Meteorologia

  • 04 DEZEMBRO 2020
Tempo
10º
MIN 6º MÁX 15º

Edição

AO MINUTO: Infeções ativas sobem na Madeira. 744 casos no Reino Unido

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: Infeções ativas sobem na Madeira. 744 casos no Reino Unido

O Comité de Emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) antecipou, no sábado, que a pandemia de Covid-19 irá durar muito tempo e, por isso, é necessário continuar os esforços para a sua contenção em todo o mundo. 

Portugal registou, de acordo com o último boletim epidemiológico, mais uma morte e 153 casos de infeção. Com esta atualização, o total de óbitos desde o início da pandemia fixa-se em 1.738 e o de contágios em 51.463. 

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

00h00 - Termina aqui o registo deste domingo. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no resto do mundo. E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h41 - O primeiro-ministro do Kosovo, Avdullah Hoti, anunciou hoje que está infetado com o novo coronavírus. De acordo com a agência Reuters, o chefe do Governo irá permanecer em isolamento domiciliário, durante duas semanas. "Não tenho sintomas além de uma tosse muito ligeira", garantiu Hoti nas redes sociais. 

Este país dos Balcãs já registou, desde o início da pandemia, cerca de 250 mortos e mais de nove mil casos confirmados de Covid-19.

22h34 - Filipe Nyus, presidente de Moçambique enviou ao Parlamento uma adenda ao relatório sobre os quatro meses do estado de emergência devido á Covid-19, informando que o país já recebeu quase metade da ajuda pedida a parceiros, disse hoje fonte parlamentar.

22h12 - O PS dos Açores acusou hoje o Bloco de Esquerda da região de ter demonstrado, em críticas recentes ao presidente do Governo Regional, uma "postura irresponsável" quanto à proteção dos açorianos da Covid-19.

21h23 - A pessoa que estava infetada com Covid-19 há mais tempo no Reino Unido teve alta hospitalar e regressou a casa 141 dias depois. Durante o tempo em que esteve internada, Fatima Bridle esteve 40 dias em coma e sofreu uma infeção generalizada devido à Covid-19.

21h20 - A Argélia mostrou-se hoje surpreendida com a decisão da União Europeia, anunciada na quinta-feira, de a excluir da lista de países isentos de restrições de viagens, por causa da Covid-19.

21h17 - A Madeira registou hoje três novos casos de Covid-19 e sete situações suspeitas, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), indicando que há também um caso recuperado. O total de infeções ativas no arquipélago é agora de 13.

18h38 - Moçambique registou hoje o 13.º óbito devido ao novo coronavírus e o número total de casos, nas últimas 24 horas, subiu para 1.946 como resultado de 39 novas infeções, informou hoje o Ministério da Saúde.

18h22 - Cabo Verde registou mais 63 pessoas infetadas com Covid-19 em três ilhas do arquipélago nas últimas 24 horas, elevando o acumulado a 2.547 casos, com mais um óbito desde sábado, anunciaram as autoridades de saúde.

17h51 - O Ministério da Saúde britânico revelou, este domingo, que nas últimas 24 horas foram registadas mais oito vítimas mortais e 744 infetados de Covid-19, elevando o total do número de óbitos, desde o início da pandemia, para 46.201 e o de casos confirmados para 304.695. Estes números colocam o Reino Unido como o país da Europa mais afetado pela pandemia e o quarto do mundo.

17h33 - O futebolista luso-cabo-verdiano Hildeberto Pereira, que se transferiu na semana passada do Vitória de Setúbal para a China, está infetado com o novo coronavírus, referiu no sábado a imprensa chinesa.

16h54 - Proteção Civil italiana revelou, este domingo, que nas últimas 24 horas foram contabilizadas mais oito vítimas mortais e 239 infetados de Covid-19, no país. Com esta atualização, Itália passa a registar, desde o início da pandemia, 35.154 mortos e 248.070 casos confirmados do novo coronavírus

16h33 - Quarenta e cinco polícias ficaram feridos durante as manifestações de sábado em Berlim, uma das quais reuniu milhares de pessoas a exigir a abolição das restrições para combater a Covid-19, informou hoje a polícia

Notícias ao MinutoPolícias detêm manifestante durante manifestações, este sábado, em Berlim. © Reuters

16h17 - Israel mobilizou hoje três mil militares na reserva para criar um "comando de coronavírus", como parte de uma nova estratégia nacional para combater a Covid-19 que dá mais controlo ao Exército para rastrear os infetados.

15h59 - O ministro indiano do Interior, Amit Shah, foi hospitalizado, depois de ter testado positivo à Covid-19, divulgou hoje o próprio na sua conta de Twitter. "Depois de ter sentido os sintomas iniciais do coronavírus, fiz o teste e deu positivo. Sinto-me bem, mas estou internado no hospital, segundo o conselho dos médicos", escreveu, citado pela agência Efe

15h44 - A Autoridade de Saúde dos Açores informou hoje que, decorrentes das 1.101 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região nas últimas 24 horas, foi diagnosticado um novo caso positivo de Covid-19 na ilha de São Miguel.

15h21 - A Proteção Civil de Moura (Beja) decidiu prolongar por mais 15 dias a suspensão de visitas aos utentes dos lares do concelho, onde há 46 casos ativos de covid-19 e um morto, informou hoje o município. A decisão, segundo a autarquia, pretende "salvaguardar a segurança e saúde da população mais vulnerável" à Covid-19.

14h41 - Há hospitais brasileiros, nomeadamente em Campinas, que usam áudios de familiares como complemento no tratamento de doentes infetados com Covid-19 que estejam entubados

14h02 - O número de mortos em África devido à covid-19 subiu hoje para 19.920, mais 270 nas últimas 24 horas, em cerca de 944 mil infetados, segundo os dados mais recentes da pandemia no continente.

13h39 - O número de pessoas infetadas com o novo coronavírus SARS-Cov-2 aumentou dez vezes na Tunísia, um mês após a abertura das fronteiras, tendo o país registado a primeira morte em várias semanas, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

13h58 - As autoridades iranianas registaram 2.685 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, um recorde em quase um mês no país, que enfrenta um aumento da doença desde o final de junho

13h30 - Atualização no mundo. A pandemia de covid-19 já matou pelo menos 685.780 em todo o mundo desde que o vírus foi detetado na China, em dezembro, refere o último balanço feito pela Agência France-Presse (AFP) com base em dados oficiais.

13h00 - Atualização em Portugal. O boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde este domingo dá conta de mais uma morte por Covid-19 e 153 infetados. No total, Portugal regista 1.738 óbitos e 51.463 casos da doença. 

De destacar que o número de doentes recuperados diário (201) é superior ao de infetados (153). 

12h21 - "O combate à propagação do vírus implica a utilização da máscara de forma correta", recorda a Direção-Geral da Saúde. 

12h15 - O segundo estado mais populoso da Austrália, Victória, declarou o estado de calamidade este domingo e impôs o recolher obrigatório como uma das restrições à circulação para conter a vaga da pandemia de Covid-19.

11h50 - Dezoito polícias ficaram feridos em Berlim, na Alemanha, quando dispersavam, no sábado, uma concentração com cerca de 20.000 manifestantes contra as restrições impostas por causa da covid-19, segundo fontes policiais.

11h37 - As grandes cidades turísticas italianas perderam este ano, devido à pandemia, 34 milhões de visitantes, o que representa uma quebra nas receitas de 7.600 milhões de euros, segundo um estudo realizado pela associação de comerciantes Confersercenti.

11h33 - A cidade de Ponta Delgada retomou um ritmo anterior ao 'boom' turístico de 2015, motivado pela abertura do mercado aéreo, registando atualmente, no pico do verão, poucos turistas a circularem nas ruas, em época de covid-19.

11h10 - Atualização na Alemanha.  Nas últimas 24 horas, a Alemanha confirmou mais 240 infeções pelo novo coronavírus, num total de 209.893 casos. 

Em relação ao número de óbitos, o Instituto Robert Koch (RKI) realizou uma revisão em baixa, sendo que ontem foram reportadas 9.148 mortes e hoje esse valor foi atualizado para 9.141 (menos sete). Não é adiantada, porém, pela imprensa internacional nenhuma justificação para esta retificação.

10h57 - A pandemia de covid-19 já matou mais de 200.000 pessoas na América Latina e Caraíbas, dos quais cerca de três quartos no Brasil e no México, de acordo com novo balanço da AFP hoje divulgado.

10h37 - Trinta e seis elementos da tripulação do navio de cruzeiros norueguês Roald Amundsen testaram positivo à covid-19, enquanto as autoridades tentam localizar outros passageiros que conviveram no navio desde meados de julho, informaram hoje as autoridades locais.

09h12  - Médicos alertam para uma "nova geração de doentes crónicos", se os jovens não levarem a Covid-19 a sério. 

Em estudos revelados recentemente, tem-se demonstrado que mesmo os doentes que recuperam da doença podem sofrer consequências a longo prazo, motivadas por lesões no cérebro e nos pulmões. 

08h00 - A crise causada pela pandemia de covid-19 afetou todo o planeta e transformou-se numa barreira extra para casais formados por pessoas que estão em países diferentes e cujo contacto ficou limitado com o fecho das fronteiras.

07h30 - As moratórias bancárias são uma resposta do Governo à crise gerada pela pandemia, a partir da qual é possível, desde o final de março, suspender pagamentos de prestações de créditos à habitação e créditos de empresas (capital e/ou juros) até março do próximo ano.

07h30 - O El País preparou uma galeria com as imagens da pandemia um pouco por todo o mundo. Fique com as fotos: 

07h09 - O hospital Huoshenshan, construído de 23 de janeiro de 2020 a 2 de fevereiro de 2020 em resposta ao surto de coronavírus em Wuhan, foi desativado há mais de 100 dias, mas mantém todo o equipamento de tratamento preparado para um eventual novo pico da doença. 

07h06 - O novo coronavírus foi responsável pelo fim de 7.702 postos de trabalho em Niterói, no Brasil, revela o Jornal O Globo. 

06h47 - O número total de infetados com o novo coronavírus na Índia é já superior a 1,75 milhões, após outro pico de contágios de 54.735 registados nas últimas 24 horas, anunciados hoje pelas autoridades de saúde.

06h31 - A China registou 49 novos casos confirmados de coronavírus no sábado, 33 deles contágios locais na região oeste de Xinjiang e na província nordeste de Liaoning, informou hoje a Comissão Nacional de Saúde.

06h11 - O México registou mais 784 mortes e um recorde diário de 9.556 infetados com o novo coronavírus, elevando o total de óbitos para 47.472 e o de casos para 434.193, anunciaram as autoridades no sábado.

06h13 - Os Estados Unidos registaram 1.181 mortos e 61.270 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

Bom dia. Pode acompanhar aqui todas as incidências sobre o novo coronavírus. Recorde o registo anterior aqui.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório