Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Deputada acusa polícia de racismo por mandá-la parar por ter "bom carro"

"É preciso acabar com a ideia de que um negro a conduzir um bom carro é crime", defende Dawn Butler.

Notícias ao Minuto

08:50 - 10/08/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Londres

A deputada do Partido Trabalhista britânico, Dawn Butler, acusa a Polícia Metropolitana de "racismo institucional" depois de ter sido mandada parar, este domingo, quando conduzia "um carro bonito".

Dawn Butler denunciou a história nas redes sociais, juntamente com um vídeo, onde mostra o momento em que dois polícias mandam parar a viatura onde esta seguia na companhia de um amigo, em Londres.

No vídeo, pode ouvir-se Dawn Butler a afirmar que os motivos que terão levado a polícia a mandá-la parar são preocupantes, fazendo sobressair que é preciso acabar com esta ideia "de que um negro a conduzir um bom carro é crime".

A polícia veio mais tarde esclarecer que o motivo pelo qual o carro foi abordado se prendeu com o facto de nos registos da polícia aquela viatura estar registada como sendo de uma outra região do país. 

Já Dawn insiste que a polícia estaria no local no âmbito de uma investigação a crimes relacionados com droga e que também terá sido por isso que a mandaram parar.

O The Sun recorda que o incidente acontece um mês depois de o atleta português Ricardo dos Santos e a sua mulher Bianca Williams terem sido mandados parar quando chegavam junto a casa, na mesma cidade, numa detenção que acabou por ser denunciada pelos dois atletas, que acusaram a polícia de racismo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório