Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Brasil perto das 95 mil mortes. O custo da imunidade de grupo

A pandemia de coronavírus já infetou 18,2 milhões de pessoas no mundo. Mais de 693 mil pessoas morreram e 11,5 milhões de pessoas recuperaram do vírus. Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: Brasil perto das 95 mil mortes. O custo da imunidade de grupo
Notícias ao Minuto

15:49 - 03/08/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O boletim epidemiológico divulgado esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta de 106 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Nesse período de tempo não foi registada qualquer vítima mortal, algo que não acontecia desde março. Em termos acumulados, Portugal contabiliza 51.569 casos de infeção e 1.738 mortes. O número de recuperados é agora de 37.111

Na conferência de imprensa do Ministério da Saúde e da DGS desta segunda-feira, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, frisou que a diminuição de novos casos verificada nos últimos dias não está relacionada com a quebra do número de testes realizados

Os Estados Unidos são o país mais afetado pela pandemia de coronavírus. Seguem-se o Brasil, a Índia, a Rússia, a África do Sul e o México

A missão da Organização Mundial da Saúde (OMS) na China concluiu o trabalho preparatório da investigação sobre a origem do SARS CoV-2. Agora vão arrancar os estudos em Wuhan para identificar a origem dos primeiros casos de contágio

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

00h00 - Termina aqui o registo desta segunda-feira. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no resto do mundo. E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h53 - Pode consultar neste mapa interativo a evolução da pandemia de coronavírus no mundo. 

23h51 - O reforço dos programas de testagem e de rastreio de contactos são essenciais para a reabertura das escolas de forma segura durante a pandemia de Covid-19, apontam dois estudos publicados hoje pela revista científica Lancet.

23h49 - A América Latina e as Caraíbas ultrapassaram esta segunda-feira os cinco milhões de casos de Covid-19, segundo os dados da AFP. Nestas regiões verificaram-se 202.618 óbitos desde o início da pandemia de coronavírus

23h31 - O Ministério da Saúde brasileiro divulgou o boletim epidemiológico desta segunda-feira que deu conta de 16.641 novos casos de coronavírus e mais 561 óbitos em 24 horas. O Brasil perfaz agora 2.750.318 casos de contágio e 94.665 vítimas mortais. O número de pessoas recuperadas é de 1,9 milhões

23h11 - O principal especialista em doenças infecciosas dos Estados Unidos, Anthony Fauci, frisou esta segunda-feira que a imunidade de grupo é uma coisa boa, mas salientou que o custo de lá chegar pode ser elevado, revela a CNN

"Acho que temos de ser muito cuidadosos. A melhor coisa a fazer é tentar e evitar a infeção, ao invés de querer ficar infetado para se atingir a imunidade de grupo. Evitar a infeção é o que se deve fazer", ressalvou Fauci, acrescentando que a imunidade de grupo não deve ser conseguida à custa das crianças. 

"As crianças podem ficar gravemente doentes. É raro, mas as hipóteses não são zero (...) Por isso não devemos encarar isto de ânimo leve, tentar atingir a imunidade de grupo com as crianças a ficarem infetadas", esclareceu o especialista. 

21h47 - A Guiné-Bissau regista 2.032 casos acumulados do novo coronavírus e 27 vítimas mortais, segundo os últimos dados apresentados hoje pela alta comissária contra a Covid-19, Magda Robalo.

21h45 - Os municípios não têm "estado recetivos" à instalação de equipamentos de diversão itinerante, apesar de já estarem autorizados a funcionar mediante regras sanitárias, afirmou hoje a Associação Portuguesa de Empresas de Diversão (APED). 

"Os parques que existem não devem cobrir sequer 5% e, se calhar, estou a ser muito simpático", realçou o presidente da APED, Francisco Bernardo. 

21h37 - Apesar da subida do número de casos de Covid-19, registaram-se grandes aglomerações de pessoas nas praias do Rio de Janeiro, refere a CNN. Este sábado entrou em vigor a fase cinco do plano de reabertura implementado pelas autoridades locais. De acordo com as regras desta nova fase, as pessoas podem ir à praia para nadar e praticar desportos aquáticos, porém não podem ficar no areal.

Mas esta regra não foi respeitada. No fim de semana, a polícia teve de pedir a cerca de 400 pessoas para saírem das praias de Copacabana e de Ipanema. Mais de 100 pessoas foram multadas por não usarem máscara. As multas têm um custo de 107 reais (17 euros). 

21h25 - Segundo uma sondagem da YouGov, dois terços dos europeus preferem cancelar as suas férias a usarem máscara. A sondagem revela ainda que pelo menos metade dos britânicos, alemães e franceses preferem cancelar as férias a terem de ficar de quarentena posteriormente. 

21h18 - As candidaturas ao incentivo extraordinário à normalização da atividade empresarial, apoio destinado a empresas que estiveram em 'lay-off' simplificado, abrem na terça-feira, anunciou hoje o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). 

21h05 - O secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, anunciou hoje mais 81 casos de Covid-19 em Angola, um recorde num só dia. Foram registadas mais três mortes. Angola acumula agora 1.280 infeções, das quais 58 óbitos e 476 recuperados. 

20h51 - A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) considerou hoje que as recentes medidas anunciadas pelo Governo para combater o impacto da pandemia de Covid-19 "são de bradar aos céus"

"A permissão para os bares noturnos e as discotecas poderem abrir das 8h00 às 20h00, em serviço de pastelaria, só pode ser uma brincadeira de mau gosto", acrescenta a CPPME

20h27 - Os resultados de testes de anticorpos realizados a nível nacional em Itália sugerem que 1,48 milhões de pessoas, ou 2,5% da população italiana, contraíram o coronavírus, avança a BBC. Esta estimativa é seis vezes superior ao número de casos confirmados em Itália. 

Os testes foram feitos a quase 65 mil pessoas. O objetivo era determinar até que ponto o SARS-CoV-2 se propagou no país. 

20h10 - O número de acidentes com vítimas mortais baixou no primeiro semestre de 2020 face ao período homólogo, mas o pós-pandemia de Covid-19 revela que os acidentes se estão a tornar mais mortais, uma tendência preocupante, defendem as autoridades. 

20h02 - As máscaras passaram a fazer parte do nosso quotidiano, mas sabe mesmo usar a máscara de forma corretaA Direção-Geral da Saúde (DGS) recorda como deve ser usado este equipamento de proteção individual para se manter a si e aos outros em segurança

19h54 - A Madeira registou hoje cinco novos casos de Covid-19, elevando para 18 o número de infeções ativas, num total de 116 casos confirmados, informou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE). 

19h52 - Cabo Verde registou mais 36 pessoas infetadas com Covid-19, todas na cidade da Praia, nas últimas 24 horas, elevando o acumulado a 2.583 casos, com mais uma vítima mortal desde domingo, anunciaram hoje as autoridades de saúde.

19h34 - O governo norueguês anunciou hoje que vai impedir nas próximas duas semanas o desembarque de cruzeiros nos seus portos, após a confirmação de um surto de Covid-19 num navio da companhia Hurtigruten.

19h32 - Análises a amostras de esgotos de Lisboa, Cascais, Vila Nova de Gaia e Guimarães sugerem que o coronavírus, detetado nos efluentes não tratados, é eliminado nas estações de tratamento, divulgou hoje a Águas de Portugal. 

19h20 - Há um surto na Residência Montepio, no Porto, confirmou a Autoridade Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) ao Jornal de Notícias (JN), que avançou com a informação. Apesar de garantir que o surto está controlado, o Montepio não adianta, porém, quantos casos há na instituição. O Notícias ao Minuto tentou contacto com a ARS-Norte e com o lar, mas até ao momento sem sucesso.

19h06 - O Ministério da Saúde francês referiu que nas últimas 24 horas foram diagnosticados 556 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 e morreram mais 29 pessoas em meio hospitalar. França totaliza nesta altura 191.295 contágios e 30.294 óbitos. Mais de 82 mil pessoas recuperaram da Covid-19

18h22 - O arquipélago da Madeira celebrou um protocolo com um terceiro laboratório no continente para realizar testes à Covid-19 aos viajantes que pretendam ir para a região autónoma, anunciou hoje o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.

17h41 - O Departamento de Saúde e de Assistência britânico anunciou hoje que nas últimas 24 horas 938 pessoas testaram positivo para a Covid-19 e que morreram mais nove pessoas. Desde o início da pandemia 305.623 pessoas contraíram o SARS-CoV-2 e 46.210 pessoas morreram

17h07 - O Ministério da Saúde espanhol referiu que desde sexta-feira (deixou de divulgar o boletim epidemiológico ao fim de semana) foram identificados 8.532 novos casos de infeção e morreram mais 27 pessoas. Em termos acumulados, Espanha contabiliza 297.054 infetados e 28.472 vítimas mortais

16h38 - A proteção civil italiana revelou hoje que no espaço de 24 horas foram identificados 159 novos casos de Covid-19 e 12 mortes. Itália totaliza 248.229 contágios e 35.166 óbitos. O número de pessoas recuperadas ascendeu às 200.589

16h13 - Copenhaga adiou para 2022 a receção da primeira etapa da Volta a França em bicicleta, de modo a evitar uma sobrecarga de eventos em 2021 em virtude da pandemia

16h10 - As pessoas com contrato de trabalho que tenham que ficar em isolamento por terem contactado com doentes com Covid-19 terão um certificado que lhes garante apoio da Segurança Social, assegurou hoje o novo subdiretor-geral da Saúde, Rui Portugal. 

15h56 - O México começa a 24 de agosto o ensino à distância para 30 milhões de crianças recorrendo à televisão, e até à rádio para chegar às comunidades indígenas remotas, continuando incerto o regresso presencial, afirmou hoje o governo. 

15h47 - O governo marroquino anunciou hoje a suspensão "até nova ordem" das férias e folgas dos trabalhadores do setor da saúde, após um aumento do número de infeções de Covid-19 no país.

15h44 - Pela segunda vez em três dias, a Grécia anunciou hoje um novo reforço de medidas para impedir a propagação da Covid-19, depois de ter ultrapassado 100 novos casos diários no sábado, o que aconteceu pela primeira vez desde meados de abril

Recomendados para si

;
Campo obrigatório