Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Covid-19: Espanha com mais 31 mil casos e 168 mortes desde sexta-feira

Autoridades de Saúde espanholas indicam que o número de novos casos contabilizados é de 31.428, o número mais alto notificado a uma segunda-feira, ou seja, referente a todo o fim de semana.

Covid-19: Espanha com mais 31 mil casos e 168 mortes desde sexta-feira
Notícias ao Minuto

17:28 - 21/09/20 por Anabela Sousa Dantas com Lusa

Mundo Covid-19

O Ministério da Saúde espanhol reporta um acréscimo de 31.428 casos de contágio desde sexta-feira, o número mais alto notificado a uma segunda-feira durante esta segunda vaga (quando os números não são atualizados ao fim de semana). O número total de casos de pessoas com diagnóstico positivo confirmado pelo teste PCR é agora de 671.468 desde o início da pandemia em Espanha, o maior número acumulado de casos na Europa.

As autoridades sanitárias registaram, ainda, a morte de 168 pessoas desde sexta-feira, segundo o reportado pelas comunidades. Em termos globais, Espanha já contabiliza 30.663 mortes desde o início da crise pandémica.

A região de Madrid é mais impactada pela doença, com 794 casos notificados nas últimas 24 horas (registou 11.991 casos nos últimos três dias, 38% do total notificado hoje), sendo seguida pelo País Basco, com 368, e por Navarra, com 362.

A Espanha é um dos países do mundo mais atingido pelo novo coronavírus e a sua capital, Madrid, é neste momento um dos epicentros da doença, com uma taxa de infeção de mais de 680 pessoas por 100.000 habitantes em duas semanas. O Governo regional de Madrid decidiu restringir, a partir de hoje, a liberdade de movimentos a mais de 850.000 pessoas, 13% dos seus habitantes, de zonas da cidade onde houve um grande aumento dos contágios.

O galopante aumento de casos no país, nas últimas semanas, levou o primeiro-ministro socialista espanhol e a presidente de direita da região de Madrid a chegar hoje a acordo para reforçar a colaboração na "luta epidemiológica, não ideológica".

Pedro Sánchez sublinhou esta ideia depois de vários meses em que pede a união de todos na luta contra a pandemia e censura a posição muito crítica sobre o combate à pandemia feita pelas formações de direita, entre elas a do Partido Popular, do qual faz parte a presidente da comunidade autónoma de Madrid, Isabel Díaz Ayuso.

Sublinhe-se que o número de casos de contágio reportados são sempre sujeitos a modificação, uma vez que o país atualiza dados de forma retroativa. O número global de infeções diárias (que hoje são  31.428) integra registos ocorridos nos últimos dias, cuja comunicação pelas administrações regionais de saúde é feita em dias não coincidentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório