Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19. Poderá haver novos "doentes crónicos" se jovens não se cuidarem

Estudos recentes demonstram que, após a recuperação da Covid-19, há consequências no cérebro e nos pulmões que se mantêm.

Covid-19. Poderá haver novos "doentes crónicos" se jovens não se cuidarem
Notícias ao Minuto

09:56 - 02/08/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

De acordo com dados reportados pela Johns Hopkins University, 25 países viram os números de infetados com Covid-19 subirem nas últimas duas semanas. Perante este impacto da doença, especialistas mostram-se preocupados com o regresso da população com menos de 40 anos aos locais de trabalho, aos bares e aos restaurantes e com o surgimento de novos "doentes crónicos". 

À CBS News, a médica emergencista Dara Kass indicou que "se as pessoas ficassem em casa, usassem máscara, lavassem as mãos e cuidassem dos vizinhos, o vírus estaria controlado". Porém, "infelizmente", acrescentou, "as pessoas não querem fazer isso. Algumas pessoas preferem correr o risco de serem infetadas", para depois tomarem "comprimidos e esperarem melhorar". 

Contudo, esta não é a forma adequada de lidar com a pandemia, alertam especialistas, considerando que estudos recentes demonstram que pacientes que sobreviveram à Covid-19 ficam com lesões no cérebro e nos pulmões.

"Estou muito preocupada com a nova geração de pacientes com doenças crónicas", vincou a médica.

Ainda de acordo com Dara Kass, quando os pacientes recuperam da Covid-19 parecem "estar perfeitamente bem", mas os testes depois mostram que as pessoas estão "basicamente 'a arder' por dentro".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório