Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Ano letivo? Europa em momento decisivo. Nova subida no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: Ano letivo? Europa em momento decisivo. Nova subida no Brasil
Notícias ao Minuto

15:31 - 15/09/20 por Mafalda Tello Silva

Mundo Covid-19

Portugal ultrapassou, esta terça-feira, os 65 mil casos de Covid-19 (65.021) desde o início da pandemia, sendo que, nas últimas 24 horas, foram registados mais 425 infetados. Quanto ao número de mortos, foram reportados mais quatro óbitos, de ontem para hoje, elevando o número total de vítimas mortais associadas ao novo coronavírus, no país, para 1.875.

No dia em que o estado de contigência foi alargado a todo o Continente, o plano de recuperação de Portugal também marcou a atualidade, com o primeiro-ministro a discursar, esta manhã, na sessão de balanço da consulta pública da 'Visão Estratégica para o Plano de Recuperação 2020/2030', documento com as prioridades para a saída da crise e que será sobretudo financiado por fundos europeus.

No fim da apresentação de Costa e Silva, António Costa defendeu que, com este plano, o país dispõe "de uma visão ampla, arejada, alargada, informada e culta para os próximos 10 anos"

No total, pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 929.391 mortos e mais de 29,3 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito hoje pela agência francesa AFP. Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo: 

00h00 - Termina aqui o registo desta terça-feira. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no resto do mundo. E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h58 - O Brasil vai duplicar, para 10 mil, o número de voluntários na terceira fase de testes clínicos da vacina desenvolvida pelo laboratório anglo-sueco AstraZeneca e pela universidade britânica de Oxford, informou hoje o regulador de saúde brasileiro.

23h51 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje, durante a habitual teleconferência, que a Europa entrou num momento decisivo no combate à Covid-19 com o aumento do número de casos, o início do ano letivo e a chegada em breve do outono. O diretor da unidade de Situações de Emergência da OMS, Michael Ryan, defendeu estar na altura de parar de "perseguir quimeras" e tomar decisões duras para proteger os mais vulneráveis e manter os jovens na escola, mesmo que isso signifique fazer sacrifícios. 

23h41 - O Presidente da República disse hoje temer que a perceção da sociedade sobre o 13 de outubro, em Fátima, com 50 mil pessoas, seja menos positiva do que a das autoridades envolvidas, perante o aumento de infetados por Covid-19.

"Deus queira que eu me engane relativamente ao facto de se entender que 50 mil pessoas, no dia 13 de outubro, é uma realidade. Não é que [esse número] não respeite as regras sanitárias (...), não é que não revele um grande esforço de organização. Mas quanto à perceção que tem a sociedade portuguesa, relativamente ao momento vivido, e ao que significa, no momento vivido, [a presença de] 50 mil pessoas", sublinhou.

23h39 - Números voltam a subir no Brasil. Nas últimas 24 horas, o Brasil reportou mais 36.653 contágios e 1.113 mortos devido ao novo coronavírus. Com a atualização desta terça-feira, o Brasil passa a somar, desde o início da pandemia, 4,382.263 casos confirmados e 133.119 óbitos associados à Covid-19. 

23h20 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou hoje seis indicações fundamentais para as crianças e jovens que já começaram o ano letivo neste contexto de pandemia da Covid-19. De lavar as mãos ao distanciamento social, reveja as 'regras de ouro' aqui

22h43 - Desde o início da pandemia, que, nos Estados Unidos, foram registadas 549.432 crianças infetadas com o novo coronavírus. A informação foi divulgada, esta terça-feira, pela American Academy of Pediatrics e pela Children's Hospital Association. De acordo com o relatório, nos últimos 15 dias registou-se um aumento de novos casos em menores no país.

22h28 - Após ter sido noticiado hoje que o ministro da Saúde irlandês estava infetado com o novo coronavírus levando o Governo e o Parlamento a fecharem portas, o próprio, Stephen Donnelly,  afirmou que não testou positivo para a Covid-19, em declarações adiantadas à RTE, a televisão pública da Irlanda. 

Após a confirmação do governante, o Executivo voltou ao trabalho e o hemiciclo também retomou a agenda que fora suspendida. Thomas Byrne, ministro dos Assuntos Europeus, é o único responsável que permanece em isolamento devido a uma "leve tosse". 

22h11 - Pelo menos sete mortos após surto de Covid-19 em casamento no estado de Maine, nos EUA. O foco já infetou 175 pessoas em Maine, onde, até ao momento, apenas tinham sido registados cinco mil casos de Covid-19 desde de maio, graças aos esforços da comunidade para travar a propagação do vírus.

21h51 - A Irlanda registou hoje o maior número de casos diários desde maio. Nas últimas 24 horas, segundo as autoridades de saúde locais citadas pelo The Guardian, foram identificados mais 357 infetados no país. Na última semana, a Irlanda tinha registado, em média, 203 novos casos de Covid-19 por dia. 

21h49 - O líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, voltou hoje a abordar as mortes de idosos portugueses com Covid-19, dizendo que o Governo "está a agir tarde" na resposta nos lares e a apoiar equipamentos e pessoas "com pouco".

21h36 - Cabo Verde contabilizou mais uma morte provocada pelo novo coronavírus, passando a registar 45 óbitos desde o início da pandemia, e mais 65 novos casos positivos, informou hoje o Ministério da Saúde.

21h17 - A pandemia da Covid-19 causou dificuldades às zungueiras (vendedoras ambulantes angolanas) no exercício da sua atividade, com impacto sobretudo a nível da satisfação de necessidades básicas, revelou um estudo divulgado hoje em Luanda.

20h52 - O Colégio Eurythmia, no Porto, que tem valências de creche e de ensino pré-escolar, encerrou na segunda-feira, depois de quatro profissionais terem testado positivo para a Covid-19, avançou hoje à Lusa a sócia-gerente do equipamento escolar.

20h25 - Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros português, afirmou hoje que um encerramento das fronteiras com Espanha devido à Covid-19 é sempre uma decisão conjunta, adiantando que analisará essa e outras questões sexta-feira com a sua homóloga espanhola. 

20h20 - A autoridade regional de Saúde da Madeira registou hoje no arquipélago dois novos casos de Covid-19, importados do Reino Unido, totalizando 52 situações ativas e um cumulativo de 190 pessoas infetadas.

20h08 - O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, disse hoje que as escolas do país terão "necessariamente" de ser "sítios seguros" face à pandemia da Covid-19, reforçando ser "absolutamente fundamental" a retoma das atividades letivas presenciais. 

19h59 - Decorreu, esta terça-feira, mais uma videoconferência de imprensa na sede da Organização Mundial de Saúde (OMS), em Genebra, na Suíça. Em direto para todo o mundo, o especialista da organização David Nabarro alertou que a pandemia está longe de estar a terminar"É muito pior do que qualquer pandemia da fição científica. Isto é muito sério - nem sequer estamos a meio. Estamos no início da pandemia", afirmou o perito. 

19h42 - Quase 900 milhões de crianças em todo o mundo não regressaram ainda à escola devido à pandemia da Covid-19, o que as pode tornar mais vulneráveis ao trabalho infantil e à violência, advertiu hoje a diretora-executiva da Unicef.

19h24 - Um idoso de 90 anos, que fazia hemodiálise e que faleceu na semana passada, terá estado na origem do surto de Covid-19 num lar ilegal de Gondomar, adiantou hoje o presidente da câmara, Marco Martins.

19h19 - Após ter sido noticiado que os ensaios clínicos da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca tinham sido suspensos após um voluntário ter sofrido de uma reação adversa ao tratamento, alguns participantes integrados em testes de outras vacinas desistiram de participar nas investigações.  

De acordo com o The Guardian, este fenómeno foi reportado nos laboratórios Johnson & Johnson’s, em que parte dos ensaios clínicos decorre em Espanha

19h04 - Criado no Brasil plástico que inativa o novo coronavírus em minutos. Maçanetas, botões de elevadores e até ecrãs sensíveis ao toque não poderão mais transmitir o novo coronavírus devido a um plástico adesivo desenvolvido no Brasil, que pode inativar o SARS-CoV-2 em minutos por contacto, foi hoje anunciado.

18h57 - Nas últimas 24 horas, foram registados em França mais 7.852 casos confirmados e 37 mortos devido à Covid-19. No total, de acordo com as autoridades de saúde francesas, o país já identificou desde o início da pandemia, 395.104 infetados e 30.999 vítimas mortais. 

18h38 - O Sindicato de Todos os Professores (STOP) desafiou hoje o Governo a visitar "o país real", onde há turmas com 30 alunos, considerando que a tutela não está a fazer a sua parte para minimizar o risco de contágio.

18h21 - As chegadas de turistas internacionais caíram 65% no primeiro semestre, a nível global, e diminuíram 93% em junho, face ao ano anterior, segundo um barómetro da Organização Mundial do Turismo (OMT), hoje divulgado.

18h16 - Governo irlandês entrou hoje em quarentena após Stephen Donnelly, ministro da saúde do país, ter testado positivo para a Covid -19. De acordo com o The Guardian, o Parlamento irlandês também irá fechar durante uma semana por precaução.

18h13 - O presidente do Lar de Santa Teresa, em Viana do Castelo, disse hoje que a sala de creche onde foi detetada uma criança com Covid-19 deverá reabrir a 21 de setembro, depois de 25 funcionários terem testado negativo.

18h08 - Um lar ilegal em Gondomar tem 21 idosos e oito funcionários infetados com o novo coronavírus, disse hoje à Lusa fonte da câmara municipal. Segundo a mesma fonte, o lar alberga 30 idosos, quando apenas tem capacidade para 13.

18h53 - Já está a decorrer mais uma conferência de imprensa da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre os principais desenvolvimentos da pandemia da Covid-19 no mundo. Acompanhe o briefing em direto aqui: 

17h50 - O Atlético de Madrid informou, esta terça-feira, que Diego Costa e Santiago Arias estão recuperados da Covid-19 e já foram, por isso, reintegrados no plantel colchonero. A dupla tinha testado positivo ao novo coronavírus há quase duas semanas. 

17h39 - Uma sala do jardim-de-infância da Misericórdia de Santo Tirso foi encerrada após uma colaboradora testar positivo, o que obrigou ao isolamento de 16 crianças e de duas outras funcionárias, disse hoje à Lusa a porta-voz da Santa Casa.

17h30 - Espanha passou a somar, esta terça-feira, um total de 603.167 contágios e 30.004 vítimas mortais devido ao novo coronavírus desde o início da pandemia. Segundo os últimos dados do Ministério da Saúde espanhol, nas últimas 24 horas, foram reportados mais 9.437 casos confirmados e 156 mortes devido Covid-19. 

17h09 - Cerca de 700 potenciais dadores estavam inscritos, no final de agosto, no programa nacional de transfusão de plasma sanguíneo convalescente, para tratar doentes com Covid-19, indicou hoje o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST).

16h44 - O Ministério da Saúde britânico divulgou, esta terça-feira, que, nas últimas 24 horas, foram registadas mais 27 vítimas mortais e 3.105 contágios de Covid-19 no Reino Unido, elevando o número total de óbitos, desde o início da pandemia, para 41.664 e o número de casos confirmados para 374.228

16h35 - Marcelo Rebelo de Sousa fez uma breve declaração aos jornalistas no final de uma visita à Escola Básica de Gueifães, na Maia, no segundo dia após o arranque do ano letivo. O Presidente da República destacou que o caminho a seguir pelos "os alunos, os pais, os professores, todos os que têm uma palavra a dizer", é o de "remarem no mesmo sentido, transformando aquilo que é um pequeno problema num pequeno problema que se resolve e não num pequeno problema que se converte num grande problema".

"Vai ter de correr bem e quando chegarmos ao Natal e olharmos para trás, espero que possamos dizer todos que o que parecia muito complicado no primeiro dia e o que era menos no fim do primeiro mês e menos no fim do segundo e do terceiro, continua ainda a levantar algumas questões, mas nós ultrapassámos o tempo mais difícil", desejou Marcelo Rebelo de Sousa.

16h16 - A proteção civil italiana revelou, esta terça-feira, que foram identificados, nas últimas 24 horas, mais nove óbitos e 1.229 novos casos de Covid-19 no país. Com esta atualização, Itália passa a somar, no total, 35.633 vítimas mortais e 289.990 infetados pelo novo coronavírus, desde o início da pandemia.

16h03 - O jogo entre Libertad, equipa do Paraguai, com o Boca Juniors, da Argentina, a contar para a Taça Libertadores, está já a gerar polémica. Segundo o noticiado, a equipa albiceleste terá viajado para o país com jogadores infetados com Covid-19.

15h56 - Os setores do agronegócio do Brasil têm beneficiado com a alta nos preços das exportações, que dispararam no meio da pandemia devido à forte desvalorização da moeda local e do aumento da demanda por alimentos na China.

15h50 - O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, está "obrigado" pelas autoridades de saúde a manter-se em casa, depois de ter sido confirmada a sua "aproximação" a uma pessoa infectada com Covid-19, revelou hoje o município. Em comunicado, o município sublinha que Domingos Bragança acusou negativo ao teste à Covid-19 que fez na segunda-feira.

15h43 - A PSP anunciou hoje a detenção de seis pessoas na Grande Lisboa por crimes contra a autoridade pública durante a dispersão de ajuntamentos, limitados há meses na área metropolitana a 10 pessoas, no âmbito da pandemia de Covid-19.

15h37 - Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, um novo caso positivo de Covid-19 na ilha Terceira e uma recuperação em São Miguel, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

15h31 - Mais de 200 soldados senegaleses da força da África Ocidental na Gâmbia deram positivo para o novo coronavírus depois da sua missão no país, anunciaram hoje o Exército e o Ministério da Saúde do Senegal.

15h27 - A Alemanha anunciou hoje que vai financiar em até 750 milhões de euros três empresas farmacêuticas do país que estão a desenvolver vacinas contra o novo coronavírus. O acordo com as três empresas, que obriga a cronogramas específicos, garantirá à Alemanha 40 milhões de doses da vacina, que se somam ao resultado de outros acordos de fornecimento de vacinas celebrados através da União Europeia.

15h19 - Um homem em Manchester, Reino Unido, foi filmado a usar uma cobra à volta do pescoço, durante uma viagem de autocarro. Passageiros dizem que apanharam susto, mas que o momento foi também de gargalhadas. Veja as imagens do episódio insólito aqui

15h04 - Vasco Cordeiro, presidente do Governo dos Açores, salientou hoje "o desafio" e "o esforço" que permitiram "pôr o novo ano letivo de pé" com "todas as regras" e segurança exigidas no atual contexto devido à pandemia.

15h00 - O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, apelou, esta terça-feira, a uma fiscalização aos direitos dos trabalhadores durante o novo regime que o Governo quer aplicar em Lisboa e no Porto de desfasamento dos horários de trabalho, para combater a pandemia

"A UGT nunca esteve cá para criar confusões, a UGT está cá para proteger os trabalhadores. (...) Uma eventual alteração de horários, mesmo por imposição legal do Governo, vem ou pode contrariar e violentar direitos que estão estabelecidos na contratação coletiva", disse Carlos Silva, em declarações à RTP3. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório