Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Koofi, ativista e defensora dos direitos das mulheres, baleada em Cabul

A defensora dos direitos das mulheres e membro da equipa de negociações afegã que irá encetar conversações com os talibãs, Fawzia Koofi, foi baleada, ficando ferida perto de Cabul, anunciaram hoje as autoridades.

Koofi, ativista e defensora dos direitos das mulheres, baleada em Cabul
Notícias ao Minuto

15:43 - 15/08/20 por Lusa

Mundo Afeganistão

"Homens armados abriram fogo contra Koofi e a sua irmã na sexta-feira na província de Parwan, junto da capital", disse Tariq Arian, porta-voz do Ministério do Interior, à agência France-Press (AFP).

Os talibãs já negaram estar por detrás do ataque.

"O ataque aconteceu quando as duas mulheres saíram do carro para fazer compras, depois de apresentarem condolências a uma família", explicou, acrescentando que um carro "as bloqueou, abrindo fogo contra elas".

"Koofi foi baleada na mão direita, encontrando-se em condição estável", disse Arian.

De acordo com o negociador-chefe da equipa de negociação afegã, Mohammad Masoom Stanekzai, encontra-se já em andamento uma investigação sobre a autoria do ataque, que até ao momento nenhum grupo ainda reclamou.

O presidente afegão Ashraf Ghani já condenou o ataque, classificando-o de "covarde", de acordo com um tweet de seu porta-voz Sediq Sediqqi.

Abdullah Abdullah, o funcionário do Governo responsável pelas negociações com o Taleban, pediu às autoridades afegãs que "levem à justiça aqueles que cometeram este crime".

O chefe da Comissão Independente de Direitos Humanos no Afeganistão, Shaharzad Akbar, disse no Twitter que "a recente série de ataques direcionados a pessoas específicas pode ter um impacto negativo no processo de paz".

Nos últimos meses, muitos ativistas de direitos humanos e promotores foram baleados em Cabul.

Fawzia Koofi, reconhecida defensora dos direitos das mulheres afegãs, já havia sobrevivido a uma tentativa anterior de assassinato em 2010, quando homens armados a alvejaram quando regressava a Cabul após uma cerimónia por ocasião do Dia da mulher.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório