Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Portugal sem mortes; Pode nunca vir a existir "panaceia"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: Portugal sem mortes; Pode nunca vir a existir "panaceia"
Notícias ao Minuto

08:20 - 03/08/20 por Silvia Abreu

Mundo Covid-19

Numa altura em que vários países enfrentam um novo aumento de casos diários de infeção pelo novo coronavírus, mantêm-se as medidas de combate à propagação do SARS-CoV-2, que já fez 1.738 vítimas mortais e 51.569  infetados em Portugal.

Também o número de recuperados no país continua a subir, sendo o total de 37.111.

Os Estados Unidos, o Brasil, a Índia e a Rússia são, por esta ordem, os países com mais casos de infeção pelo novo coronavírus.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

14h58 - A Grécia anunciou hoje um novo reforço de medidas para impedir a propagação da Covid-19, depois de ter ultrapassado 100 novos casos diários no sábado, o que acontece pela primeira vez desde meados de abril.

14h51 - OMS aconselha: "Façam tudo". A Organização Mundial da Saúde deixou, esta segunda-feira, uma mensagem aos governos e população sobre como conter os surtos do novo coronavírus

"Por agora, parar os surtos do novo coronavírus é feito com o básico: testar, isolar, tratar e rastrear. Façam tudo isso. Para os indivíduos, é através do distanciamento social, uso de máscara e limpeza de mãos. Façam tudo isso", referiu o diretor-geral da OMS.

No fundo, a mensagem é clara. "Façam tudo. E quando [o vírus] estiver sob controlo, continuem. Continuem a reforçar o sistema de saúde", vincou Tedros Adhanom.

14h44 - Menos testes em Portugal? Depois de a DGS ter negado, este sábado, a redução da "realização de testes a contactos de casos do novo coronavírus confirmados", também o secretário de Estado assegurou que a estratégia do país não é a de reduzir a testagem.

"Claro que não é verdade que queremos testar menos, pelo contrário, queremos duplicar a nossa capacidade de testagem e rede laboratorial. Se queremos passar dos 12 mil testes diários para os 24, 25 mil testes diários é porque queremos testar mais", reforçou, acrescentando que a estratégia é testar com método. 

14h31 - Atualização no Vietname. O país reportou mais 21 casos esta segunda-feira, elevando para 642 o número total de infetados desde o início da pandemia, reporta a Reuters.

14h26 - Vai participar num campo de férias? Eis as dicas da Direção-Geral da Saúde quanto aos cuidados que deve ter.

  • "Respeita as regras do espaço e adota comportamentos seguros em relação aos teus colegas"
  • "Cumpre as regras de etiqueta respiratória e lava frequentemente as mãos"

14h17 - O Governo alemão condenou hoje o comportamento "inaceitável" dos manifestantes durante os protestos que se realizaram em Berlim, no sábado, contra as regras impostas para combater à pandemia de Covid-19.

Notícias ao MinutoSegundo as estimativas da polícia, cerca de 20 mil pessoas participaram nos protestos© Reuters

14h13 - O primeiro-ministro francês, Jean Castex, pediu hoje aos franceses e aos serviços do Estado que "não baixem a guarda" face ao ressurgimento da Covid-19, para que não seja preciso voltar a impor um "confinamento geral".

"O vírus não está de férias e nós também não", sublinhou o primeiro-ministro, defendendo a necessidade de "proteção contra o vírus sem ser preciso interromper as atividades económicas e sociais".

14h10 - 13 concelhos com mais de mil casos de Covid-19. Entre os concelhos do país com mais de mil infetados destacam-se, por ordem decrescente, estes treze: Lisboa (4.562), Sintra (3.695), Loures (2.358), Amadora (2.262), Vila Nova de Gaia (1.830), Porto (1.466), Odivelas (1.573), Matosinhos (1.325), Braga (1.277), Cascais (1.441), Gondomar (1.110), Oeiras (1.104) e Vila Franca de Xira (1.055).

Saiba aqui quantos há no seu.

14h06 - Conferência de imprensa. Foi com emoção e "grande satisfação" que António Lacerda Sales comentou o facto de, nas últimas 24 horas, Portugal não ter registado nenhuma morte. 

"Tem sido muito difícil nestes últimos tempos. Queria dizer que estamos muito felizes em que isto tenha acontecido. Olhamos para estes números com humildade, cautela, porque sabemos que de um momento para o outro esta situação se pode inverter", disse o secretário de Estado.

14h04 - Atualização mundial.  A pandemia de Covid-19 já matou pelo menos 689.758 pessoas em todo o mundo desde que o vírus foi detetado na China, em dezembro, refere o último balanço feito pela Agência France-Presse (AFP) com base em dados oficiais.

14h01 - O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) realizou hoje uma concentração junto ao hospital da Guarda para relembrar à tutela e à população os problemas que afetam a classe e para reivindicar soluções que esperam desde 2018.

13h54 - Atualização nos Açores. A região autónoma registou, nas últimas 24 horas, um novo caso positivo de Covid-19, na ilha de São Miguel, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

13h47 - Acompanhe em direto a conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde sobre a evolução do novo coronavírus em Portugal.

13h36 - Estudos arrancam em Wuhan para identificar origem das primeiras infeções. A missão da Organização Mundial da Saúde (OMS) na China concluiu o trabalho preparatório da investigação sobre a origem do SARS CoV-2, anunciou hoje a agência da ONU para a saúde.

13h20 - Portugal não registou mortes nas últimas 24 horas. É a primeira vez que acontece desde o mês de março. De acordo com o boletim epidemiológico mais recente, há a registar 106 novos casos e 127 recuperados.

Confira aqui o relatório da situação epidemiológica desta segunda-feira.

12h48 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje que talvez nunca venha a existir "uma panaceia" contra a pandemia de Covid-19, apesar das investigações em curso que procuram conseguir uma vacina contra a doença. 

12h28 - Vacina contra Covid-19 da Johnson & Johnson eficaz em primatas. De acordo com a multinacional uma única dose da vacina elevou a presença de anticorpos em macacos rhesus. Já no próximo mês de setembro deverão decorrer testes em 30 mil pessoas.

12h26 - Efeitos da pandemia nas relações entre pais e filhos. Um estudo de investigadoras das universidades de Coimbra e Porto indica que a pandemia em Portugal não teve o mesmo impacto "na qualidade da parentalidade e das relações com os filhos, para todas as mães e pais".

12h15 - Atualização na Alemanha. O país identificou 509 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas e o Governo anunciou, numa tentativa de controlar o aumento de infeções, testes obrigatórios para quem chegue de áreas consideradas de risco.

Nas últimas 24 horas foram registadas mais 600 infeções superadas e mais sete vítimas mortais para um total de 9.148.

11h41 - O cortejo da Queima das Fitas de Coimbra, que estava previsto ocorrer em outubro, foi cancelado devido à pandemia de Covid-19, afirmou hoje à agência Lusa a organização.

11h30 - Novos testes, que permitem distinguir Covid-19 da gripe e cujos resultados são conhecidos em 90 minutos, estarão disponíveis a partir da próxima semana no Reino Unido.

11h15 - Regresso às aulas.  Milhares de estudantes do norte da Alemanha voltaram hoje às escolas, naquele que é o primeiro regresso a aulas presenciais na Europa, mas com imposição de regras sanitárias, já que as infeções de Covid-19 estão em ascensão.

11h14 - Apoio no setor da Cultura. Ao contrário do que foi inicialmente anunciado, as linhas de apoio do Ministério da Cultura às entidades artísticas profissionais e a de adaptação dos espaços às medidas de prevenção de contágio da Covid-19 só abrem dia 10 de agosto.

11h02 - Máscaras portuguesas cruzam o Atlântico. Depois do sucesso em Portugal, a empresa Máscaras Certificadas, criada no contexto da pandemia, lançou-se num novo mercado: Estados Unidos da América (EUA). Nesse sentido, lançou o site https://certifiedfacecovers.com - a versão americana do site português www.mascarascertificadas.pt. 

10h37 - Após surto, bombeiros de Izeda voltam a prestar socorro à população. Os bombeiros de Izeda voltaram hoje a prestar socorro à população depois de quase duas semanas inoperacionais e o quartel fechado devido a um surto de Covid-19 na vila do concelho de Bragança.

10h22 - O apelo da GNR. Máscaras, luvas ou qualquer outro equipamento de proteção individual deve ser utilizado e, posteriormente, colocado no local indicado: o lixo. Desde o início da pandemia, é comum ver estes objetos - que podem ser fontes de contágio - no chão, nos jardins e nas praias. Perante isto, a Guarda Nacional Republicana (GNR) deixa um pedido.

"Apelamos para a consciencialização de todos, sobre o perigo que acarreta a não colocação deste tipo de equipamentos de proteção no local que lhes é devido", pode ler-se na página oficial de Facebook.

10h13 - Comentário de Paulo Portas. O antigo líder do CDS, destacou, no espaço habitual de comentário na TVI, que Portugal melhorou ao fim de nove semanas e que "estamos a conseguir sair das cores mais negativas do mapa europeu, felizmente". O país encontra-se agora com uma tendência "decrescente", ao contrário do que se está a passar no resto da Europa. 

No entanto, e apesar de o país estar agora com uma tendência decrescente, no entender de Paulo Portas há "um lado misterioso", uma vez que "vamos entrar numa era, ou pelo menos num mês, de absoluta obscuridade".

10h00  - A Catalunha superou esta segunda-feira a barreira dos 100 mil casos positivos desde o início da pandemia, reportam os meios espanhóis. Nas últimas 24 horas, foram reportados 1.234 casos de infeção e seis mortes. O número total de óbitos é de 12.751.

09h43 - Surto em Moura. O município de Moura reportou mais dois casos de Covid-19 este domingo, elevando assim o total de casos ativos no concelho para 48. O surto em Moura fez a primeira e única vítima mortal na semana passada, um homem de 85 anos de Póvoa de São Miguel. 

09h35 - Atualização em África. África passou hoje a barreira dos 20 mil mortos devido à Covid-19, registando mais de 957 mil infetados, segundo os dados mais recentes da pandemia no continente.

09h26 - Impacto na economia. As principais bolsas europeias abriram hoje em baixa, enquanto os casos de contágios com Covid-19 aumentam em todo o mundo.

09h17 -  Número de mortos no Irão é superior a dados oficiais. Uma investigação da televisão britânica BBC indica que o número de mortos de Covid-19 no Irão foi quase o triplo do que o governo de Teerão tem divulgado.  

09h10 - O Conselho de Ministros timorense decidiu hoje propor ao Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, a declaração do estado de emergência durante 30 dias para responder à situação da Covid-19.

08h56 - "Novo coronavírus nos Estados Unidos está mais disseminado do que no início da pandemia". Em declarações à CNN, a coordenadora da resposta à pandemia na Casa Branca, Deborah Birx, disse que os EUA se encontram numa nova fase na luta contra o vírus.

Birx enfatizou a necessidade de os americanos continuarem a seguir as recomendações de saúde, incluindo o uso de máscara e o distanciamento social. "O que vemos hoje é diferente do que vimos em março e abril. [O vírus] Está tanto nas áreas urbanas como nas rurais", alertou.

08h34 - Melbourne, a segunda maior cidade australiana, vai fechar todos os estabelecimentos comerciais não essenciais a partir de quinta-feira, para travar a progressão de um surto de Covid-19 iniciado há quase um mês, anunciaram as autoridades.

O governo regional já tinha anunciado no domingo medidas mais restritivas para combater a propagação da Covid-19, incluindo recolher obrigatório das 20h00 às 05h00 da manhã.

08h32 - A transmissão do SARS-CoV-2 ocorre pelos olhos? Sim, o vírus causador da Covid-19 pode ser contraído através dos olhos, apesar de ser menos provável. Saiba aqui se deve usar óculos.

08h03 - Apoio no setor da Cultura. Três linhas de apoio social estão acessíveis a partir de hoje a trabalhadores independentes da cultura, a entidades artísticas e a espaços culturais que viram a atividade prejudicada pela pandemia da Covid-19.

A linha de apoio social destina-se a técnicos, artistas, autores e outros profissionais, que tenham solicitado ou recebido apoio extraordinário da Segurança Social enquanto trabalhadores independentes, e que se candidatam a um máximo de 1.316,43 euros.

Este apoio será pago em duas prestações em agosto e em setembro.

08h01 - Atualização no BrasilO país tem confirmados até hoje 94.104 mortos e 2.733.677 milhões de pessoas infetadas pela Covid-19, informou o Ministério da Saúde num site com dados sobre a pandemiaNas últimas 24 horas, o maior país da América do Sul somou 541 óbitos e 25.800 infeções provocadas pelo novo coronavírus, segundo os dados oficiais.

08h00 - O primeiro-ministro do Kosovo, Avdullah Hoti, anunciou no domingo que o teste de Covid-19 que realizou deu resultado positivo, e que permanecerá isolado em casa durante as próximas duas semanas.

07h55 - Novo confinamento em Manila. O Governo Filipino anunciou hoje que Manila e as províncias que rodeiam a capital do país vão regressar ao confinamento rigoroso, tendo em conta o aumento dos contágios da Covid-19, que agora ultrapassam os 100 mil no país.

07h50 - Atualização nos Estados Unidos. Os EUA registaram 515 mortos e 51.343 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h40 - Ressurgimento do vírus? Enquanto o mundo lida com a pandemia do novo coronavírus, cada país está a tentar descobrir a melhor maneira de gerir o comportamento da sua população, economia e sistemas de saúde, à medida que a Covid-19 continua a espalhar-se. Consulte aqui o que precisa de saber sobre uma possível segunda vaga

07h35 - Atualização no México. O país registou 274 mortes e 4.853 casos de infeção com o novo coronavírus, anunciaram as autoridades esta segunda-feira.

07h30 - Atualização na China. O país registou 43 novos casos confirmados de coronavírus no domingo, 28 dos quais contágios locais na região oeste de Xinjiang, onde um surto surgiu há três semanas, informou hoje a Comissão Nacional de Saúde.

Bom dia! Pode acompanhar neste registo todas as incidências sobre o novo coronavírusrecordar o anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório