Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Japan Airlines vai abolir a expressão "senhoras e senhores" dos voos

Anúncios e cumprimentos passarão a ser feitos com linguagem neutra.

Japan Airlines vai abolir a expressão "senhoras e senhores" dos voos
Notícias ao Minuto

12:44 - 29/09/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Inclusão

A Japan Airlines informou que vai acabar com a expressão "ladies and gentlemen" ("senhoras e senhores") nos anúncios em inglês feitos a bordo do avião, num passo simbólico de apoio à inclusão num país onde os ativistas ainda lutam para combater os preconceitos de género.

Os anúncios em japonês continuam exatamente iguais, uma vez que a língua não utiliza cumprimentos com especificidade de género.

De acordo com o New York Times, a decisão parece ser inédita numa companhia aérea japonesa.

Um porta-voz da empresa, Mark Morimoto, indicou esta terça-feira que os cumprimentos e anúncios em inglês, sejam feitos no aeroporto ou dentro do avião, passarão a usar linguagem neutra a partir de quinta-feira. "Queremos ser uma empresa onde possamos criar uma atmosfera positiva e tratar toda a gente, incluindo os nossos clientes, com respeito", disse o responsável, através de email enviado à publicação.

O passo simbólico da companhia aérea japonesa é especificamente dedicado a passageiros estrangeiros, uma vez que o país mantém leis conservadoras, não sendo ainda permitido, por exemplo, o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório