Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Navalny: Tribunal europeu insta Moscovo a permitir visitas da família

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos instou hoje Moscovo a permitir as visitas da família e dos médicos do opositor russo Alexei Navalny, garantindo que o seu estado permite a transferência para a Alemanha.

Navalny: Tribunal europeu insta Moscovo a permitir visitas da família
Notícias ao Minuto

22:16 - 21/08/20 por Lusa

Mundo Alexei Navalny

Alexei Navalny, 44 anos, está internado desde quinta-feira em Omsk, numa unidade de cuidados intensivos, em coma e ligado a um ventilador, depois de se ter sentido mal durante um voo, o que a sua equipa suspeita ter sido causado por envenenamento.

Segundo a agência France-Presse (AFP), o tribunal europeu também pediu à Rússia que garanta "sem demora" que a família tenha acesso ao processo médico de Navalny.

Inicialmente, os médicos do hospital de Omsk, na Sibéria, autorizaram a transferência de Alexei Navalny para a Alemanha, para receber tratamento, a pedido da família, afirmando que o seu estado é agora "estável".

"O estado do paciente é estável e, tendo em conta o pedido da família para autorizar a sua transferência, decidimos que neste momento não nos opomos à sua transferência para o centro hospitalar indicado pelos familiares", disse o diretor-adjunto do hospital de Omsk, Anatoli Kalinichenko, à imprensa no local.

Uma organização não-governamental (ONG) alemã, a "Cinema for Peace", enviou um avião-ambulância, com uma equipa de médicos especializados no tratamento de doentes em coma, que aterrou hoje de manhã em Omsk.

A ONG pretende transferir Navalny para o hospital universitário Charité, em Berlim, o que é aprovado pela família e colaboradores do opositor.

Contudo, hoje de manhã, os médicos do hospital de Omsk recusaram a transferência de Navalny, argumentando que o seu estado é "grave e instável" e o transporte pode provocar "alterações hemodinâmicas", especialmente na descolagem e aterragem do avião.

A mulher do opositor pediu hoje ao Presidente russo, Vladimir Putin, que autorize a transferência do marido para a Alemanha, e a equipa de Navalny recorreu ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos para conseguir autorização para o seu transporte para Berlim.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório