O britânico Rob Rennie acredita que pescou o maior tubarão alguma vez apanhado do Reino Unido, mas decidiu libertar o animal, com mais de três metros e um peso entre os 360 e 500 quilos, por não ser seguro trazê-lo na sua embarcação de 10 metros e por não o querer matar.
Se o momento não tivesse sido filmado, possivelmente, ninguém acreditaria no pescador, de 49 anos. Nas imagens vê-se um grupo de cinco amigos, do País de Gales, a pescar. A certa altura, a cana de pesca começa a dobrar e vê-se Rob com dificuldade em puxar o ‘peixe’ para cima.
Quando este vem à tona de água, vê-se um tubarão anequim com um tamanho verdadeiramente assustador que, de acordo com os amigos, supera o atual recorde britânico batido em 1970, com a pesca de um tubarão com cerca de 300 kg.
“O meu palpite é que tinha mais de 3.3 metros e pesava entre 360 a 500 kg. Era tão grande que não o conseguíamos puxar. Tivemos de navegar até ele”, disse Rob ao Daily Mail.
Apesar de não ter trazido o tubarão para terra, o britânico espera que as imagens sejam suficientes para lhe atribuir o recorde.
“Antigamente, reivindicar um recorde significava matar o tubarão, o que não queríamos fazer de todo. Ainda assim, espero que possamos reivindicar o recorde, com base na confiança na honestidade do capitão”, atirou.
Ainda segundo o Daily Mail, os anequins são a espécie de tubarão mais rápida do mundo e estão classificados com ameaçados de extinção.