Síria: Pelo menos 14 mortos em explosão de carro armadilhado

Pelo menos 14 pessoas, a maioria das quais civis, morreram hoje na sequência da explosão de um carro armadilhado na cidade controlada pela Turquia de al-Bab, na Síria, anunciou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

siria bandeira

© iStock

Lusa
06/10/2020 14:12 ‧ 06/10/2020 por Lusa

Mundo

ONG

A explosão aconteceu perto de uma estação de autocarros e provocou também pelo menos 40 feridos, alguns dos quais estão em estado grave, acrescentou aquela organização não-governamental (ONG).

A Turquia controla, através de grupos armados sírios que apoia, vastos territórios no nordeste da Síria depois de várias ofensivas realizadas neste setor para expulsar milicianos curdos e 'jihadistas'.

O ataque ainda não reivindicado, mas incidentes de segurança semelhantes têm acontecido na cidade desde que foi tomada por tropas turcas do grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI), em 2017.

A cidade, localizada a cerca de 40 quilómetros a nordeste de Alepo, a segunda maior da Síria, foi um dos principais redutos do "califado" estabelecido pelo EI antes da sua queda, em março de 2019, após uma ofensiva das forças curdas apoiadas pelos Estados Unidos.

Há cerca de três semana, Al-Bab foi palco de outro ataque, quando um funcionário do Crescente Vermelho turco foi morto e outro ficou ferido durante um atentado a um veículo da organização de ajuda humanitária no norte da Síria.

Homens armados e com máscaras, que vestiam roupas camufladas, viajavam em dois carros sem matrículas e atacaram o veículo do Crescente Vermelho quando este passava por Al-Bab, disse a ONG em comunicado.

Iniciado em 2011 com a repressão das manifestações pró-democracia, o conflito na Síria tornou-se mais complexo ao longo dos anos, com a intervenção de várias potências estrangeiras, sendo que a guerra no país já provocou mais de 380.000 mortes.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas