da comissão eleitoral.

No texto, enumeram "progressos importantes no processo eleitoral boliviano", mas alertam contra a "confrontação política e crescente violência entre diferentes representações políticas e contra os meios de comunicação".

"Fazemos um apelo urgente a todos os atores políticos, em particular aos candidatos e seus militantes e simpatizantes, para que contribuam para um clima de paz e tolerância, que deve primar neste momento tão decisivo e histórico para a vida democrática do país", frisam.

Evocando "os grandes desafios que enfrenta a democracia boliviana", UE, ONU e Igreja realçam que "a capacidade de diálogo e concertação deve ser o instrumento primordial para, num ambiente de unidade e respeito, resolver a conflitualidade e superar a polarização política".

O apelo junta-se a posições no mesmo sentido tomadas pela comissão eleitoral, pelo Supremo Tribunal e pela Provedoria.

O Ministério do Interior anunciou por seu lado um plano de contingência para a polícia que prevê patrulhas especiais para impedir confrontos entre militantes.

A Bolívia elege a 18 de outubro o Presidente, vice-presidente, senadores e deputados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório