Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

AO MINUTO: Portugal regista 1 morte. Mais de um milhão em teletrabalho

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Portugal regista 1 morte. Mais de um milhão em teletrabalho
Notícias ao Minuto

08:08 - 05/08/20 por Silvia Abreu

Mundo Covid-19

O novo coronavírus continua a somar vítimas mortais pelo mundo fora. Em Portugal, o SARS-CoV-2 já fez 1.740 vítimas mortais e 51.848 infetados. Depois de na segunda-feira, 3 de agosto, não ter existido registo de óbitos, esta terça-feira foi reportada uma morte.

A 'app' portuguesa de rastreio StayAway foi ontem promulgada por Marcelo Rebelo de Sousa, que considerou que esta "abre caminho que espera frutuoso" e que é um instrumento "bom para o Estado e para a saúde pública, mas também para as pessoas". 

A nível mundial, os Estados Unidos, o Brasil, a Índia e a Rússia são, por essa ordem, os países com mais casos confirmados. Contudo, os EUA, o Brasil, o México e o Reino Unido são os países com mais vítimas mortais.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h28 - Este registo chegou ao fim, mas pode continuar a acompanhar todos os desenvolvimentos aqui.

Em caso de sintomas, contacte:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

15h15 - Acompanhe em direto a conferência de imprensa sobre a evolução do novo coronavírus.

15h01 -  Dos 167 novos casos reportados esta quarta-feira, 116 registam-se em Lisboa e Vale do Tejo, 69,5% do total. 

14h52 - Conselho da DGS. "Mantenha o distanciamento físico das outras pessoas nas passadeiras, paredões e marginais. Não facilite. Cuide de si, cuide de todos!".

14h49 - Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, três novos casos de Covid-19, dois homens e uma mulher, não residentes no arquipélago que desembarcaram na ilha de São Miguel provenientes do território continental, foi hoje anunciado.

14h31 - Atualização em Portugal. Os últimos dados da Direção-Geral da Saúde dão conta de uma morte e 167 casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. Portugal totaliza assim 51.848 infetados e 1.740 vítimas mortais.

Nas últimas 24 horas, mais 247 pessoas foram dadas como curadas, sendo agora o total de 37.565. Desta forma, o número de casos ativos da doença no país desce para 14.283.

14h23 - Suíça impõe quarentena a quem chega de Espanha. As autoridades de saúde suíças adicionaram Espanha à lista de países em que é obrigatório o cumprimento de uma quarentena de 10 dias. A medida entra em vigor a partir de sábado e exclui as ilhas Canárias e Baleares, reporta a Reuters.

14h09 - "Precisam mesmo de ir a festas?"  Os jovens devem controlar o seu instinto festivo de forma a prevenir novos surtos do novo coronavírus, apelou hoje um especialista da Organização Mundial de Saúde, citado pela Reuters.

"Os mais jovens devem assumir que têm uma responsabilidade. Questionem-se: 'Preciso mesmo de ir a uma festa'?", referiu o diretor-executivo da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Emergências Sanitárias, Mike Ryan.

De acordo com o especialista, os jovens são mais relutantes em divulgar detalhes e contactos de amigos para rastreio, algo que, aponta o especialista, "é difícil, mas necessário para parar o vírus".

13h58 - Balanço mundial. A pandemia de Covid-19 já matou pelo menos 701.112 pessoas em todo o mundo desde que o vírus foi detetado na China, em dezembro, refere o último balanço feito pela Agência France-Presse (AFP) com base em dados oficiais.

13h42 - Governo está a "criar condições" para adeptos voltarem aos estádios. O Ministro da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira, assumiu hoje que o Governo "não sabe" quando os adeptos vão poder regressar aos estádios de futebol, mas garantiu que "estão a ser criadas condições para um contexto que será difícil". 

"Queremos que o próximo campeonato se inicie e decorra até ao fim sem interrupções. O pior que podia acontecer seria tomarmos uma decisão de maior liberdade e mais tarde termos de voltar atrás", realçou o ministro, admitindo que a ausência de adeptos nos estádios de futebol traz "consequências económicas graves" para o setor.

13h24 - Miguel Albuquerque diz que decisão do TC é "absurda". A consideração pelo Tribunal Constitucional de que as autoridades açorianas violaram a Constituição ao impor uma quarentena obrigatória de 14 dias à chegada à região é um "absurdo" e exemplo de "centralismo anacrónico", disse hoje o presidente do governo madeirense. 

"É normal uma pessoa afetada andar a contaminar outros, isso é que é constitucional? É constitucional, em plena pandemia, fazer uma festa como a do Avante, com 100 mil pessoas? É constitucional fazer no 1º de Maio as manifestações absurdas que andaram a fazer?", questionou Miguel Albuquerque. 

13h15 - África aproxima-se do milhão de infetados. O continente africano contabiliza hoje 21.050 mortos devidos à Covid-19, mais 438 nas últimas 24 horas, e tem cerca de 976 mil infetados, segundo os dados mais recentes. A África do Sul é o país mais afetado, totaliza 521.318 casos positivos e 8.884 mortos. 

12h38 - Escócia repõe restrições em Aberdeen. A área de Aberdeen, na Escócia, está novamente com restrições apertadas devido a um surto do novo coronavírus, informou hoje a chefe do governo escocês, Nicola Sturgeon, citada pelos meios britânicos.

O encerramento de bares e restaurantes volta a vigorar e os residentes não devem viajar em lazer até mais de cinco quilómetros ou visitar outras casas. São permitidas viagens por motivos profissionais.

12h35 - Universidade de Évora testa alunos. A UÉ vai alargar a realização de testes serológicos à Covid-19 aos estudantes da academia, no início do próximo ano letivo, depois de ter testado trabalhadores e investigadores, foi hoje divulgado.

12h28 - "Covid-19 levou à maior interrupção educacional de todos os tempos". António Guterres vincou, através de uma publicação no Twitter, a importância do regresso presencial às escolas. "Depois de controlada a transmissão local, levar os alunos de volta às escolas, da forma mais segura possível, deve ser uma prioridade", disse.

12h18 - Pandemia terá "fortes impactos negativos". O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) revelou hoje que a época 2019/20, que terminou há poucos dias, será marcada pela perda de receitas, pondo fim a um ciclo de crescimento registado até este ano.

12h11 - Bebés em risco de Covid-19 a partir da segunda semana de gravidez. Investigadores alertam que caso a mãe adoeça o embrião poderá estar suscetível ao vírus.

12h00 - Obesidade é entrave. Enquanto o mundo vê numa possível vacina a resposta para o combate à pandemia do novo coronavírus, a situação é um pouco diferente nos EUA, reporta a CNN. No país mais atacado pelo novo coronavírus, o efeito de uma possível vacina é dificultado por um problema de longa data: a obesidade.

De acordo com os cientistas, os fármacos até agora desenvolvidos e usados contra a gripe e hepatite B, são menos eficazes em pessoas obesas e não há razões, ainda, para acreditar que será diferente no caso do novo coronavírus.

11h40 - Conselho da DGS. Através do Facebook, a Direção-Geral da Saúde voltou a apelar ao uso de máscara "para travar a transmissão do novo coronavírus". "Use a máscara! Proteja-se e não facilite. Não se esqueça da lavagem das mãos, etiqueta respiratória e distanciamento físico", apela a autoridade de saúde.

11h37 - Mais de um milhão de pessoas em teletrabalho no 2.º trimestre. Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre sobretudo devido à Covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa, segundo o INE.

11h33 - Solução para gargarejar esgota após comentários de governador de Osaka, no Japão, afirmar que o produto é eficiente contra o coronavírus, algo que não foi provado. Ações das empresas que o produzem dispararam.

11h32 - O Governo prolongou, até ao final deste ano, a suspensão da verificação de dívidas a entidades que se candidatem ou beneficiem de apoios do Instituto do Emprego e Formação Profissional, no âmbito das medidas extraordinárias no contexto da pandemia.

11h29 - Propagação do vírus em Israel. O exército israelita anunciou hoje ter criado a Força Operacional Corona, que se concentrará em tentar cortar a cadeia de infeções de Covid-19 e reduzir o impacto da pandemia, em coordenação com outras instituições.

11h25 - Cerca de 24 mil profissionais de saúde foram infetados e 181 morreram com Covid-19 na África do Sul, anunciou hoje o ministro da Saúde, quando o país regista uma descida de novos casos da doença.

11h07 - Atualização na Rússia. O país ultrapassou esta quarta-feira 'a barreira' dos 866 mil casos de infeção, depois de ter registado 5.204 novos casos nas últimas 24 horas, avança o The Moscow Times. Já o número de mortes cifra-se agora em 14.490, sendo que 139 ocorreram no último dia.

10h45 - Vendas a retalho retomam em junho níveis pré-pandemia na UE. O comércio de retalho retomou, em junho, na zona euro e na União Europeia (UE) os níveis registados em fevereiro, antes das medidas de confinamento impostas devido à pandemia da Covid-19, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

10h30 - Próximo ano letivo no Ensino Superior. Com o principal objetivo de garantir o ensino presencial, o regresso às aulas no Ensino Superior já está a ser preparado e conta com uma série de novas recomendações devido à pandemia de Covid-19.

Uso de máscara obrigatório, alargamento de horário, com a possível existência de aulas ao sábado, uma maior vigilância nos espaços livres e a promoção de campanhas de testes virais são algumas das recomendações feitas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior às instituições de ensino.

10h02 - Tour de Guns N' Roses adiada. "Em virtude da atual situação provocada pela Covid-19, a tour de verão dos Guns N' Roses foi adiada para 2021, com início em Lisboa no dia 2 de junho, no Passeio Marítimo de Algés", informou a promotora Everything is News, através da página oficial de Facebook.

 

09h51 - A Polícia de Segurança Pública (PSP) procedeu esta quarta-feira a uma ação de sensibilização e fiscalização nos transportes devido à pandemia de Covid-19, na freguesia dos Olivais, em Lisboa, "não tendo verificado qualquer infração", pode ler-se na página de Facebook da autoridade.

09h41 - Atualização na Indonésia. O país reportou, esta quarta-feira, 1.815 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando o número total para 116.871. Dados do Ministério da Saúde do país indicam ainda o registo de mais 64 mortes, sendo agora 5.452 o número total de vítimas mortais.

09h33 - Austrália com recorde diário de mortes. A Austrália reportou um recorde diário de 15 mortes pelo novo coronavírus esta quarta-feira, avança a Reuters. Todos os óbitos foram registados no estado de Victoria, que declarou calamidade e impôs recolher obrigatório no passado domingo. Os residentes estão impedidos de sair de casa entre as 20h e as 5h, exceto para trabalhar e para prestar cuidados.

09h21 - O regresso da Liga dos Campeões. A Liga dos Campeões de futebol regressa na sexta-feira, quase cinco meses depois da paragem devido à pandemia de Covid-19, com a luta pelos últimos quatro lugares na inédita 'final a 8' de Lisboa.

09h12 - Uma morte a cada 15 segundos. O número global de mortes pelo novo coronavírus ultrapassou esta quarta-feira 'a barreira' dos 700 mil, de acordo com os dados da Reuters e da Universidade Johns Hopkins. De acordo com os cálculos da agência Reuters, estes dados indicam uma média de quase 5.900 mortes por dia, o que equivale a 427 pessoas por hora ou uma por cada 15 segundos.

08h57 - Atualização no Japão. O país reportou 1.240 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e mais seis mortes. Os mais recentes dados elevam o número total de infetados no país para 41.841 e de vítimas mortais para 1.035.

A principal associação de médicos do Japão, reporta a Reuters, disse, esta quarta-feira, que os governos regionais devem agir de forma independente para conter o aparecimento de novos casos e desaconselhou as viagens domésticas.

08h50 - Um novo estudo, divulgado pela CNN, indica que as taxas de infeção nos Estados Unidos são significativamente mais altas entre crianças de grupos étnicos minoritários e com menor poder económico.

08h45 - Cientistas sugerem versão 'solúvel' do ACE2 para impedir infeção. Para se instalar, o vírus SARS-CoV-2 conecta a a proteína spike ao receptor ACE2 da célula humana. Entenda mais aqui.

08h16 - Quarentena obrigatória? As autoridades açorianas violaram a constituição ao impor a quem chegasse à região uma quarentena obrigatória de 14 dias por causa da pandemia de Covid-19, decidiu o Tribunal Constitucional (TC).

07h40 - Atualização na Alemanha. O país registou 741 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e 12 mortes nas últimas 24 horas, divulgou, esta quarta-feira, o Instituto Robert Koch. No total, a Alemanha contabiliza 212.022 infetados e 9.168 vítimas mortais.

07h23 - A Disney perdeu mais de 4,2 mil milhões de dólares (3,6 mil milhões de euros) no primeiro semestre, devido ao encerramento dos parques de diversão, por causa da pandemia do novo coronavírus.

07h22 - Cerca de 43% das empresas de restauração e bebidas e de 17% do alojamento turístico ponderam avançar para insolvência, informa o mais recente inquérito mensal da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), divulgado na terça-feira.

AHRESP realçou que ainda 75% das empresas de bebidas e restauração inquiridas registaram "perdas acima dos 40%" na faturação, durante o mês de julho. Mais de 16% das empresas do ramo não pagou os salários de julho e 14% delas "só pagou parcialmente", refere ainda o comunicado.

07h20 - Atualização no México. O país registou 857 mortes e 6.148 casos de infeção com o novo coronavírus, anunciaram as autoridades de saúde mexicanas na terça-feira.

07h18 - Festival de cinema de Locarno. O festival, que decorre na Suíça, arranca hoje em moldes diferentes do habitual, por causa da pandemia da Covid-19, com exibição 'online' e uma programação a pensar no futuro, que contará com algumas coproduções portuguesas.

07h12 - Atualização nos EUA. Os Estados Unidos registaram 1.302 mortos e 52.423 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h10 - Atualização na China. O país registou 27 novos casos confirmados de coronavírus na terça-feira, 22 dos quais contágios locais na região oeste de Xinjiang, onde um surto surgiu há três semanas, informou hoje a Comissão Nacional de Saúde.

Bom dia. Acompanhe as incidências de hoje sobre o novo coronavírus, podendo rever aqui as de ontem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório