Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Netanyahu acusa Hezbollah de guardar armamento perto de combustível

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse hoje que o Hezbollah do Líbano está a guardar armamento em áreas próximas de combustível armazenado em Beirute, capital libanesa, que poderá causar uma "nova tragédia" se explodir.

Netanyahu acusa Hezbollah de guardar armamento perto de combustível
Notícias ao Minuto

19:59 - 29/09/20 por Lusa

Mundo Beirute

A denúncia foi feita durante o discurso de Netanyahu na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), transmitido a partir de Jerusalém.

Netanyahu apresentou um mapa que, de acordo com o chefe do Governo israelita, confirma a existência de um "depósito de armas secretas" nos subúrbios da capital libanesa, um reduto xiita e que está perto do Aeroporto Internacional de Beirute.

As Forças Armadas de Israel identificaram mísseis de precisão, prosseguiu Netanyahu, em discurso citado pela agência France-Presse (AFP).

O primeiro-ministro de Israel disse recear uma "nova tragédia" em Beirute, com contornos semelhantes aos da explosão no porto da cidade, em 04 de agosto, que provocou a morte a mais de 190 pessoas e feriu mais de 6.500.

Zonas inteiras da capital foram devastadas e mais de 85.000 instalações, incluindo habitações, hospitais e escolas, ficaram danificadas.

Enquanto discursava para os restantes Estados-membros da ONU, Netanyahu especificou que o armamento do Hezbollah estava a "um metro" de uma "empresa de gás" e a cerca de 50 metros "de uma bomba de gasolina".

O primeiro-ministro israelita aproveitou para dizer que tanto o Irão como o Hezbollah vão colocar os libaneses "em grave perigo deliberadamente".

Israel e o Líbano estão, tecnicamente, em guerra. A fronteira comum a ambos os países é patrulhada por uma força destacada das Nações Unidas. Os incidentes entre os dois lados são esporádicos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório