Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Israel indicia ex-membro do Hamas que fugiu da Faixa de Gaza a nado

A justiça israelita indiciou hoje por "delitos de segurança graves" um palestiniano que chegou a Israel a nado desde a Faixa de Gaza após um diferendo com o movimento Hamas ao qual pertencia, indicou o serviço de segurança israelita.

Israel indicia ex-membro do Hamas que fugiu da Faixa de Gaza a nado
Notícias ao Minuto

16:40 - 30/07/20 por Lusa

Mundo Hamas

Antigo membro do ramo militar do Hamas, Izz al-Din Hussein, 24 anos, deixou a Faixa de Gaza em 28 de junho e foi capturado pela marinha à entrada das águas israelitas, indicou o Shin Bet em comunicado.

De seguida, foi interrogado pelo serviço de segurança interna que se congratulou com o resultado do interrogatório que forneceu "um grande número de informações" sobre o Hamas, o movimento islamita no poder em Gaza e inimigo do Estado judaico.

Segundo o Shin Bet, Izz al-Din Hussein pertencia a uma secção responsável pela defesa aérea do Hamas e possuía na sua habitação em Jabalia, norte do enclave palestiniano, um lança-mísseis portátil que deveria utilizar contra qualquer helicóptero militar israelita que surgisse nas proximidades.

O comunicado do Shin Bet não indica se Izz al-Din Hussein terá utilizado o lança-mísseis.

O palestiniano terá fugido da Faixa de Gaza devido a problemas familiares e a diferendos com o Hamas, indicou o serviço de segurança israelita sem fornecer mais detalhes.

O Hamas escusou-se a comentar no imediato estas informações.

Israel e o Hamas já se envolveram em três guerras desde 2018.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório