O Estado australiano de New South Wales foi assolado pelo mau tempo este fim de semana, que ficou marcado por chuvas torrenciais, cheias rápidas e ventos fortes.
No rescaldo do temporal, pelo menos 83 casas ficaram inundadas, infraestruturas e veículos ficaram submersos e os próximos dias serão dedicados à limpeza e remoção de destroços. Ainda assim, e apesar da violência do temporal, as autoridades indicam que não há registo de vítimas, segundo o The Australian.
O New South Wales State Emergency Service recebeu mais de dois mil pedidos de ajuda desde a passada sexta-feira, incluindo 600 nas últimas 24 horas. A maioria das chamadas para o serviço foi de pessoas que ficaram presas nas suas viaturas ao tentarem atravessar estradas inundadas ou de pessoas que foram surpreendidas pelas cheias rápidas em Shoalhaven.
Dezenas de habitações ficaram inundadas no estado de New South Wales© Getty Images
Foi nessa zona que as águas do rio com o mesmo nome galgaram as margens e deixaram a ponte de Oallen Ford submersa. No sábado, quando Lauren Kane passava junto à ponte filmou a infraestrutura completamente debaixo de água.
A subida do nível das águas do rio Shoalhaven foi tal, que destroços das árvores queimadas durante os incêndios florestais que afetaram de forma significativa New South Wales foram parar a uma praia.
O serviço de meteorologia australiano não prevê novas inundações para as comunidades junto ao rio Shoalhaven, mas emitiu avisos para possíveis inundações dos rios Snowy e Lachlan.